segunda-feira, novembro 01, 2010

"A cada dia as mulheres conquistam o comando da política brasileira. Dilma não vai nos decepcionar", diz João Maia.

Em entrevista à Rádio Caicó AM, o deputado federal João Maia (PR) comemorou a vitória de Dilma Roussef, eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Para o presidente do PR e aliado da petista, sua vitória, na maioria dos municípios potiguares e em todos do Seridó, foi um voto de gratidão ao que o presidente Lula fez para o povo brasileiro. "Dilma, como Lula, tinha muito respeito pelos nordestinos, até porque Lula saiu do nordeste em um pau de arara, e nós fomos tratados com muito respeito, seja pelos programas sociais, é um projeto muito consistente", destacou.
Na entrevista, o deputado comentou os desafios que a bancada federal aliada de Dilma terá, a partir de janeiro de 2011, quando Rosalba Ciarlini (DEM), que não apoiou Dilma assumir o Governo do Estado. "Eu não tenho a menor intenção de negociar apoio ao governo em troca de cargos, ou de outras coisas dessa natureza, mas a governadora eleita Rosalba pode saber que no que depender de mim, para levar recursos pra melhorar a vida do povo do RN, eu farei. Essa vai ser a minha colocação", concluiu.

Seguem trechos da entrevista de João Maia:
Qual a avaliação que você faz da vitória de Dilma?João Maia - Eu tive sempre muita confiança no projeto Dilma, porque eu dizia que estávamos discutindo um projeto que começou a acontecer e deu certo. O projeto dos Institutos Federais de Educação, da recuperação das estradas federais, da Bolsa Família que alem de tirar o pai e a mãe de família da miséria absoluta, criava uma renda que movimentava o comércio. Então tínhamos uma proposta de dizer que estávamos fazendo, e não prometendo fazer. Dilma, como Lula, tinha muito respeito pelos nordestinos, até porque Lula saiu do nordeste em um pau de arara, e nós fomos tratados com muito respeito, seja pelos programas sociais, é um projeto muito consistente. Eu quero agradecer ao povo do Seridó, a virada que demos em Parelhas, a vitória que tivemos em Caicó, Currais Novos e em todo o Seridó. Nós esperamos que a gente continue trabalhando para melhorar a vida das pessoas. Política, quando a gente faz para melhorar a vida das pessoas, é a atividade mais nobre que a gente pode ter. A gente não pode é se servir da política. Quem precisa de governo são os mais humildes, os que não tem plano de saúde, não tem acesso a Escola Privada, não tem segurança e os que precisam que o Estado, Prefeitura e Governo Federal os socorram no momento de precisão. A vitória de Dilma é a continuidade desse projeto de resgatar e distribuir a renda, de resgatar o equilíbrio maior entre as regiões do Brasil. O voto de Dilma foi um voto de gratidão ao que Lula fez para o povo brasileiro.
Quais são os principais desafios de Dilma no RN, já que mesmo tendo aliados fortes como João Maia, Henrique Eduardo, Garibaldi Filho, Fátima Bezerra, terá Rosalba Ciarlini no Governo?Hoje eu vim pra Brasília sentado ao lado de Henrique Eduardo. Nós viemos falando sobre Natal, a importância que Natal fique com a Copa do Mundo, isso mostra o RN pro mundo inteiro e viemos conversando sobre o Governo. Nós temos um consenso, e já conversamos com Fátima Bezerra. Eu apoiei Iberê com convicção, trabalhei duro por ele, o eleitor me credenciou pra ser oposição, mas a conversa que eu tive com Henrique é dizer que o que for possível fazer pelo Estado e pelo nosso povo, nós vamos fazer, independente de quem seja o governador. Eu não tenho a menor intenção de negociar apoio ao governo em troca de cargos, ou de outras coisas dessa naturza, mas a governadora eleita Rosalba pode saber que no que depender de mim, para levar recursos pra melhorar a vida do povo do RN, eu farei. Essa vai ser a minha colocação. Sou oposição política ao Governo do Estado, porque o povo me escolheu pra ser oposição, mas o que eu puder e tudo que Rosalba precisar, pra melhorar a vida do povo do RN, ela vai contar comigo.
Além dos ideais que conquistaram o povo brasileiro, qual é a sua avaliação pelo fato do Brasil estar vivendo esse momento histórico, de pela primeira vez, ter uma mulher como presidente da República? Significa um avanço de ideais e propostas, o vencer de alguns preconceitos?Eu costumo dizer que tem umas pessoas que se reúnem e tratam de megas tendências no mundo. Em 1990 esse encontro existiu e eu conheci o relatório. E dizendo que uma das megas tendências no Mundo era que as mulheres assumam cada vez mais, posições importantes. E isso está se concretizando. Temos uma primeira ministra alemã que é mulher, e no Rio Grande do Norte já estamos acostumados com isso. Wilma foi governadora, agora Rosalba será governadora, a prefeita de Natal e de Mossoró são mulheres e tantas outras. A cada dia as mulheres conquistam o comando da política brasileira. Dilma não vai nos decepcionar. São mais disciplinadas e dedicadas do que os homens. O fato do Brasil ser governado por uma mulher é significativo e histórico. E eu penso que ela vai fazer de tudo pra não decepcionar os brasileiros, que depois de séculos, escolheram uma mulher para o cargo mais importante do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário