terça-feira, janeiro 19, 2010

Lula segue entre os mais bem avaliados da América

EFE

México - Com 83% de popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue entre os líderes mais bem avaliados da América, segundo pesquisa divulgada hoje pela empresa privada Consulta Mitofsky.

Lula, que subiu dois pontos em relação à lista apresentada em setembro, ocupa o terceiro lugar na lista, liderada pelo presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, que tem 91% de aprovação. A seguir vem Mauricio Funes, de El Salvador, com 88%.

O relatório apresentado junto aos números destaca que a posição de Lula tem "grande mérito", pois o presidente está há mais de sete anos no poder e ainda se mantém popular. Os governantes de Panamá e El Salvador estão há aproximadamente há seis meses em seus cargos.

A empresa destacou também a quarta posição da chilena Michele Bachelet, que vai deixar o cargo em março, e tem 81% de aprovação, no quarto lugar. O nível é considerado "altíssimo" para uma governante que vai deixar o cargo. Os quatro primeiros estão em um nível considerado "excelente".

A seguir, a lista traz os candidatos com avaliação "alta". O grupo tem o colombiano Álvaro Uribe (64%); Tabaré Vázquez, do Uruguai (61%); Evo Morales, da Bolívia (60%); Felipe Calderón, do México (55%).

Entre os líderes com avaliação "média", estão o paraguaio Fernando Lugo, com 50% de aprovação, e o americano Barack Obama, com 48%, "muito abaixo dos valores iniciais de seu governo, que superavam 60%", diz o relatório. Álvaro Colom, da Guatemala, tem 46%.

Com avaliação "baixa" estão Óscar Arias, da Costa Rica, com 44%, e Rafael Correa, do Equador, com 42%.

Fechando a lista, com avaliação "muito baixa", estão Stephen Harper, do Canadá, com 32%; Alan García, do Peru, com 29%; Daniel Ortega, da Nicarágua (26%) e a argentina Cristina Kirchner, com 19%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário