terça-feira, agosto 10, 2010

Governo prepara para 2011 a implantação de grande rede de ensino profissionalizante no Estado

Por Agência RN

Cursos funcionarão com o Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica.
O Governo do Estado prepara para 2011 a implantação de grande rede de ensino profissionalizante no Rio Grande do Norte. Para isso, estão em pleno processo de construção, restauração e ampliação 64 escolas de ensino médio que oferecerão ensino profissionalizante, e mais 10 centros de educação profissional e tecnológica, representando investimentos da ordem de R$ 118 milhões.

Ao mesmo tempo, está tramitando na Assembléia Legislativa a autorização para a realização de concurso público para professor da rede estadual, contemplando os educadores que atuarão no ensino profissionalizante (disciplinas específicas).

A meta da Secretaria de Educação é oferecer cursos, na rede estadual de ensino profissionalizante, já em 2011. Inicialmente serão oferecidos cursos profissionalizantes em 26 escolas (um curso por escola). Cada turma de ensino profissionalizante terá 40 alunos. Ao todo, serão ofertadas 1040 vagas de educação profissional pela rede estadual no próximo ano.

Serão oferecidos cursos de Ensino Profissional em 2011, segundo semestre, nas escolas Governador Walfredo Gurgel (Natal) e Centro Educacional José Augusto (Caicó) - Enfermagem; Centro Educacional Jerônimo Rosado (Mossoró) - Sistema a Gás; Calpúrnia Caldas de Amorim (Caicó) - Edificações; Berilo Wanderley (Natal) - Transações Imobiliárias; José Fernandes Machado (Natal) - Hospedagem; Ana Júlia Mousinho (Natal) e José Bezerra Cavalcanti (Santa Cruz) - Guia de Turismo; e Centro Educacional Felinto Elísio (Jardim do Seridó), Leomar Batista (Serra Negra do Norte) e Lourenço Gurgel (Caraúbas) - Informática.

Também oferecerão cursos, nessa primeira fase, as escolas Gilberto Rola (Mossoró) e Waldemiro Pedro Viana (Apodi) - Agroecologia; Rosa Pignataro (Nova Cruz), Monsenhor Amâncio Ramalho (Parelhas), Juscelino Kubitscheck (Açu) e Francisco de Assis Bittencourt (João Câmara) - Manutenção e Suporte de Informática; José Anchieta (Serra do Mel) - Apicultura; Abel Freire Coelho (Mossoró), Antonio Dantas (Apodi), Josino Macedo (Natal), Clara Tetéo (Macau), CENEP Senador Jessé Pinto Freire (Natal), Newman Queiroz (Jucurutu) e Luiz Antonio (Natal) - Segurança de Trabalho; Ruy Barbosa (Tibau) - Fruticultura.

Os cursos terão 4 anos de duração e funcionarão com o Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, as escolas oferecerão também cursos subseqüentes, voltados para estudantes que já fizeram o Ensino Médio e desejam aprender uma profissão.

A matriz curricular dos cursos já está definida e foi desenvolvida com o objetivo de integrar o Ensino Médio a Educação Profissional. Cada curso profissionalizante terá também 400 horas de aulas práticas ou estágios dirigidos. Serão oferecidos cursos de Segurança do Trabalho, Enfermagem, Guia do Turismo, Hospedagem.

A rede de ensino profissionalizante do Governo do Estado terá escolas dotadas da infraestrutura necessária para garantir a qualidade e a eficiência dos cursos oferecidos. As escolas de ensino profissionalizantes contarão com seis laboratórios voltados para o Ensino Médio - Química, Biologia, Física, Matemática, Língua Estrangeira e Informática. Contarão também com mais três laboratórios correspondentes aos cursos profissionalizantes ofertados. Ao todo, serão 9 laboratórios.

Centros Profissionalizantes

Já foram iniciadas as obras de quatro dos dez centros de ensino profissionalizantes que serão implantados em diversas regiões do Rio Grande do Norte. Estão em andamento as obras dos centros profissionalizantes de Alto do Rodrigues, Mossoró, Tibau e Parnamirim. Estão em fase de contratação das empresas ganhadoras, os centros de São Gonçalo do Amarante (02), Ceará Mirim e Extremoz. Os dois centros de Natal estão em fase de licitação. Cada centro representa um investimento de R$ 5,5 milhões.

Os centros profissionalizantes terão 4.200 metros quadrados de área, 10 salas de aula, 06 laboratórios, anfiteatro, ginásio poliesportivo, auditório e biblioteca.

"A estrutura que estamos disponibilizando para o nosso estudante e os investimentos feitos, evidenciam nossa determinação em dotar o Estado de uma forte rede de ensino profissionalizante e levar o conhecimento tecnológico as mais distantes regiões do Rio Grande do Norte. Com isso, estamos levando a oportunidade do desenvolvimento e do progresso social para todos os norteriograndenses. Estamos também possibilitando um enorme salto de qualidade na qualidade do Ensino que é oferecido no Estado", enfatiza o governador Iberê Ferreira de Souza.

O blog comenta: gostaríamos de ver o nome da nossa escola na relação acima, mas parece que dançamos. Será que nossa classe política está adormecida? Estamos perdendo uma grande oportunidade de darmos "um salto de qualidade" enorme em relação à educação jardinense. Já dizem os antigos que "por falta de um grito se perde uma boiada". A quem caberá dar esse grito? Com a palavra, nossos "representantes" políticos.

2 comentários:

  1. É vergonhoso para uma cidade que tem um deputado federal filho da terra e aliado do governo, defensor número um da canidatura do atual governador e também aliado do prefeito deixar isso acontecer. Tá na hora do povo de jardim dar o troco a essa turma que nada faz pela cidade, a não ser discurso vazio e muitas promessa. Vamos ver o que o deputado João Maia vai prometer dessa vez.

    ResponderExcluir
  2. Esse deputado João Maia, só tem lero, aqui em Jardim só quer saber de rico, estando ele com os ricos o resto que se nade.

    ResponderExcluir