sexta-feira, julho 30, 2010

TSE alerta para compra de voto e passado de político

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lança hoje campanha publicitária que pede ao eleitor para não vender seu voto e pesquisar os antecedentes criminais de seus candidatos. As propagandas também explicam para a população qual é o papel de cada cargo em disputa.

O lançamento ocorrerá às 20h30, com pronunciamento oficial do presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski.

A campanha "Você pode escolher o seu destino" custou R$ 3,8 milhões, foi realizada pela empresa de publicidade Fields e terá peças para rádio e televisão e irá ao ar até o dia 3 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições.

As emissoras de rádio e TV deverão separar 10 minutos diários (não serão contínuos) de suas grades para a veiculação gratuita das propagandas, algumas delas protagonizadas pelo comediante da "Rede Globo" Marcius Melhem.

Em um dos vídeos, duas pessoas aparecem negociando valores e a forma de pagamento para o voto. Ao final, uma delas é encaixotada e levada a um caminhão. Na caixa, aparece uma etiqueta indicando que a validade da compra é de quatro anos."Quem vende seu voto está vendendo junto o futuro do país", diz a publicidade do TSE.

Em uma outra inserção, um entrevistador questiona a vida pregressa e os planos de um candidato. Ao final, a campanha do TSE diz: "É preciso conhecer bem que você contrata para um cargo importante. Nessas eleições, pesquise o passado e as propostas do seu candidato. Vote consciente", fazendo referência implícita aos candidatos com a "ficha-suja"

Para o rádio, o TSE produziu jingles em ritmos diferentes como, por exemplo, axé, sertanejo e vaneirão (estilo de música tradicional do sul do país).

"Você pode escolher o destino que quer conhecer/ Você pode escolher o futuro que quer ver acontecer/ O orgulho do país inteiro traz no peito todo cidadão/ É o futuro do país inteiro a decisão que está em suas mãos", diz a letra.

Seja Feliz

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, Oncompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma e agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz...
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.
E descobrirá que
Ser feliz não é ter uma vida perfeita,
Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo!!!
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. E você é um ser humano especial !

Seja Feliz

Imagine se isto existisse, aí sim estaríamos cagados ferrados.

pombo rinoceronte

E com uma pontaria dessa então!!!

"A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem. Eles venceram porque se recusaram a se tornarem desencorajados por suas derrotas." --B. C. Forbes

Vontade de viver

Por: Caipira

Por quê o senhor está tão feliz? – Pergunta uma mulher ao ver um velhinho de 98 anos.

- É porque eu quebrei um espelho hoje de manhã.

- Mas o senhor não sabe que quebrar espelho dá 7 anos de azar?

- Eu sei. Não é maravilhoso isso!?

OS VIGIAS

"Os homens alcançam sucesso quando eles percebem que seus fracassos são uma preparação para suas vitórias." Ralph Waldo Emerson

Infinitivo impessoal dispensa índice de indeterminação do sujeito

Por Thaís Nicoleti

"O congresso foi uma oportunidade para se ouvir o que acontece no mundo."

O infinitivo impessoal é considerado uma forma nominal do verbo, ou seja, não se conjuga. Essa forma, por si só, já exprime a ausência de um sujeito determinado, dispensando, portanto, a partícula “se”, que carregaria a mesma informação.

Em frases como “Navegar é preciso”, “Viver é bom”, “Comer muito faz mal à saúde”, “É importante beber dois litros de água por dia” etc., o infinitivo é atribuído genericamente à totalidade das pessoas, a nenhuma em particular, portanto. Vemos que em nenhuma dessas construções sentimos falta do pronome “se”, índice de indeterminação do sujeito, o que se deve à presença do infinitivo impessoal.

Na frase em epígrafe, o redator empregou “oportunidade para se ouvir” – na verdade, o “se” é redundante, pois nada acrescenta à ideia (impessoal) de “ouvir”. Tratava-se de uma oportunidade para qualquer pessoa ouvir algo. Talvez ficasse melhor substituir o verbo “ouvir” por “saber” ou equivalente, já que acontecimentos não são propriamente “ouvidos”. É importante aqui, todavia, fixar que não se emprega o “se” com o infinitivo.

É claro que, se o verbo for pronominal ou reflexivo, o “se” permanecerá na construção – o que não se usa com o infinitivo é o índice de indeterminação do sujeito. Assim: “É bom orgulhar-se dos filhos”, “É importante nunca se arrepender” etc.

Abaixo, a frase reformulada:

O congresso foi uma oportunidade para saber o que acontece no mundo.

Envolver-se com ou em?

Por Thaís Nicoleti

“Anteontem, Regina disse que não pretende se envolver com as eleições deste ano.”

O verbo “envolver-se” é largamente usado nos textos da imprensa, mas nem sempre da maneira mais adequada do ponto de vista da regência.

“Envolver” pode significar “cobrir” (“Envolver a criança no cobertor”) ou mesmo “abraçar” (“Envolveu-o nos braços” ou “Envolveu-o com os braços”). O sentido mais empregado jornalisticamente, entretanto, é o de “ter participação em”, já que, mais hora, menos hora, alguém se envolve em negociatas, em escândalos, em situações complicadas.

A preposição indicada, como vemos, é o “em”, não o “com”, tão frequentemente escolhido pelos redatores. Ocorre que, quando o complemento é uma pessoa, de fato se emprega o “com”: “Envolveu-se com más companhias”, “Envolveu-se com um traficante de drogas” etc. Dependendo do contexto, essa construção indica envolvimento amoroso: “Ela envolveu-se com um professor da faculdade”.

No caso em questão, melhor seria dizer que Regina Duarte não pretende envolver-se nas eleições, em questões políticas.

Uma breve observação sobre a posição do pronome átono: o infinitivo impessoal favorece a ênclise (“envolver-se”), mesmo que haja um dos “fatores de próclise” encabeçando a oração.

Abaixo, o texto reformulado:

Anteontem, Regina disse que não pretende envolver-se nas eleições deste ano.

Virtudes e defeitos

É notável como conseguimos ver, todos os dias, a todos os instantes, os defeitos alheios.
Dificilmente encontraremos alguém que não se mostre propenso a apontar erros e absurdos dos outros.
Muitos casamentos acabam porque marido e mulher passam a ver tanto os defeitos um do outro, que se esquecem que se uniram porque acreditavam se amar.
Amigos de infância, certo dia, se surpreendem a descobrir falhas de caráter um no outro. Desencantados se afastam, perdendo o tesouro precioso da amizade.
Colegas de trabalho culpam o outro por falhas que, em verdade, em muitos casos, é da equipe como um todo.
Foi observando esse quadro que alguém escreveu que os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.
Na sacola da frente, estão colocadas as qualidades positivas, as virtudes de cada um. Na sacola de trás são guardados todos os defeitos, as paixões, as más qualidades do Espírito.
Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos presas em nosso peito.
Ao mesmo tempo, reparamos de forma impiedosa, nas costas do companheiro que está à frente, todos os defeitos que ele possui.
Assim nos julgamos melhores que ele, sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito.
A imagem é significativa e nos remete à reflexão. Talvez seja muito importante que saiamos da fila indiana e passemos a andar ao lado do outro.
E, no relacionamento familiar, profissional, social em geral, que nos coloquemos de frente um para o outro. Aí veremos as virtudes nossas, que devem ser trabalhadas, para crescerem mais e também as virtudes do outro.
Com certeza nos surpreenderemos com as descobertas que faremos.
Haveremos de encontrar colegas de trabalho que supúnhamos orgulhosos, como profissionais conscientes, dispostos a estender as mãos e laborar em equipe.
Irmãos que acreditávamos extremamente egoístas, com capacidade de ceder o que possuam, a bem dos demais membros da família.
Pais e mães que eram tidos como distantes, em verdade estarem ávidos por um diálogo aberto e amigo.
Esposos e esposas que cultivavam amarguras, encontrarem um novo motivo para estarem juntos, redescobrindo os encantos dos dias primeiros do namoro.
A crítica só é válida quando serve para demonstrar erros graves que possam causar prejuízo para os outros ou quando sirva para auxiliar aquele a quem criticamos.
Portanto, resistir ao impulso de ressaltar as falhas dos outros, exercitando-nos em perceber o que eles tenham de positivo, é a meta que devemos alcançar.
Não esqueçamos de que se desejamos que o bem cresça e apareça, devemos divulgá-lo sempre.
Falar bem é fazer o bem. Apontar o belo é auxiliar outros a verem a beleza.

Ibope: Dilma abre cinco pontos de vantagem sobre Serra

Petista tem 39% das intenções de voto, contra 34% do tucano, segundo a pesquisa. No segundo turno, Dilma venceria com 46%

iG São Paulo

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu cinco pontos de vantagem sobre o presidenciável tucano, José Serra, aponta a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta sexta-feira no Jornal Nacional.

Dilma aparece com 39% das intenções de voto, contra 34% de Serra. No dia 23 de julho, a pesquisa Vox Populi/Band/iG já colocava a candidata na dianteira isolada, fora da margem de erro, com 8 pontos percentuais à frente de Serra. A pesquisa Datafolha, divulgada no dia seguinte, apontou empate técnico entre os dois candidatos, com vantagem de 1 ponto percentual para o tucano.

Segundo o Ibope, Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto. Os candidatos José Maria Eymael (PSDC), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 7% e 12% dos entrevistados estão indecisos.

terça-feira, julho 27, 2010

Exame pré-nupcial

A jovem garota, linda e gostosa, pensando num golpe do baú pra se dar bem na vida, aceita casar com um velho sitiante de 70 anos de idade. Apenas exigiu um exame pré-nupcial.
De posse dos resultados, levam ao médico que lê primeiro o dela e diz:
- Tudo ótimo. Deu A.P.M.
E ela, toda faceira:
- O que quer dizer A.P.M., doutor Spiagato Nomuro?
- Apta Para o Matrimônio.
Abre então o exame do velho e diz:
- O do senhor deu A.A.P.M.
E o velho, todo contente:
- Oba! Qui bão! A.A.P.M. é mió inda qui o dela, né não dotô?
E o médico:
- É aí que o senhor se engana. A.A.P.M. siginifica “Apto Apenas Para Mijar”!

Por: Caipira

Se as eleições pudessem mudar alguma coisa, os políticos já teriam acabado com ela faz tempo.

RODÍZIO DE MASSA

Massa-Alonso-faixas

Pois é. Stallone estava certo.

Mano renova a seleção, promove estreias e pensa na Olimpíada
Técnico fez sua primeira convocação, mostrou preocupação com o futuro e surpreendeu. Assista a vídeo abaixo
A renovação da seleção brasileira, tão pedida pela torcida e por Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), começou a se desenhar desde a primeira convocação de Mano Menezes. Ele diminuiu consideravelmente a idade média da equipe, chamou jogadores que nunca tinham sido convocados e surpreendeu com alguns nomes.

O goleiro Renan, do Avaí, o volante Jucilei, do Corinthians, e o meio-campista Éderson, do Lyon, foram algumas das principais novidades na lista de Mano. O primeiro, por exemplo, tem apenas 19 anos, disputou a Copa São Paulo de Juniores de 2009 e só se tornou titular absoluto do time recentemente, quando Antônio Lopes virou seu técnico. Aliás, ele será o primeiro jogador a defender a seleção brasileira enquanto tem contrato com um time de Santa Catarina.

Essas opções de Mano refletem a importância que ele vai dar para a Olimpíada de Londres, que acontecerá daqui a dois anos. Nela, praticamente só participam jogadores que nasceram a partir de 1989. Com isso em mente, o ex-técnico do Corinthians chamou sete atletas que terão condições de jogar em 2012: o próprio Renan, Rafael (Manchester United), Sandro (Inter), Alexandre Pato (Milan), Paulo Henrique Ganso, Neymar e André (todos do Santos). Dessa forma, a idade média da seleção brasileira diminuiu bastante. Na Copa do Mundo, ela era de 28,7. Agora, caiu para 23,1. Os jogadores mais velhos presentes na convocação possuem apenas 27 anos.

Com tanta renovação, era normal que Mano convocasse vários jogadores que nunca vestiram a camisa da seleção brasileira na equipe profissional. Nada menos do que 10 atletas se encaixam nessa situação. Alguns desses já até defenderam o país em mundiais das categorias de base, como Ganso (sub-20), Éderson, Alexandre Pato e Neymar (ambos sub-17). Por outro lado, entre os 14 que já usaram a amarelinha entre os profissionais, só quatro disputaram a Copa do Mundo de 2010: Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (Milan), Ramires (Benfica) e Robinho (Santos).


Veja os 24 nomes da lista divulgada por Mano Menezes e a idade de cada um deles:

Goleiros
Jefferson (Botafogo), 27 anos
Renan (Avaí), 19 anos
Victor (Grêmio), 27 anos

Laterais
Rafael (Manchester United), 20 anos
Daniel Alves (Barcelona), 27 anos
André Santos (Fenerbahçe), 27 anos
Marcelo (Real Madrid), 22 anos

Zagueiros
David Luiz (Benfica), 23 anos
Henrique (Racing), 23 anos
Réver (Atlético-MG), 25 anos
Thiago Silva (Milan), 25 anos

Meio-campistas
Sandro (Inter), 21 anos
Jucilei (Corinthians), 22 anos
Lucas (Liverpool), 23 anos
Ramires (Benfica), 23 anos
Hernanes (São Paulo), 25 anos
Carlos Eduardo (Hoffenheim), 23 anos
Éderson (Lyon), 24 anos
Ganso (Santos), 20 anos

Atacantes
Robinho (Santos), 26 anos
Neymar (Santos), 18 anos
Diego Tardelli (Atlético-MG), 25 anos
Alexandre Pato (Milan), 20 anos
André (Santos), 20 anos

sexta-feira, julho 23, 2010

SALVEM A AMAZÔNIA...DOS IMBECIS.

Um problema sério… e o governo não faz nada.

pesquisa células tronco

Até quando isso vai durar hein!?

(blogdocaipira)

ENVELHEÇO

Envelheço quando me fecho para as novas idéias e me torno radical...

Envelheço quando o novo me assusta e minha mente insiste no comodismo...

Envelheço quando meu pensamento abandona a casa e retorna sem nada...

Envelheço quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar...

Envelheço quando penso muito em mim mesmo e me esqueço dos outros...

Envelheço quando penso em ousar mas temo o preço da ousadia...

Envelheço quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta da minha alma...

Envelheço quando tenho chance de amar mas vence o medo de arriscar...

Envelheço quando paro de lutar...

Mudar o mundo

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ...

Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ...

Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ...

Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ...

Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ...

Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida...

Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...

TRÊS COISAS IMPORTANTES

Gabriela Mistral disse certa vez: “Onde houver uma árvore a plantar, procure plantá-la! Onde houver um erro a corrigir, busque corrigi-lo! Onde houver uma tarefa que todos recusem, tente assumi-la”.

Plantar uma árvore! Dá uma alegria tão grande contemplar uma árvore que nossas mãos plantaram! E quando, então, se trata de árvores como a mangueira, que atravessa os anos, dá alegria até em pensar que a árvore por nós plantada --- de certo modo nossa filha --- continuará oferecendo sombra, frutas e abrigo para os passarinhos quando nós já nem estivermos neste chão dos homens.

Quanto a corrigir erro, é uma arte difícil. Quem gosta de ser corrigido? É preciso que quem errou sinta que quem corrige não vem contra, não vem com rudeza, não vem com ar de quem não erra e de quem é mestre e nasceu para corrigir e ensinar... É preciso que quem errou sinta amizade em quem corrige, sinta que a intenção única é ajudar, sem pretensão de quem se julga maior ou melhor...

Quem não se vê, por vezes, diante de tarefas que ninguém abraça, e parece humilhante e inglória?

O preço a pagar para poder fazer o que ninguém se anima a fazer, o que praticamente a todos causa repugnância, é ausência total de parecer herói, criatura diferente e extraordinária...

Onde houver uma árvore a plantar, procure plantá-la! Onde houver um erro a corrigir, busque corrigi-lo! Onde houver uma tarefa que todos recusem, tente assumi-la.

Tudo na maior simplicidade, como quem apenas cumpre o próprio dever e se alegra de poder ajudar...
DEVE SER SEM MOLHO
OLHA O TRENZINHO!!



TIME DA VIRADA

Adriano investigado por suposto envolvimento com traficantes, Vágner Love flagrado com escolta armada em favela, Bruno preso por suspeita de assassinato

O Flamengo faz de tudo para ser alvo de críticas e chacotas dos adversários, mas aí vem o Vasco e apronta uma dessas…

Lady Gaga?!? Aí não dá, né?

(kibeloco)

AJOELHOU TEM DE REZAR

Dunga-Sao-PauloDunga é o novo técnico do São Paulo?

***

Quem disse que os corintianos não teriam uma alegria nesse centenário, hein?

Adolescentes não votam por preguiça, desinteresse e falta de tempo
Após pesquisa revelar que número de eleitores entre 16 e 18 anos caiu, iG ouve jovens em SP, RJ e no DF: poucos são críticos

Uma pesquisa divulgada no início da semana revelou que o número de pessoas aptas a votar em 2010 cresceu 7,8% em relação às últimas eleições presidenciais, em 2006. Apesar disso, a quantidade de jovens entre 16 e 18 anos – para os quais o voto é facultativo – que deve ir às urnas em 3 de outubro será 6,8% menos do que há quatro anos. O pleito deve contar com 2,39 milhões de jovens, enquanto 2,56 milhões se dispuseram a votar há quatro anos. Essa queda chega a 18% se comparada a 2008.

“A juventude não tem interesse pelas questões públicas, a política não é uma dimensão que atrai”, explica Milton Lahuerta, chefe do departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista. Para ele, o mundo virtual faz parte desse processo. “O Twitter, por exemplo, reforça a rapidez da informação e não induz a reflexão. As pessoas não são educadas a dialogar, a enriquecer o vocabulário e a sofisticar os argumentos”, afirma.

O iG Jovem entrevistou 30 adolescentes que optaram por não votar, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre eles, apenas seis citaram alguma crítica aos políticos, ou motivo ideológico, para a escolha. A maioria falou em “não ter interesse”, “não fazer diferença” ou ainda razões como “não poder faltar ao balé”. Confira abaixo as respostas.

JOVENS QUE NÃO VOTAM
“Ainda não tirei meu título de eleitor, ainda sou novo e não quero tirar. Foi preguiça”
Guilherme de Primo Souza, 17 anos, São Paulo

“Para tirar o título eu tenho que faltar na escola, ou no balé... E não posso faltar em nenhum dos dois”
Ana Flávia Cabral, 17 anos, BrasíliaNicoly Acioly, 16 anos, Duque de Caxias (RJ)

iG

“Não quero votar... Não tem diferença para mim, não”
John Lennon, 17 anos, Brasília

“Ainda não me interessei nisso, ainda não me senti na obrigação de votar. Como quando eu fizer 18 anos vou ser obrigado mesmo, eu voto, paciência”
Mateus Santos, 16 anos, Rio de Janeiro

“Não tive tempo de tirar o título, porque tenho que ir com meu pai e não conseguimos. Tenho até curiosidade de votar para saber como é, mas não vejo muita importância, então acabei deixando para lá”
Isadora Marques, 17 anos, Rio de Janeiro

“Estou no 3º ano, atrás de outras coisas e não estou muito aí pra isso. Estou correndo atrás da faculdade. Me informei sobre política porque é ano de vestibular, mas só pra isso”
Ricardo Hanyu Jr, 17 anos, São Paulo

“Estou bem por fora e não me interesso muito por política. A partir do ano que vem vou me informar mais e procurar me manter por dentro do assunto”
Karina Yoshizaki, 17 anos, São Paulo

“Não tenho opinião formada, então prefiro não me comprometer com isso”
Raquel Bresser, 17 anos, São Paulo

“Não tenho nenhum candidato, não tenho opção e preferi esperar a próxima eleição. Hoje não tenho vontade de votar em ninguém”
Isabela Freguglia, 17 anos, Brasília

“Achei que não era hora de votar, quero esperar um candidato que me dê vontade de votar”
Pedro Antonio Ferreira, 16 anos, Brasília

“Eu desacredito nas eleições. Parece que, por mais que a gente vote, sempre ganha o que tem mais influência. Eles fazem uma propagandinha estúpida na TV, as pessoas acreditam e votam”
Roselaine Sabino, 17 anos, Rio de Janeiro

“Eu não tenho título de eleitor porque acho que essa política não leva a lugar nenhum. Não adianta você votar porque vai acabar na mesma...”
Giordano Bruno Barbosa, 16 anos, Brasília

“Não tenho nenhum candidato específico. Tentei tirar o título na internet, mas não deu certo, não tive tempo de ir lá buscar na hora... Da próxima vez eu voto”
Matheus Gomes, 16 anos, Brasília

“Eu deixei para tirar o título em cima da hora e não me interesso por política, então também não fiz questão nenhuma de votar”
Débora Alves, 16 anos, Rio de Janeiro

“Não me interessou, e eu não tenho obrigação... Só vou tirar quando precisar, mesmo. Não tenho interesse muito, não”
Rafael Rodrigues da Silva, 16 anos, Brasília

“Não achei ninguém em quem votaria e aproveitei que ainda não preciso. Quando for obrigado a votar, talvez vote nulo, se não tiver opção...
Felipe dos Santos, 17 anos, São Paulo

“Acho que não tem ninguém capacitado para ser eleito. Se, quando eu for obrigado, continuar assim, eu voto nulo, que é melhor do que votar em qualquer um que vai fazer burrada”
Dalton Laurent, 16 anos, São Paulo

“Não faço questão hoje de escolher alguém. Acho importante, mas nem sei direito, não fui atrás...”
Renata Culpert, 16 anos, São Paulo

“Eu tirei o título porque minha mãe mandou, mas agora que vi que vou ser obrigado a votar, me arrependi! É muita enrolação, em um dia que temos para ficar em casa, descansar, temos que sair para ficar na fila”
Felipe Santos, 17 anos, Rio de Janeiro

“Eu ainda não tirei o título de eleitor e não sei como eu faço e nem onde eu vou para tirar. Eu acho importante votar em alguém, mas prefiro me preocupar com isso depois”
Eric Cabral, 16 anos, São Paulo

“Não vou votar porque não confio em políticos que encaram o poder como um negócio lucrativo. Não votaria em nenhum dos candidatos”
Lucas Matheus Albuquerque, 16 anos, Ibiúna (SP)

“Não vejo necessidade em votar agora. Eu não tenho maturidade suficiente para escolher quem vai representar e governar o nosso país”
Maria Aparecida Freitas, 17 anos, São Paulo


Vox/Band/iG: Dilma 41%, Serra 33%, Marina 8%

Pesquisa Vox Populi/Band/iG, a primeira feita após a oficialização das candidaturas, mostra petista 8 pontos à frente do tucano

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa presidencial deste ano e aparece com 8 pontos de vantagem sobre o rival José Serra (PSDB) tanto no primeiro como no segundo turno, aponta pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta-feira. Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra tem 33% e Marina Silva (PV) 8%. Segundo o Vox Populi, José Maria Eymael (PSDC) tem 1%. Leia mais

Os outros cinco candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 4% e 13% dos entrevistados estão indecisos. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. Esta é a primeira pesquisa nacional divulgada depois da oficialização das nove candidaturas à Presidência.

Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho e que incluía 11 nomes, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina. Os brancos e nulos eram 5% e os indecisos 11%. A diferença entre a petista e o tucano subiu de cinco para oito pontos. Segundo o Vox Populi, Dilma venceria Serra em um possível segundo turno por 46% a 38%. Na pesquisa espontânea, a petista tem 28%, Serra 21% e Marina 4%.

Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 4% e o candidato indicado por ele com 1%. A ex-ministra da Casa Civil tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde chega a 54% contra 24% de Serra e 5% de Marina. O ex-governador de São Paulo vai melhor na região Sul, onde tem 39% contra 35% da petista e 7% de Marina. Ele também está na frente na região Sudeste, com 36% contra 34% de Dilma e 10% de Marina.

A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, Serra 32% e Marina 9%. A ex-ministra é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

Quanto à renda familiar, Serra está na frente, dentro da margem de erro, entre os que ganham mais de cinco salários mínimos com 37% a 36% de Dilma e 11% de Marina. A petista tem o menor índice de rejeição, 17%, contra 24% de Serra e 20% da senadora do PV. O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10.

Dilma continua menos conhecida do que Serra. Segundo o Vox Populi, 63% dos entrevistados conhecem bem ou tem algumas informações sobre Dilma enquanto Serra chega a 73%. Entre os que conhecem os candidatos só de nome Dilma tem 31% contra 24% do tucano.

quarta-feira, julho 21, 2010

1. Negação - O Corno não acredita que foi traído. Ele pode trair, mas ela não, jamais!
2. Raiva - O Corno passa a culpar os outros pela sua falha, acha que a culpa é da sogra e até da corneante…
3. Barganha - O Corno tenta ganhar tempo, negociando com a corneante, para ver se ainda resta alguma chance.
4. Preocupação - Compreensão da realidade, com lamentação e tristeza, apego aos amigos e a outros corneados, com tendência a depressão.
5. Aceitação - Finalmente, mesmo com alguma tristeza e medo, o corno se sente preparado para a próxima corneada.
DA SÉRIE: E SE FOSSE POLÍTICO...

BREVE NOS CINEMAS
NORDESTINÊS
Nordestino não fica solteiro... ele fica solto na bagaceira!
Nordestino não vai com sede ao pote... ele vai com a bixiga taboca!
Nordestino não vai embora... ele vai pegá o beco!
Nordestino não diz 'concordo com vc' ... ele diz 'Né isso, homi!!!!'
Nordestino não conserta... ele imenda!
Nordestino não bate... ele 'senta-le' a mãozada!
Nordestino não sai pra confusão... ele sai pro 'muído'!
Nordestino não bebe um drink... ele toma uma!
Nordestino não é sortudo... ele é cagado!
Nordestino não corre... ele dá uma carrera!
Nordestino não brinca... ele manga!
Nordestino não toma água com açúcar... ele toma garapa!
Nordestino não engana... ele dá um migué!
Nordestino não percebe... ele dá fé
Nordestino não vigia as coisas... ele pastora!
Nordestino não sai apressado... ele sai desembestado!
Nordestino não aperta... ele arroxa!
Nordestino não usa zíper... usa 'rirri'!
Nordestino não dá volta... ele arrudêia!
Nordestino não espera um minuto... ele espera um pedaço!
Nordestino não é distraído... ele é avoado!
Nordestino não fica encabulado... ele fica todo errado!
Nordestino não passa a roupa... ele engoma a roupa!
Nordestino não ouve barulho... ele ouve zuada!
Nordestino não acompanha casal de namorados... ele segura vela!
Nordestino não rega as plantas... ele 'agoa' as plantas
Nordestino não é esperto... ele é desenrolado!
Nordestino não é rico... ele é estribado!
Nordestino não é homem... ele é macho !
Ô orgulho réi besta!!!
AULA DE REALIDADE
ERROS DO CINEMA ou MAIS UM ESTAGIÁRIO DEMITIDO?




LÁ VEM O PATO…

Pato-SthefanySthefany Brito receberá R$ 130 mil de Pato por mês

***

Qual o melhor comentário sobre a notícia acima?

a) Ela que se cuide. Por muito menos um outro jogador de futebol… bem… vocês sabem.

b) É o Pato fazendo jus ao apelido.

c) Eu já sabia!

A TEMPESTADE E A BONANÇA

Pet-penaltiFlamengo depois do caso Bruno: duas vitórias e nenhum gol sofrido

***

Quem disse que o crime não compensa?

AMARGO VESTÍGIO

Tatuagens-amorViviane Araújo e Belo, Deborah Secco e Falcão, Kelly Key e Latino, Bruno e Macarrão… esse negócio de fazer tatuagem por amor dá um azar filho da p*%ta!


Astrônomos encontram 'maior estrela do universo'
Astrônomos britânicos descobriram o que se acredita ser a maior estrela do universo, cuja massa atual é 265 vezes maior do que o sol e a luminosidade cerca de 10 milhões de vezes mais intensa.

Usando o Telescópio Extremamente Grande, no Chile, da Organização Europeia para a Investigação Astronômica no Hemisfério Sul (ESO, na sigla em inglês) - que reúne 14 países - e informações de arquivo capturadas pelo telescópio espacial Hubble, da agência americana (Nasa), a equipe liderada pelo astrofísico Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, calculou que a massa da estrela gigante teria sido 320 vezes maior que a do sol no momento de sua formação, ou seja, pelo menos o dobro da massa da maior estrela já encontrada.

A estrela, batizada de RMC 136a1, faz parte do agrupamento de estrelas jovens RMC 136a. Os astrônomos também encontraram outras estrelas imensas no agrupamento NGC 3603.

Ambos agrupamentos estelares foram apelidados de "fábricas de estrelas", já que novos astros se formam constantemente a partir da extensa nuvem de gás e poeira das nebulosas.

O NGC 3603 fica a 22 mil anos-luz do sol, na Nebulosa da Tarântula, e o RMC 136a fica em uma galáxia vizinha à nossa, a 165 mil anos-luz de distância, a Grande Nuvem de Magalhães.

Segundo o artigo publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, a expectativa é de que estrelas colossais como as encontradas existam apenas durante alguns milhões anos, antes de explodirem.

A existência de estrelas como essas, afirmam astrônomos, era mais comum no início do universo.

Planetas

Ainda segundo os cientistas, é pouco provável que alguma dessas estrelas venha a ter planetas orbitando a seu redor, já que demoram mais tempo para serem formados que a "curta" vida das estrelas.

Muitas das estrelas observadas têm temperatura superior a 40 mil graus centígrados - mais de sete vezes superior à temperatura do sol - além de serem dezenas de vezes maiores e milhões de vezes mais brilhantes que o astro.

"Ao contrário dos humanos, essas estrelas nascem pesadas e vão perdendo peso ao envelhecer", disse Crowther.

"Com um pouco mais de um milhão de anos, a estrela mais extrema, a RMC 136a1 já está na ''meia idade'' e passou por um programa intenso de ''emagrecimento'', perdendo mais de um quinto de sua massa inicial neste período, ou mais de 50 massas solares."

Se a RMC 136a1 substituísse o sol em nosso Sistema Solar, "a sua grande massa reduziria a duração de um ano na Terra para apenas três semanas e banharia o planeta em uma radiação ultravioleta incrivelmente intensa, tornando a vida impossível em sua superfíce", afirma Raphael Hirschi, da Universidade de Keele, integrante da equipe.

Estrelas como essas são extremamente raras e se formam apenas nos agrupamentos estelares mais densos.

Se houvesse algum planeta dentro do agrupamento RMC 136, o céu nunca escureceria, já que a densidade de estrelas na região é 100 mil vezes maior do que em torno do sol e muitas delas são extremamente brilhantes.

A descoberta ainda confirmou a hipótese anterior dos astrônomos, de que há um tamanho máximo para estrelas, e a RMC 136a1 levou os cientistas a estenderem este limite.

O Bem Amado não se decide entre farsa e realidade

Adaptação cinematográfica da novela de 1973 chega aos cinemas nesta sexta-feira

iG

Foto: Divulgação

Cena do filme O Bem Amado, de Guel Arraes

Farsesca ou realista? A versão cinematográfica para a telenovela global O Bem-Amado (1973), que estreia nesta sexta-feira, não se decide entre as duas possibilidades. Fica com uma mão em cada cumbuca desde o início até o final. O filme conserva o tom de farsa, um dos charmes da trama original do teledramaturgo Dias Gomes, ao recontar as peripécias do prefeito Odorico Paraguaçu (Marco Nanini), às voltas com a tentativa sempre frustrada de inaugurar o primeiro cemitério da fictícia cidade nordestina de Sucupira. Mas entremeia as cenas de comédia com referências à política brasileira real, em explicações didáticas sobre os governos de Jânio Quadros e João Goulart ou imagens dos comícios pelo fim do regime militar, nos anos 80.

A intenção é explícita: para seguir o espírito do filme, o espectador deve traçar paralelos entre Sucupira e o Brasil – o Brasil atual, não o de antigamente. Funciona em certas passagens, mas na maioria das vezes, não. O país que Dias Gomes queria satirizar nos anos 70 e, depois, nos 80 (quando foi ao ar na Globo uma série baseada na novela) era o da ditadura conduzida pelos militares (com a Censura em seus calcanhares, Odorico não podia passar de “coronel”) e fundada no moralismo e nos ditos “bons costumes”. Não são exatamente as pautas centrais do Brasil de 2010.

Essa contradição se manifesta em especial nas irmãs Cajazeira interpretadas por Zezé Polessa, Andréa Beltrão e Drica Moraes. Desapareceu o componente mais marcante e divertido das personagens de 1973, o fanatismo religioso que volta e meia era desmentido pelo desejo sexual que as três nutriam pelo prefeito. Na nova versão elas estão mais para vorazes dondocas consumistas, cujo puritanismo de fachada então fica sem razão de ser. Perdidas pelo meio do caminho, não parecem emblemáticas nem de um Brasil que já foi, nem de um Brasil que ainda é.

Foto: Divulgação

As três irmãs Cajazeiras da versão cinematográfica de O Bem Amado

São vários os atores do filme que, a exemplo de Zezé, Andréa e Drica, atuam com brilho, mas não conseguem resolver esse dilema e acabam mesmo assim pouco convincentes e/ou pouco engraçados: José Wilker como Zeca Diabo, Matheus Nachtergaele como Dirceu Borboleta, Tonico Pereira como o líder oposicionista Vladimir. Nanini é engraçado e convincente, mas apenas no terreno da farsa e caricatura, nunca como crítica ou sátira da política atual.

Entre os acertos da nova versão está a abordagem cáustica do papel da mídia nas tragicomédias da política. Além de político comunista, o Vladimir de Tonico Pereira é dono do jornal A Trombeta, e ao longo da trama se revela tão pouco confiável e sem escrúpulos quanto Odorico. Quando contrariado pelo prefeito, Vladimir se põe a bradar que o adversário “obstaculiza o livre exercício da imprensa”, de modo não muito diferente do que vive acontecendo por aí. O maniqueísmo, nesse caso, fica por conta do esqueminha do roteiro: governo é equivalente a direita e a conservadorismo, enquanto oposição é igual a esquerda e a imprensa, preto no branco, sem nuance.

As dualidades que não se resolvem fazem lembrar de um outra, bem conhecida de quem acompanha a produção cinematográfica da Globo Filmes (nesse caso, é uma coprodução com a Natasha Filmes e a Miravista). Até pela difícil missão de recriar personagens tornados clássicos na TV por Paulo Gracindo (Odorico), Lima Duarte (Zeca Diabo), Dirce Migliaccio (a caçula das Cajazeira) e outros, o filme oscila o tempo todo entre ser cinema e parecer televisão, ou vice-versa. Como telenovela, o novo O Bem Amado passa rápido demais, e deixa uma impressão de que nem passou.

Assista abaixo ao trailer de O Bem Amado:

segunda-feira, julho 19, 2010






GRUPO DE ESCOTEIROS REALIZA COLETA DE ALIMENTOS

O 70º Grupo de Escoteiros Rio Piranhas realizou ontem, dia 18 de julho, coleta de alimentos não perecíveis nos bairros São José, Santo Amaro, Emboca, Vila do Rio e algumas ruas do centro da cidade.
Os alimentos arrecadados somam aproximadamente 500 kg, que serão destinados à Casa de Recuperação de Dependentes Químicos, a ser brevemente instalada na antiga maternidade de Dr. Nivaldo Borges.
O trabalho contou com a participação de membros das igrejas evangélicas Congregação Nacional e Batista, e de membros da Associação Dr. Nivaldo Borges e do Conselho Tutelar do nosso município.

Veja dicas de estudo dos primeiros colocados do Enem

Prova acontece em novembro e terá questões de línguas estrangeiras.
'O Enem vence pelo cansaço', alerta um dos primeiros da prova.

Do G1


Apesar das férias de julho, muitos alunos continuam estudando para os vestibulares do fim do ano e também para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Veja o site do Fantástico

O Fantástico teve acesso à lista dos melhores colocados na prova do ano passado e pediu para eles darem algumas dicas para quem quiser brilhar este ano.

Henrique, primeiro colocado geral: “Eu fui bem metódico”.

Iago, terceiro lugar: “O que me diferencia é a persistência no estudo e a disciplina”.
Marina, sétima colocada e primeira mulher no ranking: “Você tem que estar centrado naquilo que você está fazendo. Isso é o mais importante”.

Lucas, o primeiro entre os alunos de escola pública: “Sempre me disseram que o estudo era a melhor coisa que eu poderia ter”.

Esses são os campeões do Enem do ano passado. Para muitos, a porta de entrada para o ensino superior. A prova foi feita por 2,5 milhões de pessoas. Dos dez primeiros colocados, quatro alunos são do estado de São Paulo. Tem também gente de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Piauí e Maranhão.

A Universidade Federal do Piauí, em Teresina, foi a escolha da futura médica Marina, sétima colocada no Enem. Sua receita para quem vai prestar a prova?: “Procurar mesmo informações do mundo, conectar essas informações com conteúdo que está sendo dado em sala de aula”.

Medicina também é o sonho de Iago, de 17 anos. Ele ficou em terceiro lugar e prestou o exame quando ainda estava no segundo ano do Ensino Médio: “Leio para caramba, leio de tudo. Então quando eu pego uma prova longa, como o Enem, eu não fico cansado”.

Vence pelo cansaço
O exame tem uma redação e quatro provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. Este ano, uma novidade: Inglês ou Espanhol.

“O Enem vence pelo cansaço”, disse Iago.

As questões são longas. “Vai sublinhando, vai sacando o que é importante naquele texto para você não ficar perdido”, aconselha Iago.

Fomos até Capitólio, cidade mineira de oito mil habitantes. O mais ilustre? Lucas, primeiro colocado do Enem, que veio de escola pública.

“Acho que um aluno de escola pública pode se dar bem no Enem sim. Acho que ele tem que se dedicar muito ao estudo, porque são provas difíceis”, disse Lucas Santos Costa.

Lucas escolheu engenharia química na Unicamp - uma das universidades mais conceituadas do país, que desistiu de usar a nota do Enem depois que a prova vazou e sua data foi adiada.

“A gente não via ele pegar muito caderno e livro para ler, sabe? Só mesmo guardava mais é na mente, eu acho que pode ser”, declarou Fátima Santos Costa, mãe de Lucas.

“A gente sempre espera bons resultados dele, mas primeiro do Brasil...”, disse João Gualberto Costa, pai de Lucas.

“As medalhas são de matemática, astronomia, química. E o resto são jogos de vôlei, de futebol”, explica Lucas.

Campeão do Enem não vive só de estudar. O paranaense que fez 900 dos mil pontos possíveis do Enem se distrai com um violão. Ele está de casa nova: o alojamento estudantil do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo.

“O que eu fiz foi procurar modos alternativos de aprender. Eu odiava pegar aquele livro de biologia e ler, mas se eu fosse pesquisar na internet ou alguma coisa assim era menos maçante para mim”, explica Henrique Leite.

Em novembro
O Enem deste ano será nos dias 6 e 7 de novembro. Por causa da data, muito tarde, USP e Unicamp já anunciaram que não vão usar a nota do exame em seus vestibulares. Mas segundo dados preliminares do Ministério da Educação, 34 das 58 universidades federais vão usar apenas o Enem para selecionar seus candidatos.

ENEM DA AMARO CAVALCANTI
O resultado do ENEM da Escola Estadual Amaro Cavalcanti foi 507,34.

Rede privada domina melhores do Enem 2009

Entre as mil escolas com melhor desempenho no exame, 91% são particulares. Todas as estaduais da lista são técnicas

iG

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 revelam uma supremacia das particulares no topo do ranking. Entre as mil escolas que oferecem ensino médio regular com melhor desempenho nas provas objetivas e na redação, 91% são da rede privada. As médias dos 912 colégios em questão variaram de 641,11 a 749,70 pontos.

Nessa lista, apenas 88 escolas públicas aparecem. Sessenta delas são federais, 26 estaduais e apenas duas municipais. Entre as estaduais e municipais, todas são técnicas ou coordenadas por universidades, exceto o Colégio Municipal Castro Alves, em Posse (GO) e o Centro Estadual de Ensino Médio Tiradentes, em Porto Alegre (RS).

Essas escolas públicas representam apenas 8,8% dos colégios que aparecem no topo do desempenho no Enem, apesar de a rede pública ser responsável por 88% das matrículas do País no ensino médio. Os resultados serão liberados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Do lado oposto, a lista das 1 mil escolas com desempenho mais baixo no Enem 2009 é composta, em sua maioria por escolas estaduais. Há 979 colégios de todos os estados, exceto o Distrito Federal, nesse grupo. As médias variam de 249,25 a 461,45. Vale lembrar que nota 500 é média de todos os estudantes concluintes do ensino médio, segundo o Inep. Além das estaduais, entre as piores, há 18 escolas municipais e apenas três privadas (duas são rurais).

O ranking elaborado pelo iG considerou apenas as médias do ensino médio regular das escolas com mais de dez alunos participantes no Enem. O Inep não divulga médias totais, que englobam o desempenho dos alunos nas provas objetivas (matemática, ciências da natureza, ciências humanas e língua portuguesa) e na redação, dos colégios em que menos dez estudantes tenham feito todas as avaliações. A lista não inclui ainda escolas com menos de 10 estudantes matriculados na etapa.

Seguindo esses critérios, o desempenho de 17.882 escolas foi analisado. Desse total, 12.935 são estaduais, 4.551 são particulares, 164 federais e 232 municipais. Os 912 colégios entre os 1 mil melhores representam 20% da rede privada avaliada no ranking.

As médias da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, foram excluídas da lista já que a participação dos estudantes dessa etapa é pequena. Nas escolas que oferecem EJA e obtiveram médias totais calculadas pelo Inep, havia 625.214 matriculados em condições de participar do Enem. Porém, apenas 4,7% do total (pouco mais de 29 mil) fizeram o exame.

Sem surpresas
O desempenho superior dos estudantes da rede privada – que possui 12% dos alunos matriculados no ensino médio (973 mil alunos) em suas salas de aula – não surpreende os especialistas. Em edições anteriores do Enem, os colégios particulares também apareciam liderando as listas das melhores notas. Além disso, as diferenças de investimento, infraestrutura e condições de ensino entre as escolas das duas redes são bastante conhecidas pela população.

César Callegari, integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), ressalta que não se pode ignorar os problemas “estruturais” que afetam as escolas públicas há anos: falta de material didático, de estrutura física adequada, de professores (especialmente na área de ciências), de recursos financeiros. Ele pondera, no entanto, que considera outro fator fundamental para o melhor desempenho das privadas: a origem dos estudantes.

“As escolas privadas são seletivas em relação a seus alunos. Eles são, basicamente, os filhos da classe média, que tem condições de oferecer desde o início da vida, estímulo à leitura, acesso à cultura. Isso faz muita diferença. Provavelmente, esses mesmos estudantes que estão na rede privada teriam desempenho tão bom quanto se estivessem matriculados em escolas públicas”, opina o conselheiro.

Angela Soligo, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ressalta que o ritmo das escolas das duas redes é muito diferente. “Quando o governo anunciou mudanças no Enem, os colégios privados correram para preparar seus alunos para essa nova avaliação. A escola privada precisa desses resultados para se manter no mercado”, pondera. Para a especialista, a perspectiva da escola pública é outra, porque atende demandas distintas.

A professora critica os ranqueamentos das escolas e afirma que o objetivo da divulgação das notas deveria ser o de diagnosticar problemas e corrigi-los. “Esses dados não devem ser vistos como indicadores únicos de qualidade dos sistemas de ensino, que têm condições tão diferentes. As notas são indicadores de desempenho, não de qualidade”, afirma.

José Augusto de Mattos Lourenço, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), ressalta, em defesa da rede privada, que os resultados do Enem se assemelham ao de outras avaliações, como o Saresp e o Saeb. “A rede particular tem se destacado em todas elas. Acho que o diferencial entre as duas redes é a gestão. Não é uma questão de dinheiro”, aponta.

Ele comenta que muitas escolas privadas contratam avaliações próprias, que apresentam diagnósticos de problemas. “Assim, elas podem fazer um planejamento e sanar deficiências rapidamente. A rede privada consegue resolver seus problemas de forma mais rápida”, admite. Para ele, outro ponto importante é o tempo de “sobrevivência” das más escolas privadas. “Elas não duram”, garante.

Mesmo com os bons resultados, José Augusto garante que a Fenep é contra os ranqueamentos. Na opinião dele, eles não revelam a realidade de todas as escolas. “Não são todos os alunos que têm interesse e fazem o Enem. Ele não é uma avaliação nacional. Há ainda, infelizmente, maus educadores que escolhem os estudantes que farão as provas, e tendenciam as médias”, diz.

Ranking
O iG elaborou o ranking dos melhores e dos piores desempenhos no Enem com base nas médias totais de cada escola. Esse critério considera as médias das notas dos alunos nas provas objetivas (nas quatro áreas do conhecimento) e na redação. Foram consideradas somente as notas do ensino médio regular.

Nos casos em que menos de dez alunos fizeram a redação, não há nota global disponível, por isso, não foram considerados no ranking do iG. O mesmo acontece com as escolas cuja taxas de participação – relação entre o número de matriculados no terceiro ano na escola e a quantidade de participantes no Enem – foi inferior a 2%. Elas e as escolas em que menos de dez participantes participaram do exame também estão fora da lista, pois não tiveram médias totais divulgadas.

Os resultados das médias obtidas pelas 25.484 escolas que oferecem ensino médio regular e participaram da avaliação serão liberados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira. Do total – um número 5% maior em relação a 2008, quando 24.253 escolas participaram do Enem –, 17.898 obtiveram médias globais. Desses, 17.882 tinha, pelo menos, dez alunos matriculados no ensino médio.

As notas das escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - o antigo supletivo - também foram divulgadas pelo Inep. As regras para as médias globais são as mesmas. Ao todo, 7.670 colégios participaram do Enem, mas 1,4 mil tiveram notas das provas objetivas e redação. O desempenho de todas as escolas, inclusive as que não obtiveram médias globais podem ser conferidas na tabela abaixo.

sexta-feira, julho 16, 2010

Irmão de Bruno é preso no Piauí acusado de estupro

Ao ser detido, Rodrigo usava uma camisa do goleiro do Flamengo

Rodrigo  Fernandes vive em Teresina (Foto: Fábio Carvalho

Rodrigo Fernandes vive em Teresina (Foto: Fábio Carvalho

De fonte para vitrine. Em menos de uma semana, o gari Rodrigo Fernandes, 24 anos, irmão do goleiro Bruno, do Flamengo, passou de coadjuvante na trágica história do irmão, acusado de assassinato da ex-amante Eliza Samudio, para ser ator principal de sua história no submundo do crime. Rodrigo é acusado de estuprar uma ex-namorada e foi preso nesta quinta-feira pelo crime, no município de Campo Maior, distante 84 km de Teresina, capital do Piauí. O detalhe que é Rodrigo ao ser preso usava uma camisa de goleiro do irmão.

A prisão do irmão de Bruno aconteceu por volta das 20h. Uma equipe de policiais da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO), espécie de grupo de elite da Polícia Civil do Piauí, chegou até a casa de Rodrigo, localizada na periferia de Campo Maior, levando-o para Teresina. Antes, o irmão do goleiro do Flamengo foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Centro de Teresina, para exame de corpo de delito.

A prisão foi comandada pelo delegado Rodrigo Melo, integrante da CICO, que não quis falar com a imprensa. Entretanto, ele informou que a prisão foi motivada pela Justiça do Maranhão por intermédio de mandado de prisão preventiva.

A ex-namorada de Rodrigo é uma professora de 32 anos que reside em Coroatá (MA), cidade separada apenas pelo rio Parnaíba da capital piauiense. Essa semana, ela esteve em todas as emissoras de TV do Piauí denunciando o abuso sexual. De acordo com a professora, Rodrigo a ameaçou com uma faca e a violentou sexualmente. O crime teria acontecido em Coroatá, há dois anos. A vítima disse que o agressor contou que já tinha matado e roubado e que a mataria se ela o denunciasse. À época, o irmão de Bruno chegou a ficar preso por dois dias. A investigação policial não confirmou o caso como estupro.

A professora falou para imprensa local que fica traumatizada toda vez que lê ou assiste a alguma notícia sobre o caso Eliza Samudio. Rodrigo também foi preso em Teresina,em 2008, acusado de roubar um celular. Ele nega o roubo e diz que seu envolvimento foi motivado por má companhia, mesmo motivo que ele alega para a participação do Bruno no caso Eliza.

Já a esposa de Rodrigo, a dona de casa Alexandra Fernandes, estava com o celular do marido e atendeu a imprensa local. Segundo ela, que também atendeu ao LANCENET! , os policiais apenas chegaram em sua residência e o levaram.

- Eles não falavam nada, apenas o levaram mostrando um papel (possivelmente o mandado de prisão) - declarou.

O delegado Carlos César, presidente da CICO, também foi procurado pelo LANCENET! , mas não atendeu as ligações. Rodrigo deverá ser apresentado para a imprensa nesta sexta-feira.

quinta-feira, julho 15, 2010

GALINHA PODE TER VINDO ANTES DO OVO
Cientistas britânicos afirmaram ontem ter resolvido um dos maiores enigmas científicos e filosóficos da humanidade: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Para pesquisadores das universidades de Sheffield e Warwick, quem veio primeiro foi a galinha.

Eles descobriram que a formação da casca de ovo depende de uma proteína encontrada somente nos ovários de galinhas. Em outras palavras, um ovo de galinha só pode existir se tiver sido produzido dentro dela.

A proteína, chamada de ovocledidina-17 (OC-17), funciona como catalisador no desenvolvimento da casa. A molécula, que já havia sido identificada e associada à formação da casca de ovo, age acelerando a transformação de carbonato de cálcio (CaCO3) em cristais de calcita, que formam a casca.

Os pesquisadores descobriram a função catalítica da proteína ao usar um supercomputador para simular as interações moleculares entre a OC-17 e o CaCO3. As simulações mostraram que a proteína é essencial para dar início ao processo de cristalização do CaCO3.

Cristais de calcita são encontrados em ossos e cascas, mas galinhas formam cristais mais rapidamente que qualquer outra espécie: a ave produz seis gramas de casca em apenas um dia. A casca é essencial para abrigar a gema e fluidos enquanto o embrião se desenvolve.

"Tipos diferentes de aves parecem ter uma variação da proteína que faz a mesma coisa", disse ao jornal britânico "Daily Mail" o pesquisador Colin Freeman, da Universidade de Sheffield.

Freeman é coautor do estudo, publicado no periódico "Angewandte Chemie International Edition" com o título menos bombástico "Controle estrutural de núcleos de cristal por uma proteína de casca de ovo".

A descoberta do papel catalítico da proteína OC-17 também pode ter outros usos. Isso porque o processo de cristalização de CaCO3 passou pelo crivo da seleção natural. Entender como funcionam as soluções naturais - a criação de uma casca de ovo, por exemplo - pode inspirar novas abordagens para o desenvolvimento de materiais e processos.

Ricky Martin aplaude Argentina por liberar casamento gay

Ricky Martin chega para a apresentação da coleção de Giorgio  Armani, em Milão, no dia 22 de junho Foto: AFP

Ricky Martin chega para apresentação da coleção de Giorgio Armani, em Milão, no dia 22 de junho

O cantor porto-riquenho Ricky Martin, que em março passado tornou pública sua orientação sexual, aplaudiu hoje a Argentina por ser o primeiro país da América Latina a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"A Argentina, nação pensante, tolerante e justa, faz história ao dizer sim ao casamento gay. É um exemplo para o resto da América Latina", assinala o artista no Twitter.

Ricky Martin anunciou em maço passado, também pelo Twitter, que é homossexual, o que lhe rendeu o reconhecimento de companheiros de profissão em várias partes do mundo e da comunidade gay em geral

Time ideal da Fifa tem seis espanhóis, e Maicon é o único brasileiro

Do UOL Esporte

A Fifa divulgou nesta quinta-feira o “Time dos Sonhos” da Copa do Mundo da África do Sul, escolhido pelos usuários do site oficial da entidade. O lateral-direito Maicon é o único representante do Brasil nesta seleção.

A base do time escolhido pelos internautas é a campeã Espanha, que tem seis representantes: Casillas, Puyol, Sergio Ramos, Xavi, Iniesta e Villa. Ramos, que joga na lateral-direita, entrou nesta seleção como zagueiro.

Segundo o site da Fifa, Maicon deu trabalho aos adversários com “rápidas pela direita”, fez um “bom trabalho” na marcação e ajudou o Brasil a “começar com o pé direito” ao marcar contra a Coreia do Norte na estreia.

Como a eleição não fez distinção entre os defensores, a zaga foi formada por Puyol, Maicon, Sergio Ramos e Philipp Lahm, e o time da Fifa acabou três laterais-direitos, apenas um zagueiro e nenhum lateral-esquerdo – embora o alemão também possa fazer essa função, durante a Copa ele atuou somente pela direita.

Lahm foi único integrante deste “Time dos Sonhos” a ser reeleito, pois já apareceu na lista dos melhores em 2006. O alemão liderou a escolha entre os defensores com 43,81% dos votos – Maicon teve 31,45%.

No meio-campo, a Espanha emplacou Xavi e Iniesta ao lado do holandês Wesley Sneijder e o alemão Bastian Schweinsteiger. O ataque é formado pelo espanhol Villa e o uruguaio Diego Forlán, eleito o melhor da competição.

Revelação da Copa e vencedor da Chuteira de Ouro, o alemão Thomas Müller foi esquecido pelos internautas. O técnico deste time ideal segundo a Fifa é o espanhol Vicente Del Bosque.

Navio do século XVIII é encontrado nas ruínas das Torres Gêmeas

Arqueólogos acreditam que embarcação de 9 metros tenha sido usada em aterro da ilha de Manhattan

Funcionários que trabalham na escavação no local onde havia o World Trade Center, em Nova York, descobriram o casco de uma embarcação de 9,75 metros de comprimento, o qual se acredita seja do século XVIII.
O navio foi usado, provavelmente, assim como outros detritos como parte de um aterro para aumentar a ilha de Manhattan sobre o rio Hudson, disseram os arqueólogos.

Arqueólogos medem o casco da embarcação do século XVIII encontrada  no chamado Groumd Zero

Saldo líquido de empregos supera marca de dez milhões desde 2003

Comércio e serviços foram os que apresentaram o melhor desempenho no período, segundo dados do Caged

iG

O dinamismo vigoroso da atividade econômica nos últimos anos contribuiu para o forte crescimento do mercado de trabalho no Brasil e o aumento da formalização da mão de obra. Com a divulgação hoje dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o País vai ultrapassar a marca de 10 milhões de empregos líquidos (o saldo total de admissões e dispensas de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho) criados desde 2003.

Até o mês de maio, o saldo líquido de empregos gerados no País era de 9.976.450 postos de trabalho. A previsão dos analistas é de que em junho o saldo tenha sido de 250 mil vagas. Se confirmadas as projeções, o saldo deve saltar para algo próximo de 10, 2 milhões de vagas.

Na avaliação de especialistas e estudiosos que acompanham a evolução do mercado de trabalho, esse resultado representa um dos melhores desempenhos da história recente do País, talvez só comparável ao período de forte crescimento da economia na década de 70 que ficou conhecido como “Milagre Brasileiro”.

Como o Caged sofreu uma mudança na metodologia em 2002, os dados consolidados anteriormente, desde 1992, não podem ser utilizados para efeito de comparação com o atual desempenho, segundo os analistas, sob o risco de gerar distorções e erros de interpretação.

CEMNA promove IV Mostra Cultural

O Centro de Educação Profª Maria Norma Alves promove a sua IV Mostra Cultural, tendo como tema "Um giro pelo Brasil".

A programação será a seguinte:

Dia 19/07 - segunda-feira - abertura
Local: Espaço Recreativo da escola
Horário: 19 horas

Dia 20/07 - terça-feira - Exposição de projetos
Local: dependências da escola
Horários: 07h30 às 11h (manhã); 13h30 às 17 h (tarde)



quarta-feira, julho 14, 2010

THEY SURVIVED

Um sobrevivente do Holocausto, sua filha e três netos encontraram uma maneira bastante criativa de, segundo eles mesmos, “prestar um tributo à tenacidade do espírito humano e celebrar a vida”: dançar “I Will Survive” em campos de concentração e memoriais por toda a Europa.

Uma maneira leve de mostrar que, independente da guerra, o amor sempre sobrevive.


Bela dupla!

Bruno-e-Nardoni

Sthefany Brito conquista na Justiça 20% dos rendimentos de Pato

  Foto: AgNews

Sthefany Brito tem direito a 20% dos lucros de Alexandre Pato
Foto: AgNews

A intenção de Alexandre Pato em fazer o processo de seu divórcio com Sthefany Brito correr no Brasil acabou não saindo da forma esperada.

Em maio, o advogado do jogador de futebol entrou com uma ação pedindo que o valor da pensão alimentícia a ser pago à ex-mulher fosse de R$ 5 mil. Na ocasião, o juiz Antônio Aurélio Abi Ramia Duarte aceitou o pedido, estabelecendo o benefício pelo período de um ano.

Descontente com a determinação, os advogados de Sthefany entraram com uma reconvenção, pedindo 20% dos ganhos líquidos do jogador. A juíza Maria Cristina de Brito Lima aceitou o pedido na quinta-feira (8) e estabeleceu o valor por tempo indeterminado.

A decisão da juíza também se aplica aos futuros contratos a serem assinados por Pato, seja com patrocinador ou para campanhas publicitárias. Do cachê a ser recebido, a atriz terá direito a 20% do valor que o jogador firmar com as empresas.