Feira do Livro do Seridó começou ontem; confira programação
A Feira do Livro do Seridó começa ontem e segue até domingo na Ilha de Santana, em Caicó. O evento pretende difundir a riqueza da literatura, proporcionar o encontro entre leitor, personagens, autor e obras literárias, além de intensificar sua disposição natural para revelar os novos talentos da literatura potiguar, bem como prestigiar os autores locais. A Feira contribui na formação do novo leitor e promove o aquecimento do mercado editorial, com venda de livros a preços acessíveis.
De acordo com o coordenador do evento, Osni Damásio, a meta é realizar uma programação variada, de modo a atingir diferentes públicos despertando neles o interesse maior pela leitura. "A partir de uma vasta programação cultural e da ampliação de atividades iremos incentivar o hábito da leitura de maneira divertida e espontânea, além de estimular a escrita e o convívio mais próximo da população com o mundo dos livros", destaca o coordenador.
Diante dos bons resultados nas cinco edições da Feira do livro de Mossoró, do processo contínuo de expansão, tanto no âmbito da estrutura física, quanto na programação, a coordenação do evento resolveu promover a Feira do Livro do Seridó. As tradições e a intensa valorização da cultura sertaneja foram pontos fundamentais para a escolha da região como o cenário de mais uma Feira do Livro no Estado. Um lugar repleto de diversidade. Palco perfeito para um evento que pretende enaltecer a cultura impressa.
Durante quatro dias, o público contará com uma intensa programação literária que inclui a presença de escritores, saraus, atrações artísticas, debates, oficinas de ilustração, contadores de histórias, lançamentos e comercialização de publicações dos mais diferentes gêneros. O evento pretende desenvolver diversas ações de estímulo a leitura e de incentivo a produção literária.
Grandes nomes da literatura nacional e regional vão marcar presença, entre eles podemos destacar: Gabriel, O Pensador; Tarcísio Gurgel, Vicente Serejo e o poeta popular, Antonio Francisco. O diretor Nacional de Livro, Leitura eLiteratura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, também confirmou presença no evento.
Programação:
SÁBADO
CIRCO DA LUZ
9h Apresentação da Cia de Teatro Catadores de Vida, com o espetáculo Os Tambores do Rosário, de Djalma Mota, com direção de Alexandre Muniz
Grupo formado por 18 crianças e adolescentes (entre 06 e 18 anos) do Bairro Frei Damião, iniciado no ano de 2008, por iniciativa e dedicação voluntária do Prof. Alexandre Muniz, com o objetivo de tirar crianças e adolescentes do trabalho de catadores de lixo.
10h Apresentação do Grupo de Dança Regional - Escola Mul. Auta de Souza
Composto por 24 meninas de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, o grupo foi criado em 2007 para embalar os eventos sócio-educativos da escola, e tem como coordenadora a diretora Mara das Graças Santos.
11h Apresentação da Cia de Teatro Filhos de Acauã, com o espetáculo Caicó de Santana, de Djalma Mota, com direção de Alexandre Muniz
Pertence à associação união do sobrado da casa de cultura popular de Caicó, a Cia é formada por 25 crianças e adolescentes entre 09 a 15 anos, da rede municipal, estadual e privada de ensino dacidade. Iniciou suas atividades neste ano, apresentando-se na Festa de Santana pela primeira vez.
19h Bate-papo sobre jornalismo e literatura com Vicente Serejo, Tarcísio Gurgel e Tácito Costa
O cronista e jornalista Vicente Serejo atuou durante 24 anos nos Diários Associados como repórter, editor, chefe de reportagem, editor geral e diretor comercial. É membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, professor de jornalismo da UFRN e publica sua crônica diária em O Jornal de Hoje.
Tarcísio Gurgel é graduado em Comunicação Social pela UFRN, mestre em Literatura pela PUC-RIO, doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa em Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFRN. É professor no Departamento de Letras, onde leciona Literatura Potiguar.
20h Antonio Francisco
Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor. Aos 46 anos começou sua carreira literária. Muitos de seus poemas são alvos de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem. Em 2006, tomou posse da cadeira de nº 15 na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, cujo patrono é o cearense Patativa do Assaré.
PAVILHÃO EXPOSIÇÃO
9h Apresentação de Paulo Lúcio e seu violão mágico e o Saxofonista Carlos Guedes.
15h Apresentação do grupo Paletozinhos do Forró
Trio de forró constituído por pai, filho e irmão, apresenta músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jorge de Altinho.
PAVILHÃO OFICINAS
09h às 10h A Poesia Potiguar terá lugar de destaque na voz do poeta e jornalista Marcos Bezerra Cavalcanti, que com simplicidade e despojamento deixará através "da arte pela arte" sua contribuição para um mundo melhor.
14h às 16h Palestra "Espaços de Leitura na Escola e a Formação de Leitores" com Joiran Medeiros da Silva e Salizete Freire Soares
Palestra que dará expansão a uma reflexão acerca das políticas públicas de leitura, de bibliotecas e de promoção da leitura.
DOMINGO
CIRCO DA LUZ
9h Apresentação da E. E. Padre Edmund Kagerer - "Braguinha"
10h Apresentação da E. E. Padre Edmund Kagerer - "Pastoril Cidadão"
11h Apresentação da E. E. Padre Edmund Kagerer - "Que Lembrança"
19h Palestra "Políticas Públicas de Livro e Literatura" com Fabiano dos Santos, Diretor Nacional de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura
20h Bate-papo com Gabriel O Pensador
Bate-papo em que Gabriel discorre livremente sobre vários temas presentes em seu livro, contando como nasceram alguns poemas e crônicas, além de revelar curiosidades sobre a música e seu processo criativo, como e o porquê começou a fazê-la e os passos percorridos até conseguir gravar seu primeiro disco, aos dezoito anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário