terça-feira, junho 12, 2012

A ELEGÂNCIA NO OFÍCIO E NO TRAJE



 Jair Eloi de Souza (*)

Os deuses da elegância serão meus coadjuvantes nessa empreitada de resgatar não só uma artífice do bem vestir, mas um estilo de vida cuja vocação era dar lordeza e luxo aos que dela se serviram. Sua tenda de passar ou engomar roupa era um “chão-cabana” de taipa, adereçado de uma latada rústica, que albergava a trepadeira mimo do céu. Adornavam seu terreiro fileiras de boas-noites, crotes, rosas dálias. Na retaguarda uma quinta com juazeiro centenário e uma cajaraneira de era, onde criava galinhas caipiras. A conheci nos meus tempos de infância. Tinha uma silhueta esguia, andar compassado, elegante, sutil, pele macerada pelo tempo e pela crueza do seu ofício em brasa, engomando roupas dos mais abastados do tempo. À tarde dava-se a entrega em domicílio da roupa passada durante todo o dia. Fazia desse gesto um ritual de beleza cênica, quando punha no seu rosto o rouge e em seus lábios grossos batom de cor vermelha.

Assim era Maria de Fia. Reguei muitas vezes o seu jardim, e sempre me pagava pontualmente. Gostava de flores e de canto. Tinha uma voz alongada, sedosa, límpida. Fazia dos seus solfejos a forma mais prazerosa de cumprimentar o velho ferro de engomar e, porque também não, a sua solidão, já que era solteira e não tinha filhos, vivendo nos cuidados e companhia de sua mãe, Fia velha. Maria de Fia é irmã de Cheirim, mulher do caboclo puxado na cor, o mestre de obra  Joel, e de Vinô, esposa de Chico Onça, que prazerosamente se dizia cabra de Quinca Saldanha quando na puberdade dos tempos e dera corretivos a muitos elementos ruins. Que ensinamentos!... cabra ruim,  anoiteciam e não amanheciam, era a regra naqueles tempos de coronéis.

Meu sentimento de escriba verseja no bem-querer a minha Jardim, aos seus personagens, dos mais simples, tangidos pelo anonimato, apesar de consumirem uma vida inteira de ofício laboral sob as vestes da dignidade, da honradez, mas esquecidos pela memória, pela lembrança, pelo reconhecimento até de sua vizinhança. Maria de Fia não era só uma simples passadeira de roupa da urbe jardinense. Era um personagem, que gostava de flores, que cantarolava em sua melancolia, alimentava em sua quinta concrizes em reprodução, canários da terra, ralhava com os gaioleiros que investiam no aprisionamento desses pássaros, cena a que assisti muitas vezes, mesmo sem entender aquela defesa do encantador mundo dos bichos.

Hoje, os canários não existem mais, os concrizes não fazem mais aquela sinfonia em bolandeira, colhendo os frutos do melão-de-são caetano no feudo de Maria de Fia. Esta não solfeja mais as modinhas de época, o outono chegara. A primavera em canto se fora nas dobras do tempo. Os colarinhos engomados não têm mais sua arte, as pregas de calças sociais em linho branco S-120 são relíquias em desuso, o cênico sanfonado das saias plissadas jaz na prateleira do esquecimento.   

Paleando com Joaquim, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, este me informou que Maria de Fia, atualmente, reside em companhia de uma parente na Cidade de Patos, recebendo o meneio do velho Espinharas. Daí, imaginar-se que, embora ausente da urbe jardinense onde vivera,  a velha passadeira não deixa de embalar sua grande saudade da nossa Jardim, pois espera que, mesmo abotoado no seu abraço com o seu coirmão, o Piranhas, o Espinharas presenteia sua terra natal com lembrança de uma cidadã que, no seu ofício de passadeira de roupa, fez o bom cênico da lordeza em tempos idos.

Em lua cheia e festejos juninos/2012.

(*) Professor de Direito e escriba da cena sertaneja.
Fonte: Blog de Alcimar

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