quinta-feira, agosto 25, 2011

Dos anos 1960 até hoje, a saga de "O Planeta dos Macacos"

Franquia ganha fôlego com o lançamento de novo filme; assista ao vídeo com cenas de todos os longas

iG
O primeiro longa-metragem da série "O Planeta dos Macacos" chegou aos cinemas em 1968 e era baseado no romance francês homônimo, escrito por Pierre Boulle e publicado em 1963. Seu roteiro traz a história do astronauta George Taylor (Charlton Heston), que após viajar à velocidade da luz em uma nave espacial, cai no mar de um planeta desconhecido. Ali, encontra macacos que falam e escravizam os humanos - estes agem como criaturas selvagens.
Foto: Divulgação
O casal de chipanzés Cornelius e Zira com o ator Charlton Heston no primeiro "O Planeta dos Macacos"
Taylor é capturado pelos símios, mas encontra apoio no casal de chimpanzés Zira (Kim Hunter) e Cornelius (Roddy McDowall), que diferentemente de seus semelhantes acredita que macacos e humanos possuem parentesco. Com a ajuda da dupla, o astronauta confronta os demais macacos e consegue fugir para a misteriosa Zona Proibida.
O sucesso do primeiro filme inspirou a produção de sua sequência, "De Volta ao Planeta dos Macacos", de 1970. Nela, uma segunda nave da Terra cai no misterioso planeta. Seu único sobrevivente, o astronauta Brent (James Franciscus), passa a procurar pelo personagem de Charlton Heston ao encontrar vestígios de sua passagem pelo local.
Ele encontra Zira e Cornelius e descobre o possível paradeiro de Taylor. Ao buscá-lo na Zona Proibida, Brent descobre uma caverna com ruínas da cidade de Nova York e uma sociedade de humanos mutantes que reverenciam uma bomba.
Após testemunhar o conflito entre macacos e mutantes, o astronauta falha ao tentar impedir que a bomba nuclear seja detonada, extinguindo a vida do planeta. Isso leva a franquia à sua terceira parte, "Fuga do Planeta dos Macacos", de 1971.
Nesta terceira parte, o casal de chimpanzés Zira e Cornelius, junto com o amigo Milo, acaba voltando no tempo ao consertar a nave dos humanos que, impulsionada pela energia da bomba detonada no final do filme anterior, os conduz à Terra. Os macacos tornam-se celebridades, mas tudo muda quando o governo descobre que no futuro o planeta será dominado pelos símios.
Determinados a exterminar os chimpanzés, os militares promovem uma caçada que culmina com a morte de Cornelius e Zira (Milo havia morrido antes). Porém, o filhote do casal, Cesar, que havia nascido há poucos dias, sobrevive graças a uma troca feita pelo empresário circense Armando (Ricardo Montalbán), que substitui o bebê por outro chimpanzé.
A adolescência de Cesar (Roddy McDowall) é o mote de "A Conquista do Planeta dos Macacos", de 1972. No longa, uma doença matou todos os cães e gatos da Terra. Assim, os humanos adotam os macacos como animais de estimação, ensinando a eles inclusive como executar tarefas domésticas.
Apesar de viver escondido, Cesar se irrita ao testemunhar um macaco sendo agredido por policiais e grita com eles. Na tentativa de salvá-lo, Armando, o empresário circense do filme anterior, assume a culpa e é preso. Isso faz com que o jovem chimpanzé seja vendido para outro dono - no caso o governador Breck (Don Murray). Lá, na companhia de outros macacos, Cesar ensina-os a lutar e a utilizar armas, dando início à rebelião que culmina na criação do planeta dos macacos.
A última parte da franquia original, "Batalha pelo Planeta dos Macacos", de 1973, acontece dez anos após a insurgência dos símios liderada por Cesar. Agora, a Terra é dividida por dois ideais: o do próprio Cesar, que prega a convivência pacífica entre os macacos e os humanos sobreviventes, e o do gorila Aldo (Claude Akins), que pretende exterminá-los.
Após muitas batalhas Cesar triunfa e consegue, após reconhecer que os macacos podem ser tão cruéis quantos os humanos, dar o primeiro passo para uma sociedade em que ambos conseguem coexistir.
Foto: Divulgação
Estella Warren, Mark Wahlberg e Helena Bonham Carter em "O Planeta dos Macacos" de 2001
Quase 30 anos mais tarde, em 2001, a série foi reiniciada pelo cineasta Tim Burton como "O Planeta dos Macacos". Nesta versão, é o astronauta Leo Davidson (Mark Wahlberg) que, ao tentar localizar uma nave tripulada por um chimpanzé domesticado, acaba no planeta dominado pelos símios. Como no filme original, no local os humanos são escravizados.
Com a ajuda da chimpanzé Ari (Helena Bonham Carter), Leo consegue escapar de seus captores e lidera uma rebelião contra a tirania dos macacos, que têm na figura do general Thade (Tim Roth) seu maior inimigo.
No ápice do filme, a nave perdida com o chimpanzé de Leo pousa no planeta, fazendo com que os símios o considerem seu criador. Aproveitando a confusão, o humano escapa do planeta, mas, ao retornar à Terra, encontra Washington, capital dos Estados Unidos, dominada por macacos.
Com "Planeta dos Macacos – A Origem”, que estreia nesta sexta (dia 26 de agosto) nos cinemas, a saga ganha novo fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário