terça-feira, abril 06, 2010



Filosofar: importante e necessário
Vivemos num mundo que parece construído sobre a recusa de refletir. Eis o homos tecnicus, o homem tecnológico que, pela própria inteligência, criou inúmeras técnicas de conforto para facilitar sua vida. Mas por que ainda andamos angustiados, inseguros e insatisfeitos, especialmente nós jovens?
Por que tanta indiferença em relação às causas e políticas? O fiósofo alemão Josef Pieper questiona: "Será que existe alguma coisa que interessa a todos? Será que existe uma coisa que concerne a todos, não importado quem são onde se encontram? Sim, querida Sofia, existem questões que deveriam interessar a todas as pessoas". E é dentro destas coisas, que englobam todos os seres humanos, que iremos descobrir a importância da Filosofia.
A Filosofia quer nos ensinar a aprender, a pensar, a conviver, a fazer, a ser e a amar aquilo que as pessoas são por essência. Não é apenas um instrumento para explicar e justificar a sociedade, como fez Aristóteles com a política. Ela, além disso, é meio para transformar a sociedade; brota de uma ânsia particular em querer transformar aquilo que está ofuscando a dignidade da pessoa humana como um todo.

Fonte: www.mundojovem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário