segunda-feira, agosto 16, 2010

"Os EUA intermediam negociação entre países"

Os Estados Unidos intermediam negociação entre os dois países

O assunto de hoje é complicado aos brasileiros, principalmente aos que não têm acesso ao estudo aprofundado da língua portuguesa; trata-se da conjugação de alguns verbos. Vamos, então, a eles:

Antes de estudarmos a conjugação dos verbos, temos que nos ater à definição da palavra "rizotônico": rizotônicas são as formas verbais em que o acento tônico recai na raiz; por exemplo: eu CANto, tu CANtas, ele CANta.

Existem apenas oito formas rizotônicas em cada verbo: eu, tu, ele e eles do presente do indicativo, tempo caracterizado pela frase "Todos os dias eu..." e eu, tu, ele e eles do presente do subjuntivo, tempo caracterizado pela frase "Espero que...". Há então, em relação ao verbo "estudar", por exemplo, as seguintes formas rizotônicas: Todos os dias eu estudo, tu estudas, ele estuda e eles estudam; Espero que eu estude, que tu estudes, que ele estude e que eles estudem. Todas as outras formas são denominadas de arrizotônicas.

Sabendo isso, estudemos agora os verbos terminados em "-EAR": Todos os verbos terminados em -ear têm o acréscimo da letra "i", colocada imediatamente antes da terminação verbal (ar), somente nas formas rizotônicas.

O verbo passear, então, tem a seguinte conjugação no presente do indicativo:
todos os dias eu passeio,
tu passeias,
ele passeia,
nós passeamos,
vós passeais,
eles passeiam;

no presente do subjuntivo:
espero que eu passeie,
que tu passeies,
que ele passeie,
que nós passeemos,
que vós passeeis,
que eles passeiem.

Nenhuma outra estrutura verbal de nenhum outro tempo tem a letra "i". Todos os verbos terminados em -ear têm a mesma conjugação - atear, cear, enfear, recear, etc.

Agora vejamos os verbos terminados em -IAR: os verbos terminados em -iar são regulares, ou seja, têm conjugação absolutamente normal, sem modificação alguma. Por exemplo o verbo copiar:
eu copio,
tu copias,
ele copia,
nós copiamos,
vós copiais,
eles copiam;

que eu copie,
tu copies,
ele copie,
nós copiemos,
vós copieis,
eles copiem.

Há alguns verbos, porém, que se conjugam diferentemente de todos os outros: mediar, intermediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar. Eles têm o acréscimo da letra "e", colocada imediatamente antes do "i" dos verbos, somente nas formas rizotônicas, ficando, assim, com essas formas idênticas às dos verbos terminados em -ear.

O verbo mediar, cujo significado é "intervir", tem a seguinte conjugação no presente do indicativo:

todos os dias eu medeio,
tu medeias,
ele medeia,
nós mediamos,
vós mediais,
eles medeiam;

no presente do subjuntivo:

que eu medeie,
tu medeies,
ele medeie,
nós mediemos,
vós medieis,
eles medeiem.

Nenhuma outra estrutura verbal de nenhum outro tempo tem a letra "e".

A frase apresentada, então, deve ser assim estruturada:

Os Estados Unidos intermedeiam negociação entre os dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário