segunda-feira, novembro 05, 2012

Enem 2012: taxa de abstenção média dos dois dias foi de 27,9%

No Rio, média foi de 25,18%; Mercadante defende punição aos responsáveis por boatos


BRASÍLIA - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção média de 27,9%, o que significa que 1,6 milhão de inscritos deixaram de comparecer aos locais de prova no sábado ou domingo. Assim, dos 5,7 milhões de inscritos, o contingente que efetivamente fez o exame é de 4,175 milhões. Os dados foram divulgados neste domingo à noite pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Ele destacou que o balanço é preliminar, pois não considera informações de todos os 15 mil locais de aplicação do teste, em 1.615 municípios.
Em relação ao Enem do ano passado, o levantamento parcial indica ter havido ligeiro aumento de abstenção: em 2011, faltaram 26,4% dos participantes, ante 27,9% em 2012. Já no Enem de 2010, a taxa ficou em 27,95%. O balanço preliminar mostra que 25,18% dos inscritos no Rio de Janeiro não compareceram. Os estados com maiores índices de ausência foram Roraima, Bahia e Amazonas. As menores taxas foram registradas em Piauí, Santa Catarina e Alagoas.
- Esses dados são preliminares. Não chegaram todas as informações - disse.
Mercadante anunciou também que 28 participantes foram retirados de sala e eliminados do exame neste domingo por usarem equipamentos eletrônicos para postar imagens dos locais do exame na internet. No sábado, outros 37 já tinham sido excluídos pelo mesmo motivo, totalizando 65 pessoas.
- É quase como se fossem pichadores eletrônicos querendo deixar registrada a sua ousadia - disse o ministro.
Ministro quer mudanças na legislação
Ele defendeu mudanças na legislação para punir com maior rigor quem se utiliza de meios eletrônicos e redes sociais na internet para tumultuar avaliações como o Enem, o que inclui espalhar falsos boatos. No sábado de manhã, a exemplo que já tinha ocorrido há dez dias, circularam mensagens no Twitter com a informação falsa de que o exame deste fim de semana teria sido cancelado.
- Identificamos a origem do boato que deflagra esse processo de instabilidade. Entramos em contato com PF, a Delegacia de Crimes Eletrônicos, a quem compete a investigação. Precisamos aprimorar a legislação penal. Não podemos permitir que alguém faça esse tipo de coisa. De repente, uma irresponsabilidade como essa gera prejuízo muito grande. O ministro disse que os casos foram encaminhados para a Polícia Federal. Segundo ele, o boato do último sábado teve origem em Campinas (SP).
Em relação à segurança do exame, Mercadante afirmou que, até o momento, não há notícia de nenhum contratempo. Ou seja, nada envolvendo vazamento de questões ou erros de impressão, como ocorreu em edições anteriores. O ministro afirmou que houve problemas pontuais, como fortes chuvas que provocaram cortes de energia.
No Acre, sabatistas farão exame novamente em dezembro
Em Rio Branco (AC), os candidatos sabatistas - aqueles que, por motivos religiosos, só fazem a prova à noite -, não puderam realizar o exame já no sábado, devido à falta de eletricidade. Assim, deverão fazer o exame nos próximos dias 4, 5 de dezembro, quando o Ministério da Educação aplicará o teste para presidiários. O mesmo poderá ocorrer com os participantes do Enem no município de Amargosa (BA), também atingida por temporal. No caso da cidade baiana, porém, isso não estava confirmado neste domingo à noite. Segundo Mercadante, cinco municípios do norte da Bahia e um do sul de Sergipe sofreram com fortes chuvas, que teriam até mesmo destelhado uma escola.
Indagado se considerou a aplicação do exame um sucesso, Mercadante respondeu:
- Prefiro ter o pé no chão, tirar os adjetivos e conversar sobre substantivos, dados, fatos e resultados. O planejamento foi bem feito. A taxa de presença, muito elevada. Os incidentes foram todos administrados. Foram muitas e muitas escolas que tiveram chuvas e interrupção de energia.
O ministro falou sobre a candidata Pâmela, de Sidrolândia (MS), que deu à luz um menino no banheiro da escola onde faria o exame. Ele conversou por telefone com a candidata e disse que ela poderá fazer a prova em dezembro, como previsto no edital. Para ele, a candidata e o filho Éverton são o símbolo do exame.
Mercadante destacou a complexidade do exame. Ele contou casos como o de um candidato de Mato Grosso que era alvo de mandado de prisão. Mas a polícia não teve acesso ao local, só depois do exame. Outro participante que foi preso após ter feito a inscrição, conseguiu uma liminar na Justiça e pode fazer a prova, sob escolta policial. Em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, uma candidata deixou a filha de 5 anos do lado de fora do local da prova, enquanto ela fazia o exame. O conselho tutelar foi acionado.
Os gabaritos oficiais serão divulgados até quarta-feira. Os resultados do Enem devem sair em 28 de dezembro. Os profissionais que farão a correção das redações passarão nesta semana por novo treinamento. O ministro elogiou o teor da prova e a forma como as questões foram formuladas. Ele aproveitou para puxar a orelha de quem chegou atrasado e perdeu o exame, lembrando que a recomendação do MEC era para que todos comparecessem com uma hora de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário