terça-feira, abril 17, 2012

As oportunidades estão abertas

O portal de notícias Huffington Post ganhou um Pulitzer, prêmio mais respeitado na área de jornalismo. No ano passado, o site publicou uma série de reportagens - Beyond the Battlefield  – sobre histórias de veteranos do exército americano feridos nas guerras do Iraque e do Afeganistão.
A série de matérias, que chegou a se transformar em um ebook, faz uso de vídeos, fotos, infográficos e integração com plataformas de redes sociais.
É um tipo de jornalismo diferente do que o HuffPost tradicionalmente faz – focado demais em ser viral e atraente para os mecanismos de buscas. Aliás, David Wood, veterano jornalista responsável pelas reportagens faz parte da pequena equipe de profissionais pagos pelo HuffPost e não dos numerosos “blogueiros convidados” que não recebem remuneração financeira pelo seu trabalho.
O HuffPost não é a primeira publicação com DNA 100% digital a receber o prêmio. Em 2010, a organização ProPublica, em parceria com a NYTimes Magazine, levou o Pulitzer para a redação.
O recebimento do prêmio mostra o quanto a internet trouxe novas marcas ao jornalismo. Algo que historicamente é bem comum. Sempre quando surge uma nova plataforma ou dispositivo de distribuição de conteúdo, novas marcas nascem.
Há 15 anos quem imaginaria que o Huffington Post se tornaria uma importante marca na área de jornalismo, chegando a receber um Pulitzer?
O prêmio dedicado ao HuffPost tem um outro componente interessante – em mostrar que oportunidades estão abertas e que o discurso “velha mídia” versus “novas mídias” não encontra mais espaço.
Assim como o Pulitzer não é algo mais restrito a estabelecidas empresas de jornalismo, ferramentas como blogs, infográficos online e plataformas de redes sociais não são e nunca foram de uso exclusivo das novas empresas de mídia. Apesar da aura mágica criada em torno delas, são ferramentas acessíveis a todas organizações – novas e tradicionais empresas de jornalismo.
O HuffPost soube muito bem utilizá-las e conquistou um Pulitzer. Da mesma forma, empresas tradicionais podem fazer o mesmo. Guardian e NYTimes, por exemplo, vêm integrando essas ferramentas ao dia a dia, com usos melhores do que o de muita empresa nova e descolada de mídia.
Um outro exemplo vem do próprio HuffPost. Junto com o recebimento do prêmio de jornalismo, o site anunciou que lançará uma revista semanal exclusiva para tablets. Há um bom tempo “fazer revista” deixou de ser algo exclusivo de empresas estabelecidas. As possibilidades agora estão abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário