Barragem de Oiticica começou a virar realidade.
A Barragem Oiticica, um dos maiores e antigos sonhos dos seridoenses que lutam pela garantia de maior oferta hídrica na região, vai se tornar realidade. Na próxima quinta-feira, 29, a Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) receberá os documentos de habilitação e propostas de preços das empresas interessadas na construção da barragem. Com capacidade para armazenar mais de 640 milhões de metros cúbicos, a barragem, a ser construída no município de Jucurutu, também permitirá a construção de um um canal de integração das principais barragens do Seridó e será a solução definitiva para o abastecimento da cidade de Currais Novos.Um dos principais defensores da construção da barragem, o ex-prefeito Zé Lins (na foto), de Currais Novos, encampou, em 2007, como presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, o movimento pela retomada do projeto de construção. A FEMURN produziu documento que foi apresentado à bancada federal e à então governadora Wilma de Faria, para inclusão da obra no Orçamento Geral da União, via emenda coletiva dos parlamentares potiguares.
“Não se pode pensar em abastecimento do Seridó nem na ampliação da oferta d´água também para fins de produção sem a construção da barragem de Oiticica”, garante Zé Lins, que sempre defendeu o projeto em todos os cargos públicos que ocupou, eletivos ou não. “Por isso, fico muito feliz ao ver que o projeto da barragem começa a se tornar realidade”, completou o ex-prefeito e ex-dirigente da FEMURN.
Zé Lins defende também que a classe política do Estado -, incluindo a bancada federal, os parlamentares estaduais e a governadora Rosalba Ciarlini, além dos prefeitos, vereadores, lideranças empresariais, igrejas e entidades civis de todo o Seridó, deve unir esforços para garantir a continuidade e conclusão da obra. “Só sabe da importância da barragem da Oiticica quem vive e trabalha no Seridó. Trata-se de uma obra estruturante que vai alavancar o crescimento da região e contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Por causa disso, devemos todos acompanhar esta obra, passo a passo, para garantir que o povo do Seridó receba este importante benefício”, finalizou Zé Lins.
Fonte: Blog de Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário