segunda-feira, novembro 05, 2012

Enem 2012: Evandro Mesquita acerta questão que cita letra da Blitz


RIO - Diante de uma questão que cita a letra de um artista, nada mais justo do que ouvir a opinião do criador. O GLOBO pediu ao cantor e compositor Evandro Mesquita que respondesse à pergunta da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2012 que reproduz parte da música “A dois passos do paraíso”, da banda Blitz. Sem pestanejar, ele acertou (de acordo com os professores da rede Pensi e do sistema de ensino GPI).
— É um orgulho saber que a música foi parar no Enem. Minha mãe era decana da UFRJ, com cadeira no curso de letras, e ia ficar honrada — diz o artista.
No enunciado da questão, uma explanação sobre as características da linguagem radiofônica destacava a característica do diálogo com o ouvinte. Depois, aparecia o trecho final do megahit “A dois passos do paraíso” (“A Rádio Atividade leva até vocês/ Mais um programa da séria série/ ‘Dedique uma canção a quem você ama...’”). Em seguida, a prova pedia ao candidato para classificar a canção de acordo com uma das opções descritas.
Evandro acertou porque escolheu a letra “A” (Estilo simples e marcado pela interlocução com o receptor, típico da comunicação radiofônica) e justificou:
- Para mim, a resposta é esta porque é o cara falando com todo mundo através de um papo direto com uma pessoa. E acho que isso é feito por meio de uma linguagem simples e direta, que estabelece logo uma relação de instante - justificou.
Veja quais eram as outras opções:
B) Lirismo na abordagem do problema, o que o afasta de uma possível situação situação real de comunicação radiofônica
C) Marcação ritmica dos versos, o que evidencia o fato de o texto pertencer a uma modalidade de comunicação diferente da radiofônica
D) Direcionamento do texto a um ouvinte específico, divergindo da finalidade de comunicação do rádio, que é atingir as massas
E) Objetividade na linguagem caracterizada pela ocorrência rara de objetivos, de modo a dminuir as marcas de subjetividade do locutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário