quarta-feira, novembro 21, 2012

Estudar redação por temas já cobrados é bom treino para vestibulando


Estudar as redações que já caíram nos vestibulares é um bom treino para os vestibulandos. Com os temas já cobrados, é possível tomar contato com o formato de proposta de cada banca examinadora.

> Confira provas anteriores das principais instituições do país

Um desafio para quem pretende melhorar a qualidade do texto é escrever a dissertação com base nas propostas pedidas nas últimas avaliações e depois comparar com os textos que tiveram boas notas.

Os vestibulares da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por exemplo, divulgam os textos bem avaliados em seus processos seletivos.

Consultando as boas redações, o aluno também pode perceber que não existem fórmulas de escrita. Pode, assim, demolir um modelo simplista de texto. Há muitos caminhos e possibilidades de passar a informação que a proposta de redação pede.

Medo do tema

Uma dúvida frequente dos vestibulandos é o tema que vai cair. Mas será que, se você soubesse de antemão o assunto a ser cobrado, seu desempenho seria melhor? Não necessariamente. Normalmente, os vestibulares não escolhem temas que exijam um repertório específico. O que a banca quer analisar é a competência de leitura e de produção de texto. A escolha de um assunto hermético faria com que a avaliação se tornasse difícil demais e, assim, boa parte dos candidatos teria mau desempenho. Não é essa a ideia geral das avaliações de vestibulares.

Se conhecer o tema não é o mais relevante para ter boa nota na redação, então o que é? Os requisitos para quem vai passar por uma prova de dissertação é estar bem informado e ter capacidade crítica para desenvolver de modo adequado qualquer tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário