sexta-feira, julho 03, 2009



Projeto Despertar
é implantado na Escola Estadual Amaro Cavalcanti

Jardim de Piranhas, 02/07/2009

Apresentação

É um programa de difusão da cultura empreendedora, que visa proporcionar perspectivas de geração de novos micro e pequenos negócios, a partir do estímulo ao conhecimento e ao acesso à informação para alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual.

O Projeto foi concebido a partir da metodologia desenvolvida e aplicada com êxito pelo Sebrae/CE.

Em 2003 foi implantado pelo SEBRAE/RN em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos, sendo oferecido como disciplina extra-curricular, com o objetivo de desenvolver nos jovens, atitudes empreendedoras a partir do conhecimento dos elementos que integram o ambiente sócio-econômico atual, das características pessoais do empreendedor e da importância do empreendimento para o desenvolvimento da sociedade.

Histórico

Idéia Básica do Projeto

“Despertar” no aluno do ensino médio das escolas públicas estaduais do RN, a vocação para empreender, proporcionando-lhe uma visão de futuro, tendo em vista:

  • Os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho;
  • O desenvolvimento LOCAL/REGIONAL;
  • A melhoria da auto-estima e a realização profissional/pessoal .

As Feiras do Jovem Empreendedor são partes integrantes do Projeto Desertar, sendo este o momento de conclusão do projeto, quando os alunos colocam em prática tudo o que vivenciaram e aprenderam na sala de aula através dos seus professores, e apresentam os seus projetos ao público.

Para realizar as feiras, os alunos formam equipes (mini empresas) e elaboram os seus Planos de Negócios (projetos). Para torná-los realidade, eles são orientados pelos professores a tomarem iniciativas, decisões e buscar parcerias e recursos junto a empresários, a comunidade e lideranças locais. Todas as iniciativas para a realização dos projetos são tomadas pelos alunos.

Feira do Jovem Empreendedor

  • São José do Mipibú : Alunos do projeto, após o curso, criaram uma farda para a Escola e passaram a ser fornecedores do fardamento;
  • Angicos: Um aluno montou a própria loja de roupas masculinas; Um professor já tem um pequeno mercadinho;
  • Apodi: Dois alunos montaram uma sorveteria, com o apoio do Banco do Brasil e a parceira da Gelisse (Empresa fornecedora de sorvetes);
  • Parnamirim: Alunas estão montando Empresa de Langerie, já sendo fornecedoras para empresas de Natal;
  • Macau: Alunos foram contratados por um supermercado por terem o certificado do curso, um grande diferencial na seleção feita pela empresa;

- Durante a Feira do Jovem Empreendedor que ocorreu em 2005, um jovem da Escola Dr. Severiano, foi contratado pelo empresário do Guinza, um dos melhores restaurante de Natal, por ter como projeto, uma empresa de Sushi. Hoje ele estagiou com sushimans do Guinza, e hoje tem o seu próprio negócio.

A aula inaugural aconteceu ontem, dia 02 de julho, nas dependências da EE Amaro Cavalcanti, à qual compareceram muitos alunos e professores da escola. O senhor Rodolfo Barreto representou o SEBRAE /Caicó, e a senhora Maria Mercês (Neta) representou a 10ª DIRED. A aula foi encerrada com os testemunhos dos empresário Renato Ferreira (Asitex) e Rubens Nogueira (panificação) que contaram as suas trajetórias de empreendedores de sucesso em que se transformaram, emocianando todos os que ali se encontravam. O diretor Francisco Borges e a professora Rosilda Dantas (coordenadora do projeto na escola) ficaram bastante satisfeitos com o resultado do encontro.

(Equipe: Brena, Lorrainy, Jordânia, Monalisa Paiva (1º A); Valdeci e Leo (2º A).



3 comentários:

  1. EH ISSO AÍ. A AMARO CAVALCANTI FAZ, E BEM, A SUA PARTE. ENQUANTO A CARAVANA PASSA, A CACHORRADA LATE, DESESPERADA, PROCURANDO UM OSSO PARA RASPAR.

    ResponderExcluir
  2. Estamos contribuindo e muito com a educação e formação dos jovens jardinenses, por isso estamos incomodando aquele(as) que nunca fizeram e nada fazem.

    ResponderExcluir
  3. o projeto despertar está abrindo novas portas para o desenvolvilmento como um todo;pois as aulas tem exigências nas quais nos divertimos e trocamos idéias e opiniões onde senpre tentamos chegar a uma conclusão.
    ana carla garcia (terceiro ano ´A`)
    aluna do projeto.

    ResponderExcluir