sexta-feira, abril 30, 2010

FESTA DE SÃO JOSÉ - COMUNIDADE ASSEMBLEIA
DE 28 DE ABRIL A O2 DE MAIO

PROGRAMAÇÃO DE HOJE, SEXTA-FEIRA, DIA 30 DE ABRIL
RELIGIOSA
Primeira páscoa das crianças com visita da coordenadora paroquial da Pastoral das Crianças nas famílias.

16 horas - Celebração da vida.
18 horas - Batizados na Capela de São José.
19 horas - Segunda novena de São José.
Noite dedicada à JUFRA, Pastoral da Criança e dizimistas da comunidade.

SOCIAL

20 horas - Tradicional jantar de São José na quadra de esportes Josué Altino. Preço R$ 5,00.
Animação: E2 e o cantor Erinaldo.

quinta-feira, abril 29, 2010

Vestibular & Educação

Opinião: Orientação Profissional na escola é fundamental!

Atividade ajuda jovens em conflito quanto a escolha da carreira.
'Orientá-los profissionalmente não é um luxo e sim uma necessidade'.

Foto: Arte/G1(Foto: Arte/G1)

As principais universidades do país estão organizando seus calendários para os vestibulares 2011. Em agosto, começam as inscrições para USP, ITA e Unicamp.

Embora algumas instituições realizem seleções no meio do ano, geralmente os alunos do terceiro ano do ensino médio concorrerão a uma vaga apenas no final de 2010.
Isso significa que, apesar da carga de estudos que estão enfrentando, os estudantes têm que se preocupar com uma questão muito séria: que carreira concorrer nos vestibulares. Essa escolha diz respeito a um projeto de vida, que por sua vez dá um significado positivo ao empenho para passar no vestibular.
Num primeiro momento pode parecer que essa questão seja de fácil resolução. Não é. Principalmente porque se refere a um aspecto importante da vida de todos: a que se dedicar a maior parte da vida.
Para isso, a psicologia se preocupou em estudar a questão da identidade profissional e desenvolveu um corpo teórico e prático, conhecido como Orientação Profissional, que ajuda não só os jovens em conflito quanto a escolha de uma carreira, mas também profissionais que se encontram em uma encruzilhada, não sabendo que rumo seguir profissionalmente.

Nesse aspecto, as escolas que preparam os jovens para os vestibulares deveriam também se preocupar com a questão profissional e oferecer a seus alunos ferramentas para que eles possam amadurecer nisso. Não só no sentido de conhecer as profissões, que são muitas e nem sabemos o que algumas fazem. Mas de proporcionar a eles um tempo para que reflitam sobre o aspecto profissional. Muitos nunca pararam para pensar seriamente no assunto.
Um trabalho como esse deve ser oferecido aos estudantes de ensino médio, se pensarem em fazer um curso universitário; ou para alunos do ensino fundamental, considerando aqueles que pretendem fazer um curso médio técnico.
Apesar de estarmos em abril, as escolas que ainda não trabalharam essa questão podem ajudar seus alunos, que com certeza em sua maioria estão angustiados.
O ideal é que esse trabalho seja feito considerando os três anos do ensino médio, quando se pretende envolver o jovem nas questões profissionais. Inicialmente, podem apenas conhecer as diferentes carreiras a serem seguidas, desde a formação universitária até a sua prática. Os guias de profissão são importantes só como ponto de partida.
A escola, com a ajuda de seus alunos, pode montar um acervo de informações das diferentes profissões para servir como material de consulta. Enquanto o montam, aprendem a pesquisar e as dúvidas e interesses vão aparecer.

Dinâmicas de grupo
No final do segundo ano do ensino médio e início do terceiro, pode-se pensar em algo mais focado. Para isso, o trabalho em grupos oferece muitas possibilidades. Através de dinâmicas de grupo, orientadas por um profissional da área da psicologia ou pedagogia, que tenha experiência com Orientação Profissional, pode-se trabalhar várias facetas envolvidas na escolha de uma carreira.
Por exemplo, propiciar o autoconhecimento e o conhecimento mais específico de algumas profissões de interesse dos jovens; explorar fantasias quanto ao futuro profissional; tornar evidente influências familiares e maneiras de lidar com elas; conhecer um pouco do mercado de trabalho, permitindo que se tome consciência das condições que poderá enfrentar. E muitos outros aspectos relacionados a realidade ocupacional e que envolvem uma escolha.
A instituição escolar não pode cruzar os braços. Ela deve ajudar seus alunos a se desenvolverem plenamente, o que inclui o prosseguimento dos estudos para que tenham uma profissão.
Ter uma profissão que se gosta e que tem a ver consigo, possibilita dar um sentido à vida e evitar muitos dissabores. Os jovens precisam de ajuda para se encontrarem. Sentir-se perdido pode levar a coisas que só aumentam o sofrimento, como as drogas. Orientá-los profissionalmente não é um luxo e sim uma necessidade.

(Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga)

Fonte: G1


Opinião: A função dos pais é ajudar o filho a se constituir como pessoa

Para uns, os filhos fazem tudo certo, para outros, fazem tudo errado.
Ambas atitudes colaboram pouco para o desenvolvimento da criança.

Psicologia pais(Foto: Arte/G1)

O nascimento de uma criança representa a concretização de um milagre. Por mais que se saiba de todo o funcionamento biológico da reprodução, parece incrível que aquele ser se desenvolveu no ventre de sua mãe.

Milagres são obras de uma divindade, o que nos remete à ideia de perfeição. É o que muitos pais pensam ou esperam de seus filhos – que sejam perfeitos.

Entre os que desejam isso, existem pais que não conseguem reconhecer nada do que os filhos fazem. Qualquer coisa poderia ser melhor, mesmo que tenham feito algo muito bom.

Boicotam seus filhos naquilo que são ou fazem. Consideram que admitir seus pontos positivos, poderia fazer com que não se esforçassem mais. Mas com tanto esforço e poucos resultados, há grandes chances de seus filhos se tornarem pessoas inseguras, exigentes e frustradas consigo mesmas.

Há aqueles, no entanto, cujos filhos são a tradução dos seres mais primorosos que existem. Tudo o que fazem é ótimo. Se o filho apresenta algum comportamento diferente, no máximo, acham graça. Se algo lhes acontece, é culpa do mundo, eles foram apenas vítimas. Se vão mal na escola, é ela que não é boa. Só arrumam desculpas para aquilo que dizem, o contrário do que pensam.

Ambas atitudes colaboram pouco para o bem-estar e para o desenvolvimento das crianças, revelando a cegueira dos pais, que os impede de ver os verdadeiros filhos que têm. Enquanto um enxerga de maneira deformada, o outro apenas vê aquilo que quer, e pode.

Elogios

Quando uma pessoa nunca é reconhecida por aquilo que faz, por melhor que seja o produto, ela deixa de ter um parâmetro para avaliar o resultado de suas ações. Isso se dá inicialmente através do outro. A medida que cresce, essa capacidade de dar um valor para as coisas é internalizada. O outro não é mais tão necessário (sempre precisamos de elogios) para termos certeza de nossas ações.

Isso envolve o desenvolvimento da capacidade de aceitar seus próprios erros ou resultados não muito bons. Mesmo que eles existam, há espaço para o triunfo e para a satisfação.

Por sua vez, aqueles que não conseguem ver nada além da divindade que é seu filho, provavelmente negam seu lado humano e real. Esquecem de circunscrevê-lo, impedindo-o de ter a noção de quem realmente é. Algo que provavelmente seus pais também não sabem, apenas o imaginam de acordo com seus desejos.

Assim, ficam impedidos de ouvirem os filhos em suas necessidades. Se uma criança vai mal na escola, realmente pode ser uma falta de adaptação àquele tipo de instituição. Porém, outras possibilidades têm que ser consideradas, como uma dificuldade de aprendizagem, por exemplo. Algo que um pai só poderá se dar conta se não ficar negando a humanidade de seu descendente e tudo o que a envolve. Afinal, uma divindade jamais teria problemas para aprender.

Um filho tem que ser olhado como ele realmente é. No que é bom e em que precisa de ajuda. A função de um pai e de uma mãe é ajudá-lo a se constituir como pessoa – real e humana, para que ele possa ser e se reconhecer.

(Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga)

Fonte: G1 em São Paulo

quarta-feira, abril 28, 2010

Índios brasileiros usam câmeras, computadores e blogam na internet.

Filme que estreia nesta semana mostra como indígenas lidam com a tecnologia.

Celulares, câmeras, computadores e internet vêm sendo ferramentas importantes para as tribos

Celulares, câmeras, computadores e internet vêm sendo ferramentas importantes para as tribos

Estreou nesta semana o curta-metragem Indígenas Digitais, no Oi Futuro, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O documentário retrata como indígenas de várias etnias estão utilizando a tecnologia para troca de informação e aprendizado.

Resultado da parceria da ONG Thydewá com a Cardim Projetos, o filme mostra integrantes de várias nações indígenas, como a Tupinambá (BA), a Pataxó Hahahãe (BA) e a Pankararu (PE), relatam como celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e, principalmente, a internet vêm sendo ferramentas importantes na busca das melhorias para as comunidades indígenas e nas relações destas com o mundo globalizado.

O filme mostra o funcionamento da rede Índios On-Line projeto selecionado em 2004 pelo Programa Oi Novos Brasis, de fomento à inclusão digital, que proporcionou a criação de um portal para facilitar a informação e a comunicação entre sete nações indígenas na Bahia, em Pernambuco e em Alagoas.

Nos últimos 6 anos, o projeto contou com a participação de 500 indígenas de 25 etnias. Através deste, os índios já publicaram 3 mil matérias e receberam 10 mil comentários, num total de quase 2 milhões de visitas ao portal.


Por: Fernando Souza Filho (msn notícias)

Maior telescópio do mundo pode até detectar vida extraterrestre

Megatelescópio em deserto do Chile está em construção e ficará pronto em 2018

Megatelescópio em deserto do Chile está em construção e ficará pronto em 2018

A revolução na percepção do universo causada por Galileu, 400 anos atrás, vai ganhar um novo fôlego daqui a oito anos, inclusive com tecnologia capaz de detectar vida em outros planetas. É o que promete o E-ELT (European Extremely Large Telescope), o maior telescópio do planeta, que está sendo construído no deserto de Atacama, no Chile, e está previsto para começar a funcionar em 2018.

O Conselho do Observatório Europeu Astral, que reúne 14 países que investem na tecnologia de observação espacial, escolheu o deserto chileno por ele estar localizado a 3 mil metros de altitude, vencendo a "concorrência" com La Palma, na Espanha, que também estava na briga para abrigar o megatelescópio.

O E-ELT contará com um espelho primário de 42 metros de diâmetro e custará US$ 1,5 bilhão para ser construído. O E-ELT será instalado no centro do deserto do Atacama, o mais árido do mundo, a 1.200 quilômetros de Santiago, onde está o Very Large Telescope (VLT), até agora o observatório óptico mais poderoso do mundo.


Por: Fernando Souza Filho (msn notícias)
Principais fontes de desmatamento analisadas na pesquisa estavam relacionadas à queimadas naturais e à atividade humana. (Foto: Rodrigo Baleia/Greenpeace)

Brasil é o país que mais desmatou no mundo entre 2000 e 2005, diz pesquisa.

Estudo mostra que planeta perdeu 1.011.000 km2 de florestas no período.
Estado com piores índices de desmatamento no Brasil foi Mato Grosso.

A superfície florestal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005 no mundo, segundo estudo baseado em observações por satélites e publicado nesta segunda-feira (26) nos Estados Unidos. De acordo com estimativas da pesquisa, o Brasil foi o país que sofreu a maior redução de suas matas nesse período.

No total, entre 2000 e 2005, a perda foi de 1.011.000 km2 de, o que representa uma redução de 0,6% a cada ano. A superfície florestal do planeta era de 32.688.000 km2 no início do estudo.

Segundo maior país em quantidade de área florestal (4,6 milhões de km2), atrás apenas da Rússia (5,12 milhões de km2), o Brasil sofreu a maior redução de suas matas no período. Foram 165 mil km2 (3,6% do total) de matas cortadas. Já o Canadá, com superfície florestal de 3 milhões de km2, foi o segundo com maior redução de área verde. O país perdeu 160 mil km2 no período, que representam 5,2% do total de suas florestas. A perda bruta de superfície florestal é definida na pesquisa como produto de causas naturais, como incêndios provocados por raios, e atividades humanas.

Segundo os autores da pesquisa, divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, estimativas precisas são indispensáveis nos esforços de contabilização das emissões de dióxido de carbono, um dos principais gases de efeito estufa, e para elaborar modelos climáticos, explicaram. Por região, as matas boreais, no Ártico, representam 26,7% da superfície florestal do planeta - a segunda mais importante - e registraram a maior redução para o período (4% do total). Dois terços desta quantia tiveram origem em incêndios naturais, afirmaram cientistas das Universidades de Dakota do Sul e de Nova York, dos Estados Unidos.

Amazônia
As matas tropicais úmidas, que cobrem 11,5 milhões de km2 do planeta e representam a maior superfície florestal da Terra, perderam 2,4% de sua superfície, o que equivale a 27% da perda total. A análise para a Amazônia considerou um outro estudo, divulgado em 2009, que usou como referência os dados sobre desmatamento do Prodes, sistema de monitoramento por satélite da Amazônia Legal no Brasil, mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados foram comparados com as medições do sensor Modis do satélite Landsat e destacam a porcentagem de área florestal desmatada em cada estado para o período. Segundo as duas fontes, Mato Grosso teve cerca de 10% de sua área desmatada no período, a maior taxa. O Amapá é o estado que menos sofreu com desmatamento entre 2000 e 2005, com menos de 1% de sua área total comprometida.

Mundo
As florestas tropicais em zona seca - 7,13 milhões de km2, ou 21,8% das superfícies de mata do mundo - diminuíram 2,9% de 2000 a 2005, o que representou 20,2% das perdas florestais totais. Já as matas das zonas temperadas - 5,2 milhões de km2, ou 16,1% do total mundial em 2000 -, perderam 3,5% de sua superfície. Por continente, a América do Norte - com superfície florestal de 5,8 milhões de km² em 2000 - sofreu a maior redução no período (5,1%, ou 295 mil km2). Ásia e América do Sul perderam duas vezes menos em comparação com sua superfície de mata, 2,8% e 2,7%, respectivamente.


Fonte: Do Globo Amazônia, em São Paulo*

* Com informações da France Presse


Especialistas recriam 'rosto de Jesus' em 3D a partir do Santo Sudário

Especialistas em computação recriaram face retratada no Santo Sudário, que seria de Jesus Cristo, em 3D.

A equipe teve acesso ao Santo Sudário, relíquia que na crença de muitos cristãos teria coberto o corpo de Jesus.

Segundo artista gráfico, o Santo Sudário contém dados que servem como 'instruções em 3D'.

O americano John Jackson é um dos cientistas que estuda o Santo Sudário desde os anos 70.


Fonte: msn notícias (fotos: Cortesia do History Channel)

terça-feira, abril 27, 2010

Projeto de lei prevê que amante pague pensão em caso de divórcio

Justiça de São Paulo condena mulher a pagar R$ 50 mil de indenização porque expôs o ex-marido traído em uma página de relacionamento.

Em Brasília, um deputado apresentou um projeto que livra a mulher ou o marido traído do pagamento de pensão e transfere essa despesa para o amante.

Um projeto que está na câmara dos deputados prevê que o amante causador da separação pague pensão alimentícia ao cônjuge com quem ele se envolveu.

A Associação dos Cornos do Ceará, que tem mais de dez mil sócios, apoia a idéia. “É bom o projeto, porque o cara, além de ser corno e sofrer com o chifre, ainda ela leva tudo da gente”, brinca José Adauto Caetano, presidente da Associação dos Cornos do Ceará

Para a mulher que já foi enganada duas vezes e não quer aparecer traição é coisa séria. “Uma traição é uma amputação na alma. Nenhum valor material vai indenizar o que a gente passa, mas pelo menos seria uma forma da gente tentar se defender”, acredita.

(Jornal Hoje)

Procuradora de Justiça é acusada de maus tratos

A denúncia é contra uma menina de dois anos que ela tentava adotar, no Rio. A procuradora estava habilitada pelo Cadastro Nacional de Adoção e tinha a guarda provisória da criança.

Beatriz Thielmann Rio de Janeiro


Uma procuradora de Justiça aposentada é investigada por uma denúncia de maus tratos contra uma menina de dois anos, que ela tentava adotar, no Rio. A procuradora estava habilitada pelo Cadastro Nacional de Adoção e tinha a guarda provisória da criança.

Mas um telefonema anônimo chamou a atenção dos funcionários da central que recebe denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Uma ex-empregada e uma ex-babá são testemunhas do caso. E a polícia vai analisar gravações de áudio, que são de uma violência chocante.

- Maluca! Engole!
- Essa menina é doida!
- Engole...

A gravação teria sido feita num apartamento de um prédio em Ipanema, na zona sul do Rio. O mais assustador é que a vitima tem apenas dois anos de idade.

- Você vai comer tudo, entendeu? Sua vaquinha!
- Pode chorar quanto quiser e vai comer.
- Sua vaca!

As falas seriam da mãe adotiva Vera Lucia Gomes, uma procuradora aposentada. A criança passou a morar com ela há pouco mais de um mês.

- Abre a boca, sua cachorra!
- Abre a boca.
- Sua cachorra!
- Bota pra dentro.
- Engole isso.

A ex-babá e a ex-empregada contaram ao repórter Valmir Salaro que Vera agredia e humilhava a menina com frequência. “Ela acordava de manhã com a garota, ela dava bom dia pra menina e ela não respondia, isso já era motivo para ela bater na menina. Ela batia no rosto e puxava os cabelos”, conta.

As ex-empregadas disseram que não chamaram a polícia porque tinham medo da patroa. Os maus tratos só foram descobertos por causa de uma denúncia anônima.

Segundo um conselheiro tutelar a criança foi encontrada ferida no chão do terraço do apartamento. Passou três dias internada num hospital.

Quando procurada, ela foi irônica:

“Meu senhor... Sem, sem resposta...”.
JH: Tem uma acusação e uma queixa na delegacia.
“Meu senhor, dane-se, azar. Que tenha vinte”.

Novamente nossa reportagem tentou encontrar a procuradora aposentada, Vera Lucia Gomes, no prédio onde mora. E novamente ela se negou a nos receber, mas atendeu o interfone.

“Eu constituí "como" advogado por esta acusação que está me sendo feita, e ele me proibiu de dar entrevista. Senão, eu teria muito prazer em recebê-la, que eu não devo nada. Isso tudo é uma pantomima, mas ele me proibiu”, diz.

Segundo o advogado, Vera Lucia tem 53 anos, é solteira e pela primeira vez tentava adotar uma criança. “Eu a conheço há muitos anos, sei que ela tem um temperamento muito forte, mas não chega as raias da agressividade. Ela nega esta acusação”, declara Jair Leite Pereira, advogado.

A polícia já está com as fotos que mostrariam o rosto machucado da menina. A delegada que investiga o caso informou que vai analisar os áudios com as supostas agressões, assim como um relatório feito pelo Conselho Tutelar sobre o caso.

A menina já está de volta ao abrigo, de onde saiu no mês passado para ter uma família e encontrou humilhação e dor. Agora o que ela precisa é de uma terapia para tentar se recuperar e ter uma nova chance.

A secretaria de direitos humanos da presidência da república recebe oitenta denúncias de violência contra crianças e adolescentes por dia

Se você tem conhecimento de alguma história use o disque 100. A ligação é de graça.

Saiba como funciona o Conselho Tutelar

A função do Conselho Tutelar é ter um encargo social para fiscalizar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, cobrando de todos que cumpram o Estatuto e a Constituição Federal.

O órgão não deve ser considerado um pronto-socorro. Ele só deve agir, e se necessário for, após a família, comunidade, sociedade e o Poder Público cumprirem com seus deveres. Somente diante da omissão de algum dos devedores, ou se negado o direito a ser protegido, é que o Conselho Tutelar utilizará seu poder de obrigação e advertência aos pais ou responsável.

Fonte: http://www.forumdca-poa.org.br/crdeca/CONSELHO%20TUTELAR.htm

Para denunciar maus tratos contra crianças e adolescentes acesse o site do Ministério da Justiça e procure o Conselho Tutelar mais próximo da sua cidade.

Fonte: G1

Uso de crack cresceu após ações contra cocaína, segundo PF
De acordo com diretor-geral da Polícia Federal, os esforços mundiais contra o consumo da cocaína favoreceram o aumento da procura ao crack. Especialistas discordam

O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, disse que a explosão do consumo de crack no Brasil é resultado do sucesso de uma política mundial de repressão contra a cocaína. Corrêa afirmou que o aumento do controle dos insumos necessários para o refino da cocaína nos últimos anos resultou na elaboração de um subproduto, o crack, que passou a ser oferecido pelas quadrilhas de traficantes.

Arquivo
A CRACOLÂNDIA Morador de rua fuma crack em São Paulo, onde a droga chegou à classe média na década de 1990

"O crack, por incrível e contraditório que pareça, é um sinal de sucesso de uma política mundial de repressão. Tem diminuído o acesso ao cloridrato (cocaína pronta para o consumo) e aí surge um subproduto tão maléfico e tão perigoso (como o crack). E as quadrilhas vão se adequando a esse mercado", afirmou o diretor-geral da PF, após a abertura da 27ª edição International Drug Enforcement Conference (IDEC), a maior conferência mundial antidrogas, que acontece no Rio de Janeiro.

Corrêa explicava sua tese de combate ao tráfico de drogas, baseada na corresponsabilidade entre países produtores e consumidores, quando relacionou a explosão do consumo do crack à diminuição da produção de cocaína. Segundo ele, as dificuldades impostas pela repressão fez com que as quadrilhas de traficantes buscassem uma alternativa. "Essa dificuldade gera um produto, uma pasta básica de baixa qualidade", afirmou.


As afirmações do diretor-geral da PF surpreenderam a cientista social e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Candido Mendes, Silvia Ramos. "Não sei de onde ele tirou isso. Essa declaração não procede em relação a todos os estudos internacionais combinados com a nossa experiência empírica no Brasil", disse.

Segundo ela, a entrada do crack é resultado da falência total da atividade do controle da venda de drogas e da ampliação dos mercados dos traficantes. "Todos os estudos mostram que no mundo inteiro, e isso não é diferente no Brasil, o crack tem a ver com economia. É uma criação de opção de consumo de droga para uma parte mais pobre da população", afirmou Silvia Ramos.

Na avaliação do titular da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) da Polícia Civil do Rio, Marcus Vinícius Braga, a explosão do crack realmente está ligada à realidade de mercado. "Só aumentou o crack por causa da repressão ao tráfico da cocaína e maconha em operações em favelas. É uma questão de comércio", afirmou o delegado.

Começa na Europa maior estudo sobre como celulares afetam a saúde

Enxaquecas, câncer, leucemia, esclerose múltipla e problemas mentais podem ser causados por celulare

Enxaquecas, câncer, leucemia, esclerose múltipla e problemas mentais podem ser causados por celulares.

Existe uma eterna polêmica sobre os verdadeiros males que a radiação de um telefone celular pode causar à saúde, porém, faltava uma pesquisa que estudasse o assunto com profundidade o assunto. Ela finalmente foi iniciada nesta semana simultaneamente em cinco países diferentes da Europa, mas deve durar mais de uma década para ser finalizada.

O Cosmos (Cohort Study on Mobile Communications) é um projeto fundado MTHR (Mobile Telecommunications Health Research Programme) europeu que promete fazer o estudo definitivo sobre o que é verdade e o que é mito sobre a influência da radiação de celulares na saúde humana. O projeto vai estudar 250 mil pessoas entre 18 e 69 anos na Inglaterra, Finlândia, Holanda, Suécia e Dinamarca.

O último estudo mais profundo sobre o tema foi feito há 10 anos, pelo IEGMP (Independent Expert Group on Mobile Phones), mas que não chegou a nenhuma dedução conclusiva sobre como um celular pode afetar o coração e o cérebro de usuário. No entanto, tanto aquele quanto outros estudos posteriores menores, indicam que há sim evidências de possíveis problemas, mas os resultados não são conclusivos.

"O Cosmos vai preencher um importante vácuo nos estudos da relaçoa dos celulares com a saúde humana", disse o professor Paul Elliott, da Universidade Imperial, de Londres, que coordena os estudos na Grã-Bretanha. "Vamos estudar um número muito grande de pessoas pela Europa por um longo período de tempo para poder ter um panorama completo sobre o tema."

Os estudos vão focar na ligação do uso de celulares com dores de cabeça, enxaquecas, depressão, câncer, leucemia, esclerose múltipla, doenças neuro-motoras e problemas mentais.

"Até o momento, não temos evidências científicas conclusivas sobre câncer causado pela radiação de celulares. Porém, a falta de evidências não significa que essa possibilidade não exista", explica o professor Lawrie Challis, da diretoria do MTHR. "Como muitos tipos de câncer levam mais de 10 anos para apresentarem os primeiros sintomas, fica difícil concluir algo sem um estudo de longo termo como o Cosmos, pois ninguém fica tanto tempo assim com o mesmo celular."


Por: Fernando Souza Filho

Curiosidades etimológicas: Aloprado

“Aloprado” é uma palavra exclusiva do português brasileiro que quer dizer “amalucado, desatinado” ou “agitado, inquieto”. Vem de “lorpa”, termo que, como “pascácio”, é hoje pouco usado mas designa com eloqüência cômica um idiota, imbecil, palerma. De “alorpado”, apalermado, se fez “aloprado” por meio de uma operação lingüística conhecida como metátese, que consiste no deslocamento de fonemas ou letras dentro de uma palavra. Esse deslocamento pode ser produzido deliberadamente por um autor em busca de efeito poético – como Camões ao escrever, nos Lusíadas, sobre “ventos contrairos” – ou ser um trabalho anônimo de gerações de falantes, como o que transformou “desvariar” em “desvairar”. “Aloprado” está no último caso.

Autor: Sérgio Rodrigues

sábado, abril 24, 2010


ENEM 2010
Com as mudanças do Exame Nacional do Ensino Médio, o aluno deve se manter atualizado com os acontecimentos no Brasil e no Mundo, por isso a leitura de jornais e revistas é tão importante quanto o estudo através de livros e apostilas.
O aluno deverá ser capaz de entender o conteúdo aplicado no Ensino Médio de forma interdiciplinar e relacionado aos acontecimentos da atualidade. Além disso, na prova poderá cair charges, tabelas e gráficos retirados de jornais e revistas.
Jornais on-line também são uma ótima forma do aluno se manter atualizado com os acontecimentos. É importante ler artigos diferentes sobre o mesmo tema para comparar diversos pontos de vista, isso ajuda na formação de opiniões.
A leitura também ajuda o aluno a escrever melhor, ser mais criativo e saber ultilizar bons argumentos para defender seu ponto de vista, muito bom para quem deseja fazer uma boa redação.
Portanto, se você quer se dá bem no Enem, leia mais e se mantenha atualizado!
Bons Estudos!


Fonte: site Enem 2010

Enem 2010 pode ser no primeiro fim de semana de novembro

Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil
Em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade de realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 nos dias 6 e 7 de novembro. Na terça (23), durante reunião com os reitores das universidades federais, o MEC apresentou um cronograma preliminar, com início das inscrições em junho e encerramento do processo em janeiro de 2011. As datas, entretanto, ainda estão sendo analisadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ).

Em uma ocasião anterior, o ministro da Educação, Fernando Haddad, já havia informado que as provas deveriam ocorrer apenas após o segundo turno das eleições. Mesmo sem duas edições do Enem ao ano previstas anteriormente, ontem o MEC confirmou que haverá uma nova rodada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em junho. Os alunos interessados em disputar vagas em instituições públicas de ensino por meio do sistema deverão utilizar a nota do Enem 2009.

Fonte: UOL

sexta-feira, abril 23, 2010

Transplante total do rosto foi feito em hospital de Barcelona

Operação inédita, realizada no mês passado, demorou 22 horas. Os 11 transplantes anteriores foram parciais, segundo cirurgião plástico

O Hospital Vall d'Hebron de Barcelona divulgou nesta sexta-feira imagens mostrando detalhes de uma cirurgia inédita no mundo: o transplante total de face. A operação mobilizou trinta pessoas durante 22 horas, no mês passado. O paciente, cuja identidade não foi revelada, teve transplantada toda a pele e músculos do rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula, segundo o hospital.

Ontem (22), o chefe da cirurgia plástica do hospital, Joan Pere Barret, anunciara que o paciente já está se comunicando. Ele tinha o rosto deformado desde os cinco anos depois de sofrer um acidente, e não podia respirar ou falar normalmente.

Trata-se do primeiro trasplante total de rosto do mundo, segundo os cirurgiões espanhóis. Os onze transplantes anteriores foram parciais.

Apresentação do Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, detalha etapas da cirurgia, que demorou 22 horas

Fonte: Portal G1

quinta-feira, abril 22, 2010

Acabou o casamento de Sthefany Brito e Alexandre Pato

Fotos de arquivo

Nove meses e 13 dias. Esse foi o tempo que durou o conto de fadas vivido por Sthefany Brito e Alexandre Pato. A atriz e o jogador de futebol, que se casaram com uma festança avaliada em R$ 1 milhão de reais no Copacabana Palace no dia 7 de julho do ano passado, não conseguiram superar a crise na relação e decidiram colocar um ponto final na união. Pato deixou o apartamento que dividia com a mulher em Milão, na Itália, e está, temporariamente, num hotel. Sandra, mãe de Sthefany, continua no país e está ajudando a filha a superar o mau momento. Aos amigos mais íntimos, a atriz disse que está resolvendo alguns problemas pessoais em Milão para voltar, o mais rápido possível, ao Brasil. O caos aéreo na Europa também é um fator que dificulta a volta de Sthefany e Sandra ao Rio.


No último dia 7, o jornalista do EXTRA Gilmar Ferreira publicou em sua coluna “Futebol, coisa e tal” que o atacante do Milan havia virado figurinha fácil na noite milanesa, muitas vezes na companhia de Ronaldinho Gaúcho. A mulher do craque, é claro, passou a ficar irritada com as saídas do marido, já que ele havia pedido que ela deixasse o trabalho para acompanhá-lo na Itália. Era de Sthefany o papel de Cecília Dassi em “Viver a vida”, mas a jovem desistiu da novela em nome do casamento.



Sthefany sai do casamento sem nada. Ela e Pato se uniram através de um contrato de separação total de bens. Amigos contam que, durante a preparação do casório, Pato disse a Sthefany que eles poderiam casar em regime de comunhão de bens. Mas, de repente, surgiu um advogado que orientou a mudança no contrato. A justificativa dele: “Se está casando por amor tanto faz”. A moça ficou magoada com a conversa, mas, apaixonada, aceitou a nova condição do atleta.

Pessoas próximas a Sthefany contam que mulheres de jogadores de futebol que têm alguma intimidade com o casal orientaram que ela não se separasse. “Jogador de futebol é assim mesmo, deixa isso para lá”, disse uma delas a Sthefany. A atriz, pelo visto, não deu ouvidos aos conselhos das “amigas”.

Com sete novelas no currículo, Sthefany tem contrato com a TV Globo até a metade deste ano. Antes do fim do casamento, a atriz pensava em se dedicar apenas a minisséries para não ficar muito tempo longe de casa e do marido. Com a nova vida, no entanto, Sthefany deve dar as caras na TV o quanto antes.

Do blog: a notícia não tanta relevância, a não ser pelo fato da banalização do amor. Pato fazia um gol e mandava coracõezinhos para a namorada. Será que tudo era encenação? Ou o amor é mesmo para ser eterno enquanto dure?

quarta-feira, abril 21, 2010

Veja vídeos sobre o aniversário de Brasília

No aniversário da capital, reportagens especiais contam histórias da cidade.
Brasília completa 50 anos nesta quarta-feira, 21 de abril.

Do G1, em Brasília



Entenda o que Tom Jobim e Vinicius de Moraes têm a ver com Brasília (reportagem do Jornal da Globo)

Mitos e verdades sobre Brasília (reportagem do Bom Dia Brasil)

Obras de Oscar Niemeyer são símbolo de Brasília (reportagem da Globo News)


Traços de Lúcio Costa esboçaram uma cidade inovadora (reportagem do DFTV)

Aos 50 anos, Brasília abriga histórias e sonhos (reportagem do Jornal Nacional)

Mensagem de texto é a forma de interação preferida entre os jovens
Comunicação por voz ainda é a mais realizada com os pais

A mensagem de texto via celular é a forma de comunicação mais utilizada entre os jovens, segundo apuração realizada pelo instituto Pew Internet & American Life Project com adolescentes americanos. A pesquisa mostra que 75% dos jovens entre 12 e 17 anos têm celular e 87% deles enviam mensagens aos amigos.

Getty Images
Mensagem: função mais  usada nos celulares
Mensagem: função mais usada nos celulares

As mensagens de texto superaram o contato por meio de redes sociais e programas para troca de mensagens (mensageiros instantâneos, como o MSN). Dois terços dos jovens preferem falar via mensagem de texto a conversar pessoalmente, mas a comunicação por voz ainda é a mais importante e frequentemente usada quando feita com os pais.

Outros dados do estudo mostram que um a cada três jovens envia mais de 3.000 mensagens ao mês e 15% enviam 6.000 mensalmente. Além disso, 64% dos pais verificam o teor das mensagens.

terça-feira, abril 20, 2010



Festa de Santa Rita de Cássia
De 14 a 23 de Maio
Ano: 2010

Programação Religiosa

Dia 14/05/2010 - Sexta-Feira
05:00h - Alvorada Festiva
18:30h - Procissão com a bandeira de Santa Rita do corredor ao maracujá para a capela, teremos o hasteamento da bandeira, 1ª Novena e Missa de Abertura.
Celebrante: Frei Paulo

Dia 15/05/2010 - Sábado
19:00h - 2ª Novena
Notário: Dedicado aos visitantes
Celebrante: Frei Xavier

Dia 16/05/2010 - Domingo
08:00h - 3ª Novena
Dedicado aos Jovens e as Crianças
Celebrante: Frei Xavier

Dia 17/05/2010 - Seguna-Feira
19:00h - 4ª Novena
Noitário: Dedicado aos poderes Legislativos
Celebrante: Frei Hélio

Dia 18/05/2010 - Terça-Feira
19:00h - 5ª Novena
Noitário: Dedicado aos Idosos
Celebrante: Diácono Francisco de Assis (Bolinha)

Dia 19/05/2010 - Quarta-Feira
19:00h - 6ª Novena
Noitário: Dedicado aos Tecelões e Comerciantes
Celebrante: Frei Hélio

Dia 20/05/2010 - Quinta-Feira
19:00h - 7ª Novena
Noitário: Dedicado ao JUFRA e família Franciscana
Celebrante: Condinho

Dia 21/05/2010 - Sexta-Feira
19:00h - 8ª Novena
Noitário: Dedicado a Irmandade de Santa Rita
Celebrante: JUFRA e Irmandade de Santa Rita

Dia 22/05/2010 - Sábado
"DIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA"
04:00h - Caminhada penitencial com o santíssimo sacramento saindo do hospital até a capela onde haverá Missa.
Celebrante: Frei Xavier e adoração durante todo o dia.
07:00h ás 12;00h - Confissões Individuais
16:00h - Bênção do Santíssimo encerrando com louvor e entrega das rosas milagrosas de Santa Rita.
Celebrante: JUFRA e Irmandade de Santa Rita

Dia 23/05/2010 - Domingo
05:00h - Alvorada
09:00h - Batizados
16:00h - Procissão com a venerável imagem de Santa Rita, saindo do depósito de botijão para a capela onde haverá a Missa solene de encerramento da festa e descida da bandeira.
Celebrante: Frei Xavier

Programação Social

Dia 16/05/2010 - Domingo
12:00h - Feirinha de Santa Rita com venda de comidas típicas e serviço de bar.
Animação: Carlinhos e Banda
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas

Dia 21/05/2010 - Sexta-Feira
Após a novena haverá um bingo em prol da capela.
Após o bingo haverá festa com animação de Zé Cantor.
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas

segunda-feira, abril 19, 2010

AP Photo/Felipe Dana

Botafogo ergue a taça e comemora o título Estadual do Rio após vencer o Flamengo.

Botafogo 'quebra' hegemonia do Fla, vence e conquista Campeonato Estadual

Do UOL Esporte.

Fim da hegemonia do Flamengo em Estaduais. Em um clássico cheio de alternativas, com direito a duas expulsões, gols de gringos e defesa de pênalti, o Botafogo conquistou a Taça Rio e, por conseguinte, o Campeonato Estadual ao vencer o Flamengo por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã. Herrera e Loco Abreu, ambos em penalidades, marcaram para os alvinegros, que foram os vencedores também da Taça Guanabara, primeiro turno da competição. Vagner Love assinalou para os rubro-negros.

Com o título do Campeonato Estadual na bagagem, o Botafogo só volta a campo no dia 8 de maio, contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Agora o Flamengo mentaliza a disputa da Copa Libertadores. O adversário será o Caracas, quarta-feira, no Maracanã.

Um dos grandes destaques do Botafogo, o meio-campo Leandro Guerreiro celebrou a conquista, voltou no tempo e lembrou a goleada que o Alvinegro sofreu para o Vasco, por 6 a 0, no primeiro turno da competição: "Esse título tem um gosto especial pois vencemos os dois turnos e porque saímos do fundo do poço. Tivemos uma derrota e ninguém acreditava na gente, Mas foi a vitória da dedicação e do trabalho", disse.

No Dia do Índio, uma comunidade de descendentes descreve a rotina no RN

Hoje, comemora-se o Dia do Índio. Melodias já foram escritas para uma biografia que muitos conhecem, seja pelos livros de história ou pelas datas comemorativas. Mas, passada a semana de celebrações e contestações em torno dessa pequena parcela da população que, um dia, foi dominante no Brasil bem antes de 1500, a história se torna mais uma vez esquecida. No Brasil, ainda podemos encontrar tribos que buscam perpetuar elementos culturais como manda a tradição. Um exemplo no Rio Grande do Norte é a tribo Potiguara, da comunidade de Catu, que fica entre os municípios de Goianinha e Canguaretama (cerca de 85km de Natal).

É importante lembrar que os Potiguara habitavam a costa brasileira entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, em uma extensão de aproximadamente 2,4 mil quilômetros, tendo sido, portanto, os nossos primeiros habitantes. Ainda hoje, um dos hábitos tem sido acordar às 5h e participar de um café da manhã coletivo. Logo após, os homens saem para pescar e cuidar da colheita durante o dia, e as mulheres cuidam das refeições e dos animais. Já as crianças ficam na escola em tempo integral, onde estudam disciplinas durante a manhã, banho e almoço ao meio-dia e atividades diversas à tarde, como aulas de Tupi Guarani, flauta e dança, artesanato indígena e costumes indígenas.

À noite, a comunidade se reúne em rodas de amigos para conversar, às vezes sobre histórias do passado da própria tribo. Em casa, a maioria dos índios tem televisão, outros geladeira e fogão. "Precisamos da televisão pra ficarmos informados do que acontece por aí", explica Vamdregefson Costa, 20 anos, descendente de índio da tribo, que conversou com a reportagem pelo telefone celular, outro elemento adotado da sociedade capitalista. Assim mesmo, a comunidade mantém seus ritos, como o Ritual da Lua, realizado em maio, e o Ritual da Jurema, a cada dois meses, quando é servida uma bebida à base de Jurema. "Seu corpo fica aberto para receber espíritos", explica Vamdregefson, reforçando que os índios perderam muito com a chegada do homem branco.

"Perdemos privacidade, perdemos a beleza do lugar. E, sinceramente, não ganhamos quase nada com essa convivência", desabafa. Outro descendente de índio da tribo, José Luís Soares, 33, também frisa que manter a tradição é difícil, mas a comunidade tenta manter as memórias deixadas pelos antepassados. "Pescamos, caçamos, enfim, sobrevivemos de tudo que vem da mata atlântica. Nos esforçamos para que tudo seja 100% da natureza. Nós agradecemos todas as conquistas recebidas", explica.

Assistência social

Atualmente, a tribo conta com cerca de 1,3 mil habitantes, que recebem assistência na área da educação pelo programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. As aulas incluem Tupi Guarani, com o objetivo de resgatar a língua nativa. Já a assistência médica ainda é bastante precária. Os índios recebem ajuda através do Programa Saúde da Família (PSF), do município de Canguaretama. "Já aconteceu de fazermos partos com parteiras daqui porque a ajuda não chegoua tempo", lembra José Luís. Buscando prezervar as raízes da tribo, Jussara Galhardo, coordenadora do projeto de extensão Paraupaba: a questão indígena no Rio Grande do Norte, vem lutando para que as raízes indígenas não se percam no tempo.

A equipe de Jussara desenvolve desde 2000, Museu Câmara Cascudo, um estudo que demonstra a existência ainda hoje de índios no território potiguar. "Nós ajudamos a resgatar as crenças e tradições de cerca de três mil índios que ainda existem no estado", afirma. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), só existem índios sem contato com o homem na Amazônia.

Por Bárbara Hanna, especial para o Diário de Natal

domingo, abril 18, 2010

Em homenagem a Monteiro Lobato, o dia 18 de abril é Dia Nacional do Livro Infantil

Escritor Monteiro Lobato que criou a turma do "Sítio do Picapau Amarelo"
VEJA MAIS FOTOS DE LOBATO E DE SEUS PERSONAGENS E LIVROS

Você sabia que os livros infantis têm um dia dedicado só para eles, aqui no Brasil? Isso mesmo, além de divertir, ensinar e fazer as crianças usarem a imaginação, ele tem uma data especial: o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Esse dia foi escolhido por ser o aniversário de Monteiro Lobato, considerado por muitos como o maior escritor infantil brasileiro. Foi ele quem inventou as histórias do “Sítio do Picapau Amarelo” e de personagens inesquecíveis como Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Cuca e muitos outros.

Essas histórias foram criadas há muito tempo, mas são adoradas pelas crianças até hoje. O primeiro livro com uma aventura no sítio, por exemplo, já tem 90 anos! Tanto sucesso fez as narrativas irem parar na televisão, em diferentes séries. A primeira começou a ser transmitida há quase 60 anos e a última versão terminou há menos de três anos.

Monteiro Lobato escreveu 26 livros infantis durante toda sua carreira e, se ainda estivesse vivo, completaria 128 anos em 2010.

Por toda a importância que o escritor teve, além da homenagem no Dia Nacional do Livro Infantil, Monteiro Lobato virou nome de uma cidade onde ele morou, no interior de São Paulo. Em Taubaté, a casa em que ele nasceu foi transformada no Museu Monteiro Lobato. Sabe onde fica? Dentro do Sítio do Picapau Amarelo, na avenida Monteiro Lobato.

PRACAS DO BRAZIU

Praca-281

Praca-282

Praca-283

Praca-284

Praca-285

Praca-286

Praca-287

Praca-288

Praca-289

Praca-290

Enviadas por Fabrício Barbosa, Deangelis Caldeira, Marcela Magalhães, Aurélio Ayres, Jose Luiz Guerra, Maik Ávila, Fernando Nagle, Eduardo Freitas, Marceu e Leonardo Romano.

Morre aos 96 anos Lady Laura, mãe do cantor Roberto Carlos

iG São Paulo

A mãe do cantor Roberto Carlos, Laura Moreira Braga, morreu neste sábado no Rio de Janeiro. Ela estava internada no Hospital Copa D'Or desde o dia 31 de março por causa de uma infecção respiratória.

Reprodução
Roberto Carlos e Lady  Laura, em foto de arquivo
Roberto Carlos e Lady Laura,
em foto de arquivo

Boletim divulgado pelo hospital informa que Laura apresentou uma "acentuada piora do quadro" neste sábado, quando teve duas paradas cardíacas. Ela morreu por volta das 18h20.

No atestado de óbito, constam como causas da morte: choque séptico e insuficiência respiratória aguda, decorrentes de pneumonia bacteriana e agravados por insuficiência renal crônica, insuficiência coronariana e arritmia cardíaca.

Laura Moreira Braga é conhecida como "Lady Laura", apelido pelo qual amigos e familiares a chamavam carinhosamente. Lançada em 1978, a música "Lady Laura", que Roberto compôs em parceria com Erasmo Carlos, é um dos maiores sucessos do cantor.

Roberto Carlos interpretou a canção neste sábado, em uma apresentação no Radio Music Hall em Nova York, nos Estados Unidos. O show fez parte de uma turnê internacional que comemora seus 50 anos de carreira. O cantor deve retornar ao Brasil de jatinho.

sábado, abril 17, 2010



"Pulseiras do sexo"


Um modismo inocente, apenas à primeira vista, que se espalhou no País, nas ruas, e principalmente nas escolas.
São as pulseiras coloridas de silicone, que começaram a aparecer nos braços de pré-adolescentes e adolescentes de um tempo pra cá.

Aqui vão as opiniões de alguns alunos da Escola Amaro Cavalcanti:


"Acho que vai pela consciência de cada um, muitos usam por moda, e outros com segundas intenções." (Aluna)

"Parei de usar, por causa das notícias que estão passando na televisão, mas antes usava por que achava legal, e não com segundas intenções." (Aluno)

"Um acessório da moda, que não indica nada 'do sexo', faz quem quer." (Aluna)

"A Secretaria de Educação deveria tomar alguma providência em relação a essas pulseiras." (Aluno)

"Acho que todos sabem os significados das pulseirinhas, e quem usa tem alguma intenção, quem para de usar só confirma minha opinião." (Aluna)

"Acho que deveria ser proibida, por que mesmo sabendo o que significa, as pessoas usam, e mesmo 'sem saber' correm risco de vida." (Aluna)

"As pulseirinhas não têm nada a ver com esse significado, são pessoas maliciosas que 'colocam' esse significado, antes as pessoas usavam e não tinha isso." (Aluna)

"Na minha opinião, várias pessoas que usavam as pulseirinhas tinham a concientização de que elas eram proibidas, e do risco que estavam correndo, algumas pessoas perderam a vida por causa dessas pulseirinhas." (Aluna)

Essas foram as opniões de alguns alunos.

Agora fica a pergunta "o que você pode fazer?"
Não economize quando o assunto é o investimento na EDUCAÇÃO FAMILIAR da sua prole.
Todo investimento bem elaborado traz os resultados esperados.

quinta-feira, abril 15, 2010

Os efeitos do crack no organismo do usuário

Uma droga de rápida absorção, prazer efêmero e devastadora para o organismo. Forma menos pura da cocaína, o crack causa danos ainda maiores ao corpo humano pela velocidade e potência com que seus componentes chegam ao pulmão e ao cérebro. Hipertensão, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e enfisema são alguns dos efeitos do seu consumo. Apesar de todos esses males, a violência e o vírus HIV ainda são apontados como as principais causas de morte dos usuários de crack.

O psiquiatra Fernando Madalena Volpe - que fez um estudo sobre a relação entre a vasculite cerebral e o uso de cocaína e crack - explica que o crack provoca uma má circulação aguda, o que deixa os usuários mais suscetíveis a problemas que podem acometer órgãos nobres, como o cérebro e o coração. Ele ressalta, no entanto, que o risco de o usuário ter tais disfunções ocorre independentemente da dose consumida:

- No senso comum, diz-se que todo mundo que morre após consumir drogas foi por overdose, o que transmite a mensagem de que apenas se usar demais é que se pode morrer por causa da droga. Isto é um mito, pois mesmo com doses usuais, um indivíduo pode sofrer infartos cerebrais ou cardíacos. Até mesmo na primeira cheirada ou pipada.

Segundo Volpe, o AVC pode acontecer até mesmo depois de o usuário ter parado de usar a droga por um tempo, pois ele pode ter desenvolvido uma inflamação crônica das pequenas artérias, chamada de vasculite.

" Mesmo com doses usuais, um indivíduo pode sofrer infartos cerebrais ou cardíacos "

O pulmão é outro órgão seriamente atingido pelas substâncias do crack. O psiquiatra Jairo Werner, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenador do Grupo Transdisciplinar de Estudo e Tratamento de Alcoolismo e outras Dependências da Universidade Federal Fluminense (UFF), explica que a fumaça do crack gera lesões nos pulmões que causam problemas respiratórios agudos, tosse e dores no peito:

- Tive um paciente que, com 15 anos, já tinha enfisema pulmar. Como o crack é fumado, provoca muitas alterações no pulmão, e em seis meses de uso, já pode ter o enfisema - afirmou Jairo Werner.

De acordo com o psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Carlos Salgado, uma vez aquecida, a pedra de crack facilmente libera o principio ativo da droga. O usuário então aspira uma pequena quantidade de fumaça quente, que chega aos pulmões em alta temperatura.

- O usuário queima a boca, os dedos, as vias aéreas e o pulmão. Em alguns casos, chegam a ser feitas feridas, úlceras junto ao lábio pela alta temperatura do cachimbo ou da latinha - explica Salgado.

Violência é a principal causa de morte entre usuários de crack

O emagrecimento repentino também é um dos efeitos do crack porque o organismo passa a funcionar em função da droga, e o dependente mal come ou dorme. Assim, os casos de desnutrição são comuns. Werner relata que já teve pacientes que perderam entre dez a 30 quilos em uma semana:

- A pessoa fica virada e só para por exaustão. O uso do crack altera o centro da fome: há uma hiperdosagem de neurotransmissores, e a pessoa não sente necessidade de outras coisas.

" O usuário queima a boca, os dedos, as vias aéreas e o pulmão "

Apesar do efeito devastador que o crack causa no organismo, a violência ainda é a principal causa de morte entre os usuários da droga. Uma pesquisa realizada na década de 90 com pacientes que se internaram em um serviço de desintoxicação, em São Paulo, mostrou que, após cinco anos, 56,6% das mortes por crack foram homicídios. O segundo maior fator foi o vírus HIV, que causou 26,1% dos óbitos. Menos de 10% dos pacientes morreram de overdose.

- A morte por violência é a mais comum. Mas, é preciso que o Sistema Único de Saúde (SUS) passe a fazer exames toxicológicos para que os números reais apareçam e possam gerar estudos. Nos prontos-socorros, você não sabe porque a pessoa está tendo um AVC. Não tem protocolo para se identificar o usuário de droga - ressalta Werner.

Embora uma overdose ou o uso contínuo de crack não necessariamente mate, pode deixar sequelas que vão desde problemas neurológicos, cefaleias, alterações na marcha e até distúrbios na fala.

- É preciso que a rede de saúde se programe para ter tratamento não só para a dependência, mas para as sequelas - afirma Werner.

(O Globo)

Saiba tudo sobre o crack – A Droga da Morte

Conheça os problemas que esta droga tão terrível traz

Saiba tudo  sobre o crack – A Droga da Morte

O que é o crack ? O crack , também conhecido como ‘pedra’ é um subproduto do processamento da cocaína. A cocaína, durante seu processo de elaboração tem de ser lavada com éter ou acetona ou até mesmo querosene e desta ‘lavagem’ resulta a cocaína, que vai ser secada para a venda e os resíduos que ficam no tanque de lavagem. Este resíduo é o crack.

Como o crack age no organismo ? A fumaça do crack é levada diretamente aos alvéolos dos pulmões e ali é imediatamente absorvida e levada ao cérebro em questão de segundos causando efeito imediato no usuário.

Em quanto tempo de uso do crack o usuário se torna dependente da droga ? Geralmente após a segunda vez que o usuário consome o crack ele se torna dependente da droga que tem alto poder viciante.

Por que o usuário de crack após usar a primeira dose tem uma compulsão despertada imediatamente para prosseguir no consumo ? O crack causa um desejo mental incontrolável de prosseguimento no consumo após ser consumida a primeira dose da droga pelo usuário. O usuário . Há uma nublação do pensamento que se volta unicamente para a obtenção da próxima dose e pode levar o usuário a cometer crimes e atos de violência contra si e contra terceiros.

Por quanto tempo um dependente de crack tem de ficar internado ? Os períodos variam entre 120 dias e um ano. Qualquer internação com um prazo menor que este certamente está fadada ao fracasso.

Como o crack é usado? O crack é fumado ou em cachimbos, latinhas de alumínio, cachimbos improvisados e copos descartáveis com tampa de alumínio misturado com cinza de tabaco ou misturado com tabaco ou maconha ( conhecido como ‘zirrê’) em cigarros.

Como posso identificar se meu familiar ou amigo está usando crack? O primeiro sintoma do uso do crack é o desleixo pessoal. Depois vem o abandono das responsabilidades e o furto de objetos ou dinheiro em casa. O emagrecimento rápido e profundo também é logo visível. O que pode também demonstrar o uso do crack são as pontas dos dedos indicador e polegar com bolhas ou marcas de queimadura causadas pela chama de combustão ( isqueiro ou fósforo) do crack.

É possível a recuperação de um dependente de crack ? É sim. Apesar de muito difícil, de requerer internação, vontade própria do dependente, forte apoio familiar, tratamento psiquiátrico e psicológico, e principalmente, manter sempre o ânimo e a fé na recuperação mesmo que haja recaídas durante o processo.

Meu familiar é dependente de crack. Como lido com ele ? Não é fácil a convivência com um usuário de crack. Ele sendo controlável, não agressivo, pode se estabelecer sérios limites e restrições, como não sair sozinho, não ter dinheiro ou objetos de valor ( relógios, jóias, IPods,etc.) em poder dele, não se deixar em lugar acessível em casa dinheiro ou objetos de valor que possam ser levados de forma discreta pelo usuário da droga. Apesar do índice de recuperação não ser superior, em caso do usuário ser internado, a 30% e , no caso do usuário tratar-se em casa, não ser superior a 10% sempre é possível a recuperação. Agora, caso o usuário seja agressivo e incontrolável somente uma internação compulsória pode levar a uma solução.

O crack é uma das drogas mais mortais que surgiram nas últimas décadas. Nos anos 80 nos EUA a onda do crack devastou boa parte da juventude antes de ser contida por forte repressão e programas de prevenção. Não é verdade que doses da droga sejam vendidas por centavos de real. Em algumas favelas do Rio, como a do Jacarezinho, há a venda de pedras da droga por R$1, porém na maioria quase total das outras favelas as doses são vendidas a preços que variam entre R$ 5 e R$50. Não é verdade também que o crack mata em um ano de uso. Ele leva à morte por falência dos órgãos com cerca de 4 anos de uso, porém antes disso pode advir uma overdose ou o usuário ser levado ao suicídio, ou ainda ser morto em disputas ligadas à dividas ou ao consumo da droga. A demência chega com cerca de 3 anos de uso.

Você quer colaborar para diminuir o consumo de crack na sua região? Então anote algumas sugestões que podem permitir isso sem que você se exponha a qualquer risco:

- Não dê dinheiro a pedintes nas ruas. Quer fazer caridade? Pague uma comida para ele, mas não de dinheiro, pois certamente será usado para comprar a droga, mesmo que ele tenha que juntar dezenas e dezenas de moedinhas de baixo valor;

- Destrua a tampa dos copinhos descartáveis ( água, mate, etc.) que você acabar de tomar antes de jogar fora;

- Amasse a latinha de refrigerante ou cerveja antes de jogar fora.

E lembre-se sempre: o Disque Denúncia garante o anonimato do denunciante. Caso você saiba da venda da droga perto de sua casa ou de seu trabalho, não se amedronte e denuncie por telefone. Você pode, sem até saber, estar salvando a vida de alguma pessoa querida.

Procuramos aqui dar um rápido painel prático sobre esta droga que está causando um tsunami em nossa sociedade. Ou o Brasil acaba com o crack ou o crack acaba com a juventude brasileira. A sociedade não pode mais omitir-se face a este grave problema.

Faça sua parte para termos um mundo melhor de se viver e com menos violência.
(Segadas Vianna)
Não estrague o seu dia
O seu desânimo não edificará a ninguém.
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas,
jamais acrescentarão nos outros um só grama
de simpatia por você.
Não estrague o seu dia.
Aprenda, com a Sabedoria Divina,
a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo
sempre para o Infinito Bem.