quinta-feira, agosto 20, 2009

Comédia 'Se beber, não case!' estreia no Brasil após surpreender nos EUA

Com baixo orçamento e atores desconhecidos, longa liderou bilheterias.
Trama conta história de despedida de solteiro que acaba mal.

Carla Meneghini Do G1, no Rio

A comédia "Se beber, não case!" ("The hangover", no original), que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (19), derruba um dos maiores mitos de Hollywood, que diz que apenas superproduções ou filmes com grandes astros podem alcançar ao topo da disputada bilheteria americana.

Foto: Divulgação/Divulgação

O filme conta a história de amigos que vão a Las Vegas

para despedida de solteiro (Foto: Divulgação)

Além de ser uma produção de baixo orçamento, o novo longa-metragem do diretor e roteirista Todd Phillips (de "Dias incríveis") traz um elenco principal de atores desconhecidos do grande público, crias do cinema independente. Ainda assim, "Se beber, não case!" surpreendeu ao chegar ao primeiro lugar do ranking nos EUA, faturando em seu primeiro fim de semana em cartaz bem mais do que custou.

Qual é o segredo do sucesso da comédia? Acima de tudo, o diretor retrata a alma masculina com tanta propriedade e franqueza que torna imediata a identificação do público masculino. Já as mulheres poderão rolar de rir das besteiras que eles cometem e repetem a cada geração.

Trama

Na história, um grupo de amigos viaja a Las Vegas para comemorar a despedida de solteiro de um deles, Doug (Justin Bartha), que acaba convidando o futuro cunhado Alan (Zach Galifianakis), um sujeito esquisitão e mentalmente devagar, para ir também. Embarcam junto Stu (Ed Helms), um dentista que vive sob o comando de uma namorada tirana, e Phil (Bradley Cooper), que se sente enjaulado pelo casamento. E os três colocam o pé (ou melhor, o Mercedes) na estrada atrás de uma noite de diversão.

Mas quando o longa parece caminhar para um terreno clichê, o roteiro dá um pulo no tempo e mostra os rapazes acordando no dia seguinte da curtição. O quarto do hotel está destruído, há um bebê no armário, um tigre no banheiro e Doug sumiu. Só que eles não lembram de nada, e agora terão de tentar refazer a trajetória da noite anterior para descobrir o que aconteceu com o noivo. E é aí que a viagem vira um verdadeiro inferno, em que tudo parece conspirar contra eles.

Ao inverter a lógica da trama, "Se beber, não case!" consegue desenvolver personagens complexos, longe de estereótipos, e mistura na medida certa situações absurdas com fatos que poderiam bem ser verdade, a chave para uma comédia adulta, fresca e, principalmente, engraçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário