terça-feira, junho 12, 2012

Namoros abençoados

Grupo de jovens celebra Dia dos Namorados com fé e espiritualidade em Parnamirim
Júlio Rocha
Juliorocha.rn@dabr.com.br

Enquanto muitos casais procuram no Dia dos Namorados presentes, prazer ou atividades semelhantes que marcam a passagem de mais um ano juntos, um grupo de 60 jovens namorados vivenciaram no último final de semana uma experiência diferente, onde a espiritualidade e o relacionamento sadio através da vivência na fé católica foram apresentados durante dois dias.
Padre Valtair Lira celebra missa com os participantes do Retiro Namorando em Deus. Fotos: Júlio Rocha/DN/D.A.Press
A Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, uma nova comunidade da Arquidiocese de Natal realizou o 2º Retiro Namorando em Deus, que atraiu jovens casais com média de idade entre 15 e 28 anos, de várias cidades como Natal, Parnamirim, Santa Cruz e Currais Novos.

A organizadora do evento, Bruna de Maria, explicou que o objetivo do retiro é apresentar o namoro com uma perspectiva de busca de santidade para a estruturação de uma futura família. "O namoro é o tempo de preparação para o matrimônio, por isso precisa ser vivido de uma maneira saudável com a presença de Deus, preservando a castidade e a intimidade do casal", disse Bruna.
Lamonier Gomes e Hammina Nunes: participação no evento pelo segundo ano.
O casal Felix Emanuel, 25, e Luiza Santos, 23, enfrentaram a distância de 180 km entre Currais Novos e Parnamirim, em um microônibus com mais 15 casais que participaram pela primeira vez do evento, para eles uma experiência de crescimento e maturidade do namoro.

"Nós namoramos há pouco mais de um ano, ficamos felizes neste retiro onde pudemos encontrar com outros casais que também lutam para viver um namoro santo, através de um aprofundamento espiritual e de orientações sobre como viver uma sexualidade à luz dos ensinamentos da Igreja", enfatizou Felix Emanuel.

A programação do evento contou com formações sobre namoro, momentos de oração, missa, celebrada pelo padre Valtair, mas também com momentos de romantismo através de sessão de cinema, jantar romântico, talk-show; além de lazer para a integração dos casais.

"Através de atividades formativas e dinâmicas apresentamos o respeito que se deve ter à castidade e pureza do casal, já que hoje em dia é comum namoros com infidelidade, sexualidade desregrada e superficialidade", afirmou Bruna de Maria.

Namoro a três

Um dos conceitos mais difundidos pelos padres e pregadores do Namorando em Deus, é o "namoro a três", ou seja, além do namorado e da namorada, a presença de Deus no relacionamento, através do respeito aos mandamentos, da vivência na fé e do exemplo da sagrada família.

O militar Lamonier Gomes, 24, e a estudante Hammina Nunes, 18, participam pelo segundo ano do retiro e mostram a necessidade de um namoro santo para o alicerce do relacionamento.

"Quando eu disse às amigas que viria para um retiro de namorados, todas acharam estranho, mas aqui aprendemos a verdadeira necessidade de um namoro em Deus, principalmente neste momento em que muitos jovens começam a descobrir a sexualidade e precisam de orientações para construir um relacionamento seguro", afirmou Haminna.

Para Lamonier Gomes, a oportunidade de viver um namoro santo é um caminho para a formação de uma família, através da lealdade e respeito entre o casal. "Apesar de muitas vezes no início sermos criticados por viver um namoro de forma sagrada, somos espelhos para outros casais de amigos, mostrando que através de momentos de intimidade com Deus, rezando junto, partilhando nossas dificuldades e tendo Ele como centro, damos passos para um futuro matrimônio santo", contou o militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário