quarta-feira, novembro 21, 2012

Dicas de como fazer uma boa redação!

Entenda a importância dos temas e confira algumas redações dos vestibulares de inverno deste ano


A Redação é, na maioria dos casos, o "bicho-papão" dos vestibulares. Praticamente em todas as universidades há um peso maior para a nota da redação em relação a outras matérias. Inclusive, os coordenadores dos principais vestibulares de São Paulo recomendam que o candidato tenha cuidado e muita atenção na hora de fazer a redação.

Muitas vezes, determinados vestibulandos acham que escrever uma boa redação é algo simples e relativamente fácil. Entretanto, montar a redação com um raciocínio contínuo e coeso é uma habilidade que necessita de muito treino. O estudante de cursinho Paulo Augusto Ayroza, 18 anos, afirmou que das provas que ele já prestou, todas deram um peso significativo para a redação e abordaram importantes temas. "Nos grandes vestibulares acho que sempre abordam temas pertinentes nas redações. Temas que cumprem o intuito de avaliar o aluno, se ele está interado sobre as atualidades ou não", comentou.

Um importante fator para se considerar ao treinar para a redação é estudar e compreender os principais acontecimentos da atualidade. Os temas das redações raramente são associados com assuntos de pouca repercussão na sociedade mundial. Por isso, vale lembrar que o candidato deve estar sempre ligado com os eventos sociais mais expressivos. Paulo admite que não estar atento para a atualidade pode prejudicar a compreensão do tema da redação. "A primeira vez que prestei não fui muito bem (na redação) por falta de conhecimento do tema, mas na época a variação linguística era muito questionada na mídia, e bem provável de cair mesmo", concluiu.

Na maior parte dos vestibulares, o candidato deve desenvolver uma redação a partir da coletânea de textos e frases fornecidas na prova. Por meio desses textos, o candidato precisa desenvolver sua própria opinião sobre o tema abordado e provar o porquê defende determinada posição. Para isso, a atualização, a leitura diária e a compreensão dos principais assuntos são essenciais para aumentar seu campo de argumentos.

Como os assuntos são frequentemente veiculados na mídia, não é difícil ter acesso às informações principais. Nos próximos vestibulares, tanto segundo semestre quanto final de ano, existem milhares de possibilidades de temas. Alguns exemplos são:

- Os impactos da Rio+20

- Aborto de anencéfalos

- Código Florestal

Esses são apenas alguns exemplos; o correto é que o vestibulando permaneça sempre atento às atualidades e aos assuntos de interesse não só nacional, como também internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário