Para resumir o conceito, liderança é quem somos. Inspirar confiança por meio da força do caráter é simplesmente ser o exemplo o qual as pessoas devem seguir. Você nunca será líder se não for honesto, se não for dedicado, se não respeitar os outros. As pessoas não vão seguir os passos de uma pessoa que não respeita ninguém. Ser o exemplo de alguém é ter autoridade sobre esse alguém.
A grande diferença de autoridade e poder é que a autoridade se resume em: "Farei por você". Enquanto poder se resume em: "Faça isso, senão vai ver!". É fácil ter poder sobre as pessoas, quantas pessoas têm dinheiro e exercem poder ou são chefes porque são parentes do dono da empresa. Difícil é ter autoridade e fazer com que as pessoas trabalhem entusiasticamente visando o bem da empresa ou até mesmo o bem dos outros.
O grande exemplo de autoridade é Jesus Cristo e ele nos ensinou que qualquer um que queira ser líder deve primeiro servir. Se você opta por liderar, deve servir. Se prestarmos atenção esse ensinamento tem tudo a ver com o amor porque o amor é o ato de se pôr a disposição dos outros, identificando e atendendo suas reais necessidades, sempre procurando o bem maior. Um líder deve agir com amor, deve amar as pessoas porque o amor é paciente, o amor é gentil, não é pomposo nem arrogante (humilde), não age de maneira inconveniente (respeitoso), não procura seu próprio interesse (altruísta), não regozija na injustiça, mas na verdade (honesto), suporta todas as coisas, nunca falta (dedicado). Isso é ser líder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário