segunda-feira, abril 06, 2009

ASTEROIDE PODE SE CHOCAR COM A TERRA EM 2014

Parece filme de ficção científica, mas não é. Muita gente não sabe, mas um asteroide de cerca de 1 km de diâmetro estaria em rota de colisão com a Terra em 21 de março de 2014. O acontecimento, embora tenha sido divulgado inicialmente em 2003, permanece viável até hoje.

Para quem não sabe, segundo agências britânicas, responsáveis pelo monitoramento de objetos potencialmente perigosos para a Terra, o impacto do objeto sobre o nosso planeta seria equivalente ao lançamento de 20 milhões de bombas atômicas, capaz de causar um grande estrago.

Mas calma. Antes de se desesperar e pensar que é o fim de tudo, é bom saber que há grandes chances de que tudo não passe de um grande susto. De acordo com a BBC, seu diâmetro corresponde a cerca de um décimo da massa do meteorito que, segundo os cientistas, eliminou todos os dinossauros da superfície. Além disso, as chances do corpo celeste atingir nosso planeta é de apenas uma em 250 mil.

O 2003 QQ47, como é conhecido, é formado por vários pedaços de pedra que permaneceram no espaço, resultado da formação do Sistema Solar. Até passar perto da Terra, o asteroide viajará a uma velocidade de 115 mil km/h e será monitorado constantemente pelos especialistas.

É aguardar para ver o que acontece.

FONTE: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário