terça-feira, abril 17, 2012

Implante emite alerta de ataque do coração

O método acaba de chegar ao Brasil e poderá salvar milhares de vidas

Editora Globo
O aparelho emite alertas sonoros, vibratórios e de luzes para alertar sobre ataque cardíaco // Crédito: Divulgação
Um dos principais motivos de preocupação dos médicos, a morte por ataque cardíaco, poderá ser resolvido em breve com a ajuda da ciência. Uma empresa britânica desenvolveu o dispositivo AngelMed Guardian, que, quando implantado no coração, avisa com antecedência a chegada de um ataque cardíaco. Agora, essa mecanismo acaba de chegar ao Brasil, disponível no site oficial da empresa.

Para mandar o alerta ao paciente, o sistema vale-se de uma combinação de vibrações, tons sonoros e avisos visuais, garantindo uma eficiente e quase infalível forma de automonitoração do problema.

O dispositivo oferece dois níveis de urgência de alarme: um de alta prioridade, que indica que o paciente está começando a ter o ataque e deve correr para o hospital, e um de prioridade moderada que indica que algum problema foi detectado e que paciente precisa de consulta médica no prazo de até 48 horas.

Atualmente o sistema encontra-se nas últimas fases dos testes clínicos e, assim que lançado, não sairá por menos de 12 mil dólares. Apesar do alto custo, a tecnologia tem potencial de salvar milhões de vidas em todo o mundo.

As doenças do coração estão entre a principal causa de morte nos Estados Unidos. De acordo com o Centro Americano de Controle de Doenças, são 800 mil óbitos todos os anos no país, e, no Brasil, esse índice também é alto, são mais de 300 mil óbitos anualmente.

Apesar de campanhas generalizadas para ajudar os pacientes a reconhecerem os sintomas da doenças a tempo, mais de 30% das pessoas que sofrem ataque cardíaco morrem antes de encontrarem atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário