domingo, outubro 10, 2010

Tire a recuperação de letra

Um pouco de disciplina e dedicação é suficiente para vencer a etapa e evitar a reprovação na escola

O ano letivo está chegando ao fim e a ansiedade e expectativa entre os estudantes para saber se passou de ano aumenta. A menos de dois meses do fim das aulas muitos já sabem se vão ficar ou não em recuperação. E para quem não vai escapar da berlinda, a dica do coordenador pedagógico de uma escola particular da cidade, Gilson da Silva Barbosa, é dedicação aos estudos em tempo integral. "Quem já sabe que ficará em recuperação precisa reorganizar seu horário de estudo, e se dedicar integralmente para conseguir revisar todo o conteúdo. O importante é não deixar tudo para a última hora, isso é o que a gente mais aconselha aos alunos", diz.

As irmãs gêmeas Julia e Milena tentam passar de ano direto para escapar das provas complementares Foto: Fernanda Zauli/DN/D.A Press
A estudante do 2º ano do ensino médio Julia Moura, 17 anos, sabe bem o que é isso. Segundo a própria, ela fica em recuperação todos os anos e já está até acostumada. "No começo do ano a gente estuda bem direitinho, organiza o tempo, depois vai relaxando e acaba não escapando da recuperação", disse. Ela acredita que ficará em recuperação em Química, Física e Matemática. Milena Moura, irmã gêmea de Julia, também acredita que não passará de ano direto e lamenta ter o início das férias adiado. "É uma pena porque a gente acaba ficando na escola por mais uns 15 dias, e tem que esperar mais para viajar nas férias", disse Milena. Apesar da provável recuperação as duas acreditam que vão passar de ano. "Este ano foi muito difícil, mas no fim tudo dá certo", disse Julia.
A amiga delas, Aline Santana, de 16 anos, nunca ficou de recuperação, mas afirma que estuda todos dias, pelo menos três horas por dia, durante todo o ano. "Quando eu estou com dificuldade em alguma matéria eu procuro fazer um curso isolado para melhorar e procuro estudar um pouco todo dia para não acumular matéria", disse. Segundo as amigas, todos os anos Aline pensa que ficará em recuperação mas nunca fica. "Eu tenho mais dificuldade em inglês e português, mas no fim sempre acabo passando".

Horários Têm que Ser rígidos

Para a psicóloga do Colégio Contemporâneo, Mônica Valéria Brito Dantas de Araújo, não existe "mágica" para evitar a recuperação, é preciso estudar. "O segredo é o estudo contínuo e organizado, estabelecer horários para estudar diariamente em casa e não burlar esse horário. Por exemplo, se uma colega chamar para ir ao shopping às três horas da tarde, a estudante tem que dizer não, porque aquele é seu horário de estudo. Se a colega chamasse para ir ao cinema às dez da manhã ela diria 'não' porque é o horário da escola. Então tem que funcionar da mesma forma, tem que ser uma prioridade", disse.
Portanto, se você está nessa situação, correndo sérios riscos de ficar em recuperação, arregace as mangas e estude com dedicação. Procure seu professor, fale das suas dificuldades, se preciso, procure uma aula de reforço e se dedique. A psicóloga Mônica Brito alerta: "Ainda dá tempo, mas é preciso estudar".

Dicas

Dicas para quem está em recuperação
- Organize seu tempo
- Priorize o estudo
- Faça uma revisão de todo o conteúdo
- Se dedique em tempo integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário