sábado, março 13, 2010

Vettel mostra força da Red Bull e faz pole no Bahrein. Massa supera Alonso
Sebastian Vettel cravou 1min54s101 para largar na frente na primeira corrida da F1 em 2010. Felipe Massa bateu Fernando Alonso na disputa particular da Ferrari e larga em segundo

A Red Bull colocou suas cartas na mesa e venceu a primeira batalha para valer da F1 em 2010. Com tanque vazio e pneus macios, Sebastian Vettel conquistou a pole-position para a primeira corrida do ano, o GP do Bahrein, no circuito de Sakhir, neste sábado (13). O alemão superou seus principais rivais ao cravar 1min54s101 na última fase da sessão, mostrando a força da equipe da empresa de bebidas energéticas.

Vettel só não foi o melhor no Q1, que teve Fernando Alonso na liderança. Nas outras fases, sobrou na pista barenita e impôs um ritmo que nem mesmo a Ferrari pode acompanhar. A equipe italiana sempre esteve entre as melhores e se mostrou mais forte do que todos os adversários, exceto a Red Bull de Sebastian.

Na briga caseira do time de Maranello, Felipe Massa riu por último e riu melhor. O brasileiro terminou as duas primeiras partes da classificação atrás do seu companheiro de equipe, mas conseguiu superá-lo na hora mais importante, a que decidiu os dez primeiros colocados.

Massa fez 1min54s202, batendo Alonso por cerca de 3 décimos de segundo e garantindo o seu lugar na primeira fila. Já o asturiano dividirá espaço com um velho conhecido. No terceiro lugar, largará ao lado de Lewis Hamilton, o quarto.

Falando em Hamilton, o desempenho da McLaren teve opostos. O time inglês sempre esteve atrás da Red Bull e da Ferrari, brigando bastante com a Mercedes. Mas só com Lewis, já que Jenson Button sofria para conseguir colocar seu carro entre os primeiros. Quase foi eliminado no Q2. No fim, acabou em oitavo.

O atual campeão mundial vai começar ao lado do maior campeão da história da F1. Michael Schumacher foi regular em seu primeiro treino classificatório após três anos. Assim como Button, teve dificuldades para se manter no principal pelotão. E o mais importante: sempre ficou atrás de seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg.

Pressionado por ter uma lenda do automobilismo como parceiro, Rosberg reagiu bem e não deixou Schumi se impor. Acabou colocando quase 3 décimos de segundo de vantagem sobre o heptacampeão e ficou com a quinta posição, na frente de Mark Webber, que não conseguiu ter o mesmo desempenho do parceiro Vettel na fase final da sessão. O australiano fechou o dia com o sexto posto.

Completaram os dez primeiros Robert Kubica, mostrando que sua experiência conta ao colocar o mediano carro da Renault no Q3, e Adrian Sutil, que preferiu andar com pneus duros na fase final. Como todos os pilotos participantes do Q3 terão de começar a prova deste domingo (14) com o mesmo pneu usado na classificação, o alemão da Force India priorizou um início de prova mais consistente.

Mais atrás, Rubens Barrichello ganhou a disputa particular da Williams. Quase sempre atrás de Nico Hulkenberg nos treinos livres, o veterano deu o troco no novato na hora da definição do grid de largada, acabando em 11º. O alemão foi o 13º.

E bem lá embaixo, nenhuma surpresa: todas as estreantes foram eliminadas no Q1. O premiado com a único corte disponível, no momento, logo na primeira fase foi Jaime Alguersuari, 18º. A Virgin ganhou o prêmio de melhor novata na sessão, com o 19º lugar de Timo Glock.

O companheiro do germânico, Lucas Di Grassi, vai largar na 22ª posição. A Hispania ficou com a última fila. Bruno Senna terminou em 23º e Karun Chandhok teve permissão de participar da atividade, mesmo sem ter andado nos treinos livres. O indiano ficou com a lanterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário