segunda-feira, março 08, 2010

No escaldante fim de verão da Cidade do Cabo, boa parte da colônia portuguesa daqui trocou o domingo de praia para estar no acanhado Estádio Parow Park, sob sol de 38 graus. Fui até lá conferir o dia especial em que a turma de descendentes de primeira e segunda gerações foi recompensada. Pela primeira vez em 30 anos de existência, o Vasco da Gama daqui conquistou o título da Segunda Divisão, garantindo o inédito acesso do clube à Premier Soccer League (PSL), a divisão de elite sul-africana.

O Clube Recreativa (com A, mesmo!) Vasco da Gama ganhou de 2 a 1 do Black Leopards, de Makhado, cidade distante 1.840km do Cabo, lá na província de Limpopo. Este Vasco foi fundado por um vascaíno até no nome. Marcelino Vasco da Nóbrega homenageou o pai, seu Vasco, e o clube da Colina, que ele viu jogar em 1975, no Maracanã, num clássico com o Flamengo. A camisa é praticamente igual a do Vasco brasileiro, até com a Cruz de Malta, como nos mostra o jogador Ashley Opperman. A única diferença são uns frisos vermelhos nas mangas e em volta da gola em V.

Marcelino não foi ao jogo hoje com receio de não suportar a emoção e passar mal. Mas sua família em peso compareceu. E cerca de 5 mil sul-africanos descendentes de primeira e segunda gerações de portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário