MEC põe no ar sistema para aluno escolher curso com nota do Enem
2,6 milhões de candidatos vão disputar 47,9 mil vagas em 51 instituições.
Seleção começa na sexta e pode suportar até 200 mil acessos simultâneos.
O Ministério da Educação (MEC) colocou no ar nesta quarta-feira (27) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que vai permitir aos alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a escolher pela internet o curso e a instituição da qual fazer parte em 2010.
Segundo o órgão, 2,6 milhões de alunos vão disputar 47,9 mil vagas em 51 instituições. O SiSU, diz o MEC, está pronto para suportar até 200 mil acessos simultâneos. O aluno terá que entrar no sistema do MEC com o login e a senha fornecidos pelo órgão na hora da inscrição do Enem.
A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu.
O sistema de escolha funciona assim: na sexta-feira (29), o aluno um curso em determinada universidade. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte às 6h de sábado. A partir daí, o aluno sabe se tem pontuação suficiente para fazer a matrícula no curso pretendido.
Caso fique abaixo da nota de corte, ele pode se inscrever em outro curso e aguardar até o fechamento do sistema, à meia-noite, para saber no dia seguinte a nota de corte do novo curso escolhido. O aluno pode repetir as escolhas até o fechamento do prazo de inscrição, no dia 3 de fevereiro –o que, na prática, permite que ele tenha seis tentativas de se matricular em algum curso no prazo estipulado pelo MEC.
As notas de corte são ponderadas de acordo com o que a instituição estabelece –um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. A concorrência pelo curso também influencia a nota de corte, já que o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de acordo com as inscrições acumuladas desde a sexta-feira. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.
O processo termina no dia 3 de fevereiro. Somente a partir daí, o sistema gera a lista de alunos selecionados por curso, e as instituições se encarregam de fazer a matrícula.
No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa vai até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário