quinta-feira, janeiro 28, 2010

MEC divulga resultado do Enem

iG São Paulo

SÃO PAULO - Depois de uma longa novela envolvendo roubo de prova, adiamento de data, erro em gabarito, anulação de questões, desistência de utilização da nota por várias universidades federais, finalmente os estudantes poderão ter acesso a suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A data de liberação do resultado do Enem estava marcada para o dia 5 de fevereiro, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a entrega para esta quinta-feira.

Com o resultado, os estudantes poderão, a partir de sexta-feira, acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite que eles participem do processo seletivo de 49 universidades que elegeram o Enem como fase única de seus vestibulares.

O sistema permite que os candidatos se inscrevam em pelo menos cinco universidades, concorrendo a uma das 47,9 mil vagas oferecidas.

Pelo sistema, o candidato pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição. As vagas serão distribuídas a partir das notas do Enem – quem tiver um resultado melhor é selecionado.

Na última semana, o MEC liberou as notas do Enem para a Unesp, para que elas sejam utilizadas na contagem de pontos. Veja a lista de universidades que utilizarão a nota do Enem em seus processos seletivos:

Região Nordeste

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.

Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de Alagoas (Ufal): Em 2009 vai usar o novo Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame vai substituir o vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário