O objetivo é participar da festa da padroeira do Brasil na cidade que entrou para o roteiro turístico do Vaticano.
Uma multidão está percorrendo a pé uma das principais rodovias do país. São romeiros que vão participar da festa da padroeira do Brasil em Aparecida, no interior de São Paulo.
Pressa tem os carros e caminhões. Pra quem caminha assim, solitário, o combustível é outro. “O segredo é ter fé e chegar lá. Nossa Senhora para mim é tudo”.
Os pés que não aguentam tantas passadas vão para o alto. “A gente precisa do chinelo do vizinho, porque não dá. É muito cansativo, mas vale a pena”.
As horas que antecedem o dia da padroeira são de peregrinação na rodovia que liga Rio e São Paulo. A Presidente Dutra vira um corredor de fé.
“A hora que você vê a basílica, lá de cima, há um quilômetro quase daqui, aí te arrepia todo, você tem vontade de chorar, de sentar, de correr, de tudo”, diz o vendedor Claudio Francisco Canale
Trinta, 70, cem quilômetros. Para quem vem caminhando, qualquer distância é longa. Mas o Santuário Nacional deve começar a receber gente de muito mais longe. É que Aparecida acaba de entrar para o roteiro de turismo do Vaticano.
A agência de turismo oficial leva católicos a pontos religiosos da Europa. Enquanto os estrangeiros não chegam, a peregrinação segue verde e amarela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário