Enem deve ser realizado na segunda quinzena de novembro, diz MEC
Christian Baines, repórter em Brasília
BRASÍLIA – Assessores do Ministério da Educação afirmaram neste sábado (3) que a orientação da pasta é fazer de tudo para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado ainda no mês de novembro. No entanto, está praticamente descartada a possibilidade de ser realizado nas duas primeiras semanas do mês.
- Consórcio do Enem pede tempo para dar respostas
- Após nova falha, MEC pode trocar organizador do Enem
- Empresa responsável por realização do Enem é alvo de 354 ações na Justiça diz jornal
Para atingir a meta, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, não descartou a possibilidade de o exame ser ministrado em um dia de semana.
A previsão é que o ministério consiga viabilizar a data durante uma reunião nesta segunda-feira (4) com os reitores de universidades e institutos federais. Segundo representantes da pasta, poderá haver uma negociação para adiar vestibulares com números menos expressivos de inscritos em benefício do Enem.
Segundo Fernandes, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deve apresentar todas as medidas na terça-feira (5), depois de realizadas as reuniões com o consórcio Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), responsável pela execução de todas as etapas do Enem 2009, e com os reitores.
O professor confirmou ainda que a prova já esta elaborada. O instituto utilizou o banco de questões que dispunha e uma nova versão do exame já está no cofre, em uma sala de acesso restrito do prédio do Inep.
O ministério está decidido a realizar o exame ainda em novembro. Para isso, poderia descartar o Connasel e contratar uma nova empresa ou até fazer todo o processo de logística sozinho. “Estamos vendo todas as possibilidades de trocar a logística, com o consórcio ou sem o consórcio”, disse Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário