segunda-feira, julho 12, 2010

Forlán é eleito o melhor jogador da Copa

Uruguaio terminou como artilheiro, com cinco gols, ao lado de outros três atletas. Müller foi o melhor jovem e Casillas o goleiro

iG

Foto: Getty Images

O uruguaio Diego Forlán é o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. O atacante, destaque da seleção quarta colocada na África do Sul, foi escolhido em votação dos jornalistas credenciados pela Fifa para o Mundial para receber o prêmio Bola de Ouro.

É a primeira vez que um jogador de uma seleção quarta colocada ganha o troféu (anteriormente somente jogadores dos três primeiros tiveram o privilégio).

Forlán teve 23,4% dos votos, contra 21,8% do Bola de Prata Wesley Sneijder, vice-campeão com a Holanda. O campeão espanhol David Villa foi o terceiro colocado e ficou com a Bola de Bronze, com 16,9% dos votos.

O trio também divide a co-artilharia da Copa com o alemão Thomas Müller. Todos anotaram cinco gols na competição. Mas é Müller que fica com a Chuteira de Ouro, prêmio dado ao artilheiro da competição. Ele leva a melhor nos critérios de desempate, que são assistências e gols marcados por minuto em campo.

Müller fez três assistências, primeiro critério, contra uma de David Villa e Sneijder, Chuteiras de Prata e de Bronze, respectivamente. Além disso, o alemão anotou seus cinco gols atuando 473 minutos, bem menos que o espanhol (634) e o holandês (652).

Os outros vencedores dos prêmios individuais da Copa foram justamente Müller, considerado o Melhor Jogador Jovem da Copa - participam apenas jogadores nascidos após 1º de maio de 1989 - e o espanhol Iker Casillas, campeão pela Espanha e vencedor da Luva de Ouro, prêmio dado ao melhor goleiro do Mundial.

Apesar da violência no jogo dinal, a seleção da Espanha levou junto do título mundial o prêmio Fair Play, concedido pela Fifa à equipe que, no entender do Comitê Técnico, foi a mais disciplinada da competição e que tenha contribuído para o espírito esportivo e social do futebol.

Nova saia-justa?
Principal jogador da surpreendente campanha do Uruguai, que não ficava entre os quatro melhores desde 1970, Forlán não era favorito na lista de 10 melhores jogadores elaborada pelo Comitê Técnico da Fifa e que serviu de base para a votação dos jornalistas.

Despontavam os espanhois Xavi e Iniesta, este eleito o melhor jogador da final, e os holandeses Sneijder e Robben. Os outros indicados eram os alemães Bastian Schweinsteiger e Mesut Özil, o argentino Lionel Messi e o ganense Asamoah Gyan, numa espécie de afago ao continente anfitrião. Nenhum brasileiro entrou na relação.

A escolha de Fórlan deve dar sequência às discussões que tomam o pós-Copa sobre a escolha do melhor jogador do torneio. Nas últimas três edições a Fifa se viu na saia-justa de premiar um jogador - Zidane, em 2006, Kahn em 2002 e Ronaldo em 1998 - que decepcionou justamente na decisão do título.

Ronaldo e Kahn foram eleitos antes mesmo do término da competição. Na final de 98, Ronaldo teve atuação pífia por conta de uma crise nervosa sofrida horas antes da derrota contra a França. Já Kahn falhou no primeiro gol do Brasil, justamente marcado pelo "Fenômeno", na decisão de 2002.

A Fifa fez um ajuste no sistema para 2006, estendendo a votação até durante a final. Ainda assim, viu Zidane, expulso após agredir Materazzi com uma cabeçada, ser o escolhido dos jornalistas. Para este ano, a final alterou novamente o processo de escolha, com a contribuição conjunta do Comitê Técnico e dos jornalistas.

A votação pôde ser feita pelos jornalistas credenciados, via web, até o fim da vitória espanhola contra a Holanda. Mesmo assim – ou talvez por isso mesmo - Forlán, que atuou na véspera na decisão do terceiro lugar, acabou com a Bola de Ouro.

Veja os jogadores que ganharam a Bola de Ouro desde 1982, quando a Fifa criou o prêmio:

1982: Paolo Rossi (Itália - campeã)
1986: Diego Maradona (Argentina- campeã)
1990 - Salvatore "Totó" Schillaci (Itália - terceira colocada)
1994 - Romário (Brasil - campeão)
1998 - Ronaldo (Brasil - vice)
2002 - Oliver Kahn (Alemanha - vice)
2006 - Zinedine Zidane (França - vice)
2010 - Diego Forlán (Uruguai - quarto colocado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário