sexta-feira, abril 10, 2009

MAIS SOBRE O NOVO ENEM

O novo exame funcionará o novo sistema de seleção proposto pelo Ministério da Educação (MEC) começa a ser adotado por algumas universidades federais e particulares ainda neste ano.
Serão 200 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento (ciências naturais e humanas, linguagens e matemática), além de uma redação. O exame abrangerá menos assuntos do que o vestibular.
Do antigo Enem, a nova prova manterá a contextualização das questões – mas elas passarão a ser 100% calcadas nas disciplinas do ensino médio.
O aluno receberá sua nota antes de se inscrever nos concursos das faculdades e poderá, ainda, consultar as médias dos demais candidatos à vaga que ele deseja. Isso será feito por meio do sistema on-line de inscrições, onde tais informações estarão abertas a consulta. Assim, o candidato passa a ter uma visão muito realista de suas chances no processo seletivo.

É importante frisar que as pessoas que se formaram na escola há mais tempo podem fazer o novo Enem. Qualquer pessoa com diploma de conclusão do ensino médio pode se inscrever – não importa a idade.
As faculdades estaduais e particulares também podem aderir ao novo sistema. Na semana passada, o ministro Fernando Haddad se encontrou com dirigentes de instituições estaduais e particulares justamente para tentar atraí-las. Mais de 500 particulares já avisaram que vão aderir. A USP e a Unicamp, que têm os dois maiores vestibulares do país, vão ficar de fora, pelo menos em 2009.

Um ponto que está tirando o sono dos estudantes é o fato de que uma nota ruim no Enem possa pesar contra o estudante. Não, isso não é verdade. É do aluno a decisão de apresentar o resultado às universidades – ou simplesmente ignorá-lo e fazer uma nova prova. Não há limite de vezes para tentar o Enem.
Neste ano, haverá só um Enem, nos dias 3 e 4 de outubro. Em 2010, o MEC pretende aplicar pelo menos dois. A meta é chegar a sete por ano, como o SAT, modelo americano no qual se inspira o novo Enem.

(Informações da revista Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário