sexta-feira, janeiro 29, 2010

Filmes premiados se inspiram em livros

da Folha Online

Muitos dos filmes em cartaz no Brasil atualmente foram adaptados de histórias contadas, primeiro, em livros. "Minha Vida na França", por exemplo, inspirou o filme "Julie & Julia", protagonizado por Meryl Streep, e "Amor sem Escalas" ganhou adaptação para o cinema --o filme é interpretado por George Clooney e venceu o Globo de Ouro deste ano na categoria melhor roteiro. Abaixo, saiba mais sobre esses e outros livros que deram origem a filmes, e clique aqui para ver uma lista com 20 títulos.

Divulgação
Livro narra a história de homem que ganha a vida demitindo pessoas
Livro narra a história de homem que ganha a vida demitindo pessoas

"Amor sem Escalas"
Ryan Bingham é um consultor cuja função é demitir funcionários para cortar gastos das empresas. Viaja de um lugar a outro a trabalho, e ao ver a chance de acumular 1 milhão em milhas aéreas antes de sair desse seu emprego, fica obcecado com a ideia. Ganhou adaptação para o cinema dirigida por Jason Reitman, também responsável por "Juno" e "Obrigado por Fumar", estrelada por George Clooney e elogiada pela crítica.

"Minha Vida na França"
Julia Child é considerada a introdutora da culinária francesa nos Estados Unidos, mas como ela mesma revela em suas saborosas memórias, nem sempre foi uma chef de cuisine de sucesso. Após mudar-se para a França em 1948, ela não falava o idioma nem sabia nada sobre o país. Mas, ao ter aulas no renomado Instituto Le Cordon Bleu, descobriu sua verdadeira vocação: a culinária. E para crescer, teve que se impor em um meio dominado por homens, além de lidar com a rejeição de várias editoras para conseguir publicar seu best-seller de culinária francesa: "Mastering the Art of French Cooking". Tornou-se uma escritora e apresentadora de sucesso ensinando receitas sofisticadas, de forma pioneira, para milhares de americanos. A história incrível desta personagem cativante está relatada neste volume. O livro inspirou o filme "Julie & Julia", onde Julia Child é interpretada por Meryl Streep.

"A História de Lula: O Filho do Brasil"
O relato emocionante da origem do torneiro-mecânico que foi eleito presidente da república, e de como seu amor pela mãe fez com que ele transformasse o impossível em realidade. Pouco depois da cerimônia do seu primeiro casamento, na hora de partir para a lua de mel, Luiz Inácio, caçula de D. Lindu, agarrou a mãe e desatou a chorar. Ia morrer de saudades. Ele se recompôs e viajou com sua esposa, mas voltou antes do planejado, de tanta falta que sentia de D. Lindu. O episódio, relatado neste livro por Denise Paraná, dá a dimensão da ligação entre Lula, na época dando seus primeiros passos no sindicalismo, e sua mãe. Não é de se espantar, portanto, que a figura de D. Lindu --uma mulher cuja meta de vida era criar os oito filhos de maneira digna-- tenha norteado a existência do homem que é hoje um dos políticos mais influentes do mundo. Foi graças ao exemplo dela que Lula conseguiu superar as inúmeras tragédias e desafios que surgiram no seu caminho.

Divulgação
Sequência do sucesso mundial "Crepúsculo" também é sucesso no cinema
Sequência de "Crepúsculo" também se tornou sucesso nos cinemas

"Lua Nova"
O livro é sequência do sucesso mundial "Crepúsculo". Nesse momento da história, Bella Swan tem certeza de que a coisa mais importante é Edward Cullen, mais até do que a sua própria vida. Mas namorar um vampiro traz perigos. E o amor dos dois começa a ameaçar tudo o que lhes é próximo e querido. Só então eles percebem que seus problemas podem estar apenas começando... Bella se depara com ameaças que envolvem novas criaturas sobrenaturais e é levada a enfrentar dilemas e desafios, além de iniciar uma forte amizade com Jacob Black, sem imaginar quais problemas isso poderá lhe causar. A sequência de "Lua Nova" está no livro "Eclipse".

"As Melhores Histórias de Sherlock Holmes"
Estão aqui reunidos aqueles que são considerados por especialistas e fãs os melhores contos protagonizados por Sherlock Holmes e dr. Watson. Os dois amigos se colocam no lugar da vítima para desvendar uma tentativa de assassinato, em "A faixa malhada". Em "Um escândalo na Boêmia", o leitor conhecerá a encantadora Irène Adler, que faz Holmes rever seu conceito sobre a inteligência feminina. Em "A Liga dos Cabeça-Vermelha", uma misteriosa entidade dá dinheiro a homens ruivos simplesmente pelo fato de serem ruivos. O problema final é a famosa história em que Holmes sacrifica-se para combater o arquivilão do crime, professor Moriarty; e "A casa vazia" marca o retorno do mais célebre e querido dos detetives particulares.

"Onde Vivem os Monstros"
O livro que revolucionou a literatura infantojuvenil nos anos 60 é conhecido como um dos favoritos de Barack Obama. Escrito em 1963, conta a história do garoto Max que, um menino perspicaz que se sente incompreendido e que, após uma discussão com sua mãe, foge em busca de um lugar mágico criado em sua imaginação. De castigo no quarto, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro e navega pelo oceano até chegar a uma ilha onde vivem os monstros. Com um olhar firme, o menino consegue dominá-los e é coroado rei. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe das regras e restrições de casa. Mas quando a saudade dos que realmente ama começa a apertar o peito, o pequeno fica em dúvida sobre suas escolhas. O livro virou filme pelas mãos de Spike Jonze, um dos cineastas mais inovadores da atualidade de Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário