terça-feira, abril 28, 2009


CAPITÃO NITOILDO DANTAS FALA SOBRE SEGURANÇA


O capitão Nitoildo Dantas recebeu a equipe do nosso blog e respondeu a algumas questões envolvendo a segurança do nosso município:
1- Há alguns meses, a população de Jardim reclamava da situação de insegurança por que passava a cidade. O senhor acredita que essa situação foi modificada?
Na segurança pública de todo o país existe uma grande deficiência, causada na maioria das vezes por falta de efetivo policial ou equipamentos. Em Jardim não era diferente, porém essa situação mudou cerca de 80% nos últimos dois meses em virtude dos equipamentos recebidos por nós.

2- A atuação da Polícia, efetuando prisões de impacto na região, resultou em que pontos positivos para a corporação?
Resultou em 100% positivamente com as prisões efetuadas. Eram bandidos bastante procurados. Elevaram a instituição. Claro que as prisões são muito importantes para a polícia e para a sociedade, mas essas foram mais ainda.
3- A questão das drogas em nossa cidade, como a polícia pretende combater e dar uma resposta mais dura a esse problema?
É mais fácil correr atrás de bandido propriamente dito do que de traficantes de drogas, porque quase sempre eles usam outras pessoas, que no caso da nossa cidade são os jovens chamados "aviões" que transportam e vendem essas drogas. Com isso, se torna ainda mais difícil a prisão do "cabeça". A justiça local precisa nos acompanhar nas operações, porque hoje a Polícia Militar procura localizar o mandante. Se a polícia só prender consumidores não vai mudar muita coisa. Eles apenas vão mudar o local do consumo, e, se forem pegos, voltarão a consumir quando saírem. Por isso que temos que pegar o cabeça.
4- A atual estrutura, em termos de viatura, contigente de policiais, armas..., é a ideal para se realizar um trabalho razoável na cidade?
Estamos com uma boa estrutura de trabalho e esperamos que melhore cada vez mais. Já temos uma nova viatura e estamos esperando novos coletes e armamentos, daqui para o mês de agosto. Com isso, melhorará bastante.
5- A sociedade tem colaborado com o trabalho da polícia aqui em Jardim?
Em alguns pontos, sim, mas deixa a desejar. A população tem medo de sofrer represálias. A Polícia Militar depende da informação para trabalhar. A colaboração da população é muito importante, e quando ela existe, de dez operações, em oito obtemos êxito. Em todo o estado existe um certo medo da Polícia Militar. Todos nós devemos colaborar, começando por denunciar os pequenos delitos.
6- A "política" tem atrapalhado ou ajudado em relação ao desempenho da polícia em nossa cidade?
De uma certa forma, tem ajudado. De outra, atrapalha, pois o político hoje quer o voto do povo. Quando nós predemos alguém e há interferências de algum político, isso atrapalha a polícia. A polícia não prende ninguém. Ela apenas conduz até a delegacia. Quem prende é a justiça.

Nota da equipe: Esta entrevista foi realizada no dia seguinte ao último homicídio praticado na cidade. O capitão foi perguntado sobre se a polícia tinha pista de quem poderia ser o assassino. Ele adiantou que já se tinha um suspeito e que a polícia, no máximo em uma semana, resolveria o caso. O homicídio foi elucidado e o suspeito foi preso dentro do prazo estipulado pelo capitão Nitoildo.
Parabéns ao capitão pelo seu bom trabalho realizado nos últimos meses em Jardim.
Equipe que fez a entrevista: Valdeci e Jonas (2º ano A), Josiane, Monalisa Paiva e Lorrayne (1º ano A).



Nenhum comentário:

Postar um comentário