segunda-feira, novembro 05, 2012

Candidatos afirmam que tema da redação surpreendeu

Alunos começaram a sair logo após a abertura dos portões, às 14h.
Provas deste domingo tinham questões de matemática, além da redação.

Eduardo Queiroz, estudante fez prova do Enem como treineiro para ano que vem (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Estudante Eduardo Queiroz, de 15 anos, fez prova do Enem como treineiro e afirmou que esperava que tema mais atual para redação como mensalão ou ascensão da classe C (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)
Os primeiros estudantes a terminar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4), em Campo Grande, puderam sair dos locais de prova às 14h (de MS), horário da abertura dos portões. Diversos candidatos afirmaram que se surpreenderam como o tema da redação, que neste ano foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".
O estudante Eduardo Queiroz, de 15 anos, fez as provas do Enem como treineiro e afirmou que ficou surpreso com o tema da redação. “Eu esperava um tema mais atual como o mensalão ou a ascensão da classe C no Brasil”, relatou o jovem.
Eduardo fez o Enem em uma universidade particular da capital e foi o primeiro da sala a entregar a prova. “Fiz em  duas horas e vinte e consegui responder a todas as questões. Achei algumas questões de geometria um pouco difíceis, mas acho que fui bem”, analisou o estudante.
A candidata Eloá Karolins, de 19 anos, afirmou que também se surpreendeu com o tema da redação. “Foi um assunto inesperado e, além disso, a proposta de redação foi fora dos parâmetros dos anos anteriores. Achei que o tema seria algo como as catástrofes naturais ou a Copa do Mundo”, afirmou a jovem que fez o Enem pela terceira vez.
débora soares de ávila, 34 anos (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Débora achou as provas cansativas (Foto: Gabriela
Pavão/ G1 MS)
Débora Soares de Ávila, 34 anos, terminou por volta das 15h e sentou na calçada em frente a universidade particular onde fez o exame para aguardar o irmão e a tia, que também fizeram as provas. Ela contou ao G1 que, depois de 11 anos sem estudar, decidiu se inscrever no Enem para tentar uma vaga no curso de Administração.
“Eu ouvia das pessoas que é perda de tempo fazer faculdade na minha idade e me formar aos 50 anos não ia adiantar muita coisa”, lembra. Os três filhos e o marido apoiaram a decisão. “É muito importante e faz toda a diferença esse apoio da minha família”, afirmou.
Sobre a prova deste domingo, Débora comentou que foi cansativa. Ela disse que não encontrou dificuldades nas questões de linguagens e literatura, já que tem mais afinidade com essas disciplinas. Já as questões de matemática, tinham enunciados mais complexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário