quinta-feira, junho 11, 2009

Internet desafia a literatura, mas autores contra-atacam

por Rafael Pereira

Bruce Sterling, autor de ficção científica e um dos papas do cyberpunk, elencou em sua coluna na revista de tecnologia Wired os “18 desafios da literatura contemporânea”. “A literatura é local e baseada na língua. A sociedade contemporânea é global e poliglota”, “Os sistemas que garantem propriedade intelectual estão caindo” e “A comunicação do dia-a-dia – celulares, redes sociais, transmissões em vídeo – está evoluindo para áreas que o texto impresso não pode chegar” são apenas alguns dos diagnósticos arrepiantes que Sterling enumera.

Diante disso, você pode olhar para a Flip como um monstro anacrônico: Uma festa de culto à leitura realizada em uma cidade que parou no período colonial. Pode ver assim, ou pode entender que a literatura é maior que um texto impresso com tinta no papel. Com a chegada de aparelhos como o Kindle, uma biblioteca eletrônica, os livros de papel tendem a virar um fetiche, como são os LPs e, hoje em dia, os CDs de música.

Os autores já se mostram insatisfeitos com a plataforma impressa e avançam sobre o maná das novas mídias. ÉPOCA garimpou pela rede e descobriu que doze dos autores convidados pela Flip esse ano superaram a limitação do papel e atuam também nos meios digitais.

Alex Ross
O crítico de música erudita da revista New Yorker reúne seus textos e publica ensaios exclusivos no blog que leva o nome de seu livro, “O resto é ruído“.

Angélica Freitas
A poeta gaúcha publicou por seis anos em um blog chamado Tome uma xícara de chá. Encerrou os trabalhos em abril deste ano, mas o arquivo de sua obra continua por lá.

Arnaldo Bloch
O jornalista e escritor mantém o Arnaldo Blog no site do jornal O Globo, onde além de blogueiro é colunista.

Bernardo Carvalho
O escritor e jornalista alega odiar blogs. Mas foi obrigado a fazer um em 2007, para o projeto Amores Expressos. Aqui está o arquivo da experiência.

Domingos Oliveira
Não satisfeito com um apenas, o cineasta topou fazer outro blog recentemente.

Fábio Moon e Gabriel Bá
Os artistas mantêm há dez anos o blog 10 Pãezinhos, com obras inéditas e publicadas em outros veículos. Em alguns casos, dão o “passo a passo” do trabalho.

Heitor Ferraz
No Coisas Imediatas, o autor publica poemas seus e de outros artistas que admira.

Rafael Coutinho
O artista gráfico publica em Bingo! seus trabalhos publicados.

Rafael Grampá
Outro designer que divulga em blog suas obras e a de outros expoentes dos quadrinhos.

Richard Dawkins
Só mantém blog em ocasiões especiais, como um diário de viagem. Porém, está presente na rede via site, YouTube, Flickr, Facebook, MySpace e Twitter.

Sérgio Rodrigues
Em seu blog Todo Prosa, o jornalista e escritor fala sobre literatura.

Xinran
Jornalista e escritora, tem um blog sobre assuntos normalmente relacionados a seu país, a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário