sábado, outubro 15, 2011

No Dia do Professor, mestres falam sobre o prazer de ensinar

É mais uma oportunidade para que todos se lembrem deles

Professor Adelmo Meneses (Fotos: Divulgação IFS)
É inegável que a educação é um item de primeira necessidade em todo o mundo. Da mesma forma, ninguém duvida que a existência da figura do professor é imprescindível para as sociedades. E o dia 15 de outubro, quando é comemorado o Dia do Professor, é mais uma oportunidade para que todos se lembrem da sua importância e valor.

O ofício de professor não envolve, regra geral, um universo de glamour e altas remunerações. Mas muita gente, felizmente, ainda se encanta pela arte de ensinar. A professora Regivânia Lima, diretora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Sergipe (IFS), conta que o desejo de participar da formação das pessoas foi sua principal motivação na escolha da profissão. “Eu sempre quis ser professora, minha vontade era contribuir na formação pessoal e profissional dos jovens”, diz.
Professora Jânia Reis
Para Regivânia, não há nada mais gratificante do que encontrar com seus ex-alunos, ouvir suas histórias e saber o quanto ela foi importante para sua formação. “Certa vez, um jovem que havia sido meu aluno no Ensino Médio me confidenciou que minhas aulas fizeram com que ele gostasse de química. Hoje ele é médico e diz que sua paixão pela química o fez escolher a medicina como profissão”, conta.

Surpresa


Existem professores cuja profissão não foi uma escolha pré-determinada, mas uma agradável surpresa. “Apesar de ser licenciada em Música, também fiz graduação em Arquitetura e achei que ensinar seria apenas um complemento na minha vida. No entanto, quando iniciei a minha vida acadêmica no IFS, me apaixonei por lidar com os jovens, ensinar e repassar o conhecimento adquirido em minha vida profissional”, afirma Jânia Reis, professora do IFS.
Professora Rogivânia Lima
Ela conta que se emociona sempre que encontra os egressos atuando no mercado de trabalho. “Meu coração se enche de alegria com esse reencontro. O que sinto é tão gratificante que todos com quem convivo podem perceber, até meu filho caçula se deixou influenciar por essa atmosfera e busca ser também um professor”, declara.

Desafios


Segundo o pró-reitor de Ensino do IFS, Adelmo Menezes, o grande desafio do professor é se manter sempre atualizado, tendo plena consciência de que o conhecimento está em processo de construção. “Em uma sociedade marcada por avanços, o professor precisa estar em constante revisão dos seus saberes, pois o saber de ontem não é o mesmo de hoje”, ressalta.


Para ele, o melhor da profissão é poder fazer parte da formação das pessoas e saber que está formando não só um profissional, mas um cidadão consciente e capaz de transformar o mundo. “Ser professor é a possibilidade de contribuir na formação intelectual, política e cultural das pessoas. De transformar jovens e adultos, formar para a vida, para que eles saibam fazer boas escolhas no futuro na vida pessoal e profissional”, explica o professor.


Fonte: Ascom IFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário