TSE alerta para compra de voto e passado de político
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lança hoje campanha publicitária que pede ao eleitor para não vender seu voto e pesquisar os antecedentes criminais de seus candidatos. As propagandas também explicam para a população qual é o papel de cada cargo em disputa.
O lançamento ocorrerá às 20h30, com pronunciamento oficial do presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski.
A campanha "Você pode escolher o seu destino" custou R$ 3,8 milhões, foi realizada pela empresa de publicidade Fields e terá peças para rádio e televisão e irá ao ar até o dia 3 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições.
As emissoras de rádio e TV deverão separar 10 minutos diários (não serão contínuos) de suas grades para a veiculação gratuita das propagandas, algumas delas protagonizadas pelo comediante da "Rede Globo" Marcius Melhem.
Em um dos vídeos, duas pessoas aparecem negociando valores e a forma de pagamento para o voto. Ao final, uma delas é encaixotada e levada a um caminhão. Na caixa, aparece uma etiqueta indicando que a validade da compra é de quatro anos."Quem vende seu voto está vendendo junto o futuro do país", diz a publicidade do TSE.
Em uma outra inserção, um entrevistador questiona a vida pregressa e os planos de um candidato. Ao final, a campanha do TSE diz: "É preciso conhecer bem que você contrata para um cargo importante. Nessas eleições, pesquise o passado e as propostas do seu candidato. Vote consciente", fazendo referência implícita aos candidatos com a "ficha-suja"
Para o rádio, o TSE produziu jingles em ritmos diferentes como, por exemplo, axé, sertanejo e vaneirão (estilo de música tradicional do sul do país).
"Você pode escolher o destino que quer conhecer/ Você pode escolher o futuro que quer ver acontecer/ O orgulho do país inteiro traz no peito todo cidadão/ É o futuro do país inteiro a decisão que está em suas mãos", diz a letra.
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