quarta-feira, agosto 26, 2009

Criatura estranha intriga funcionários de lago na Flórida

Don Serrano e Greg Reynolds disseram não saber o que é.
Eles batizaram a criatura desconhecida de 'monstro de lama'.

Do G1, em São Paulo

Uma criatura estranha que foi vista em um lago em West Palm Beach, no estado da Flórida (EUA), tem intrigado os guardas do local. Eles acreditam que há algo escondido nas águas do lago, segundo reportagem da emissora "WPTV".

Foto: Reprodução/WPTV

Criatura estranha tem intrigado os guardas de um lago

em West Palm Beach. (Foto: Reprodução/WPTV)

Greg Reynolds contou que foi primeira vez que viu a criatura desconhecida. "Eu gritei alto e disse: 'O que é isso'? Nós o seguimos e começamos filmar", afirmou Reynolds, que estava acompanhado do colega Don Serrano.

Quando eles se aproximaram da criatura, ela mergulhou. "Eu não tenho nenhuma ideia, mas que era alguma coisa isso é certo", disse Serrano. Enquanto não sabem o que é, eles batizaram a criatura de "monstro de lama".
CASO LINA VIEIRA
O ex-secretário da Receita Federal no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, Everardo Maciel, disse nesta quarta-feira em entrevista à Folha Online que a fiscalização dentro do órgão foi "desarticulada" durante a gestão de Lina Maria Vieira, que deixou o cargo no mês passado pouco menos de um ano depois de substituir Jorge Rachid.

Segundo ele, as principais metas de fiscalização e planos de ação fiscal "não existem mais". Maciel ainda desmentiu a tese de que o foco sobre as grandes empresas foi uma marca na gestão de Lina, como defendem os funcionários da Receita que deixaram cargos de confiança. Segundo reportagem da Folha, cerca de 60 pessoas em postos de chefia, distribuídas em 5 das 10 superintendências regionais, avisaram seus superiores que deixarão suas funções.

Mais sete servidores da Receita no RS pediram para deixar cargos, diz Unafisco
Mercadante defende atual secretário e diz que Receita precisa continuar trabalhando
Mantega diz que é "balela" acusação de que Receita não fiscaliza grandes empresas

"Isso é falso. Quem criou a delegacia de fiscalização dos bancos fui eu. O criador do programa de fiscalização de grandes contribuintes fui eu. Então isso não é verdade. Era preciso medir com precisão, e não como foi divulgado com os dados de São Paulo, quantos grandes contribuintes foram fiscalizados no primeiro semestre comparado com semestres anteriores. Aí vamos ter uma surpresa", disse.

Maciel ainda rejeitou a tese de que o cargo de secretário da Receita deveria ter mandatos --como ocorre, por exemplo, com as agências reguladoras.

"É um cargo como o de secretário do Tesouro, como o de presidente do Banco Central, ou de presidente do Banco do Brasil. Se você conferir mandato, começa a distanciar o trabalho destas instituições da política geral de governo", explicou.

Veja os principais trechos da entrevista:

Folha Online - Como você observa esse movimento de cargos na Receita? É normal após mudanças na chefia?

Everardo Maciel - Quando a Lina assumiu, mudou um número enorme de pessoas, e essas pessoas que foram nomeadas por ela em substituição às outras agora pediram para sair, algumas em caráter irrevogável (risos). Essa mudança é normal. Cada pessoa tem um estilo, e essas posições são cargos de confiança por parte de quem nomeia e é exercício voluntariamente por quem exerce.

Folha Online - Pelo que o sr. conhece, haverá mais gente pedindo para sair de cargos de confiança ou os que já saíram são os que Lina mudou antes?

Maciel - Não, a Lina mudou muito mais. Mas acho que não há quem possa fazer essa avaliação. O ato de sair é pessoal. Até porque várias pessoas que foram nomeadas por ela decidiram ficar.

Folha Online - A Lina é uma ruptura de um estilo de fiscalização que vinha desde o senhor e passou pelo Jorge Rachid, mudando o foco para as grandes empresas?

Maciel - Isso é falso. Quem criou a delegacia de fiscalização dos bancos fui eu. O criador do programa de fiscalização de grandes contribuintes fui eu. Então isso não é verdade. Era preciso medir com precisão, e não como foi divulgado com os dados de São Paulo, quantos grandes contribuintes foram fiscalizados no primeiro semestre comparado com semestres anteriores. Aí vamos ter uma surpresa. Então isso vai ser um factóide.

Folha Online - Neste caso, o que mudou de fato na gestão da Lina?

Maciel - O que mudou é que a fiscalização foi desarticulada. Todos os projetos de metas de fiscalização e de planejamentos de ação fiscal não existem mais. A tecnologia está desarticulada. Pela primeira vez em muitos anos, uma declaração de informações teve uma data de entrega adiada. Sabe qual? A dos grandes contribuintes. A data era 30 de junho, agora marcaram para 16 de outubro. Como vai fazer a fiscalização se nem a declaração eles têm?

Folha Online - Quando há essas mudanças de chefia, atrapalha quanto o andamento das fiscalizações?

Maciel - Isso é difícil [de calcular], porque é uma questão profundamente pessoal. Depende da qualidade profissional de quem é substituído e do substituto, o grau de capacidade de trabalho e de liderança de um e de outro. Mas isso ocorre em qualquer instituição.

Folha Online - Na sua opinião, o cargo de secretário da Receita deveria ser blindado de pressões políticas através, por exemplo, de mandatos?

Maciel - Acho que não tem cabimento. É um cargo como o de secretário do Tesouro, como o de presidente do Banco Central, ou de presidente do Banco do Brasil. Se você conferir mandato, começa a distanciar o trabalho destas instituições da política geral de governo.

Folha Online - Então como poderia ser definido um limite do que é diretriz política ou politicagem?

Maciel - Políticas de fiscalização são construídas através de informações vindas do tratamento de dados, cada vez mais isso fica no plano da inteligência fiscal, e não no plano de atos voluntaristas. Eu não conheço nenhum ato que envolvesse proteção ou perseguição a quem quer que seja. Isso é cada vez mais institucionalizado.

Britânicos acreditam ver monstro do Lago Ness em imagem de satélite

Nessie é descrito como um plesiossauro, réptil marinho extinto.
Reprodução do Google Earth foi publicada em jornais da Inglaterra.

Do G1, em São Paulo

Mancha branca tem o mesmo formato de Nessie. (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Um dos maiores mistérios da Escócia voltou a ser notícia nesta quarta-feira (26) nos jornais britânicos depois que um internauta disse ter visto o monstro do Lago Ness em uma imagem de satélite disponível no Google Earth.

O monstro Nessie é descrito como um plesiossauro, um réptil marinho com quatro nadadeiras e uma cauda longa, extinto há milhões de anos. A reprodução que mostra uma mancha branca com o mesmo formato da criatura na água foi divulgada em veículos como "The Sun" e "Daily Mail".

"Eu não acreditei. Ele é justamente como nas descrições do Nessie", disse o segurança Jason Cooke, que fez a reprodução da imagem. Adrian Shine, um pesquisador do projeto Lago Ness, disse que a imagem é "realmente intrigante" e que merece estudo.

Para ver a imagem do "monstro do lago", basta colocar no Google Earth as coordenadas 57°12'52.13"N (latitude) e 4°34'14.16"W (longitude).

Com novos registros do Ministério da Saúde, País tem 582 vítimas fatais da "gripe suína"

Do ig.

O Ministério da Saúde apresentou um novo balanço de mortes decorrentes da "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) nesta quarta-feira. Contabilizando as vítimas fatais registradas pelos Estados e pelo ministério, o País contabiliza 582 mortes. Com isso, passa os EUA e é o País com maior número de vítimas fatais no mundo.


Nesta terça-feira, no entanto, o ministério afirmou que entre os dias 9 e 15 de agosto foi registrada uma diminuição no "número absoluto de casos graves" de "gripe suína". Isso levou o governo a afirmar que se trata de um indicativo ainda preliminar de que a doença pode estar recuando.

No comparativo com os 15 países com maior número de mortes, o Brasil tem a 7ª taxa de mortalidade - que representa o percentual de óbitos em relação à população de cada País.

De acordo com o Ministério da Saúde, com excessão da Costa Rica, os países com as maiores taxas de mortalidade estão no hemisfério Sul. O governo alega que "é no hemisfério Sul que a pandemia atualmente apresenta maior impacto por causa do inverno"

Gestantes

Um total de 1.980 mulheres em idade fértil (15 a 49 anos) tiveram resultado positivo para o novo vírus A(H1N1). Destas, 480 eram gestantes. Entre as grávidas, 58 morreram.

Investimentos

O governo federal enviou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira uma medida provisória que pretende liberar um crédito suplementar no valor de R$ 2,1 bilhões para o enfrentamento da pandemia de Influenza A (H1N1).

A intensão do Ministério da Saúde é, entre outras coisas, adquirir mais 73 milhões de doses da vacina contra a "gripe suína" e comprar mais 11,2 milhões de tratamentos.

O porquê e o motivo

Por Thaís Nicoleti

"O técnico Cuca, no entanto, disse que não sabia o porque do motivo da ausência do seu principal jogador."

O fragmento em questão apresenta dois problemas. O mais evidente é a redundância que se verifica na construção formada de termos sinônimos ("porquê" e "motivo"). O segundo diz respeito à grafia do substantivo "porquê".

As formas "porque", "porquê", "por que" e "por quê" têm diferentes usos e é sabido que o tema causa mesmo confusão. "Porque" é uma conjunção, o que vale dizer que é o elemento articulador de duas orações. Assim: "O jogador faltou ao treino porque estava doente" (a primeira oração, "O jogador faltou ao treino", articula-se com a segunda, "estava doente", numa relação de causa e efeito; a oração que exprime a causa é encabeçada pela conjunção "porque").

"Porquê" é a substantivação da conjunção "porque". Como esta introduz ideia de causa, o substantivo (que recebe o acento diferencial), ele próprio, assume esse sentido. Isso é semelhante ao que ocorre com a conjunção "porém", que introduz ideia de oposição. Podemos vê-la substantivada numa frase como "Sempre há um porém", ou seja, sempre há um obstáculo, uma ressalva. No caso do "porquê", a substantivação (que geralmente vem depois de um artigo) requer o acento circunflexo.

O advérbio interrogativo de causa assume a forma "por que", indicada para iniciar as perguntas diretas ("Por que o jogador faltou ao treino?") e indiretas ("Gostaria de saber por que o jogador faltou ao treino", "Ninguém sabia por que o jogador tinha faltado ao treino").

Se o advérbio estiver no fim do período (em posição tônica), será necessário acentuá-lo. Assim: "O jogador faltou ao treino por quê?", "Faltou ninguém sabe por quê".

Abaixo, duas sugestões de correção do fragmento:

O técnico Cuca, no entanto, disse que não sabia o motivo da ausência do seu principal jogador.

O técnico Cuca, no entanto, disse que não sabia o porquê da ausência do seu principal jogador.

segunda-feira, agosto 24, 2009

Governo e BNDES firmam parceria para investir em projetos no Rio Grande do Norte

Apoiar Arranjos Produtivos Locais (APLs), associações e cooperativas de produtores de baixa renda. Esse é o objetivo da parceria formada entre o Governo do Estado e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Emater-RN ficará responsável pela coordenação dos projetos. O BNDES deve financiar 50% dos projetos e o Governo do RN fica responsável pelo restante. Em todo o estado, a expectativa é que os investimentos cheguem aos R$ 26 milhões. Os recursos serão disponibilizados através de editais públicos. Com os recursos, as organizações poderão investir em obras, aquisição de máquinas e equipamentos, além de capacitação de pessoal, assistência técnica, entre outros aspectos.

"Essa parceria é de fundamental importância, pois vem trazer financiamento para projetos produtivos de um público vulnerável que vive abaixo da linha da pobreza. Com isso vamos viabilizar projetos alternativos para melhorar a renda de muitas famílias", comenta o diretor geral da Emater-RN, Luiz Cláudio Macedo. De acordo com Angelo Fuchs, do Departamento de Economia Solidária do BNDES, a parceria é uma forma de apoiar os APLs, assim como as associações e as cooperativas de produtores de baixa renda, que precisam de um recurso inicial para o desenvolvimento de suas ações. "É um estímulo para que esses grupos se tornem pequenas empresas e, no futuro, possam lançar seus produtos no mercado consumidor", disse.

Não há crase antes de pronomes do caso reto

Por Thaís Nicoleti

"Na noite de ontem, o substituto de Lina, Otacílio Cartaxo, chamou assessores próximos à ela para uma reunião."

Aqui um caso de não ocorrência de crase. Sempre vale lembrar que a crase é a fusão de dois sons vocálicos. No português moderno, ocorre, sobretudo, quando a preposição "a" se encontra com um artigo definido feminino ("a" ou "as") ou com os pronomes demonstrativos femininos "a" ou "as".

No caso em questão, ao assinalar o "a" com o acento grave, o redator entendeu haver um artigo antes do pronome pessoal "ela", o que é impossível (ninguém imaginaria dizer "próximo ao ele", por exemplo).

Embora a ocorrência da crase não seja um tema complicado, muita gente se confunde na hora de usar o acento grave. É possível que isso se dê pelo fato de esse acento não ser fixo na palavra, como os demais e, portanto, não ser passível de simples memorização. Esse é um acento que requer um raciocínio a cada situação.

É claro que é possível memorizar algumas expressões e situações em que a crase vai ou não ocorrer, mas o ideal é compreender o fenômeno e usar o bom senso.

Abaixo, o trecho corrigido:

Na noite de ontem, o substituto de Lina, Otacílio Cartaxo, chamou assessores próximos a ela para uma reunião.

quinta-feira, agosto 20, 2009

Dunga convoca Adriano para jogos contra Argentina e Chile

Artilheiro do Brasileirão, Imperador é chamado pela primeira vez desde que deixou o Inter de Milão. Volante Lucas também retorna

Henrique Netto Rio de Janeiro

Adriano volta a ter chance na seleção

Adriano está de volta à seleção brasileira . O técnico Dunga divulgou nesta quinta-feira a lista de convocados para os jogos contra Argentina e Chile, pelas eliminatórias para a Copa de 2010, com a presença do Imperador do Flamengo .

O jogo contra os argentinos será no dia 5 de setembro, em Rosário. A partida diante dos chilenos está marcada para o dia 9 de setembro, no Estádio do Pituaçu, em Salvador.

A última vez que Adriano jogou pela seleção brasileira foi em fevereiro, na vitória por 2 a 0 sobre a Itália, em amistoso disputado em Londres. Depois disso, o Imperador chegou a ser convocado para os jogos contra Equador e Peru, pelas eliminatórias, mas não entrou em campo (ficou no banco contra os peruanos, dia 1º de abril e, depois do jogo, foi direto para o Rio de Janeiro e não se reapresentou ao Inter de Milão - semanas mais tarde, ele rescindiu seu contrato com o clube italiano).

De volta ao Flamengo, Adriano aos poucos recuperou a boa forma. Atualmente, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com dez gols, ao lado de Marcelinho Paraíba, do Coritiba , e Val Baiano, do Barueri . O Imperador toma a vaga de Diego Tardelli na seleção. O atleticano havia sido convocado para o amistoso contra a Estônia, semana passada, mas ficou fora desta vez.

Outra novidade é a volta do volante Lucas à lista de convocados. O jogador, que não atuava pela seleção há quase um ano (10 de setembro de 2008, empate por 0 a 0 com a Bolívia, no Rio), vem sendo titular no Liverpool neste início de temporada europeia. Lucas entra na vaga de Kleberson, do Flamengo, que sofreu uma cirurgia no ombro.

Na lateral esquerda, Filipe Luís, do La Coruña, ganha nova chance de Dunga. O jogador, que foi convocado pela primeira vez na partida passada, contra a Estônia, porque o lesionado Marcelo foi cortado, será uma vez mais a sombra de André Santos. No gol, Victor, do Grêmio , foi o chamado da vez para a reserva de Julio César. Contra a Estônia, Gomes, do Tottenham, havia sido o dono da camisa 12, mas sofreu uma lesão e ficará até seis semanas fora.

Comédia 'Se beber, não case!' estreia no Brasil após surpreender nos EUA

Com baixo orçamento e atores desconhecidos, longa liderou bilheterias.
Trama conta história de despedida de solteiro que acaba mal.

Carla Meneghini Do G1, no Rio

A comédia "Se beber, não case!" ("The hangover", no original), que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (19), derruba um dos maiores mitos de Hollywood, que diz que apenas superproduções ou filmes com grandes astros podem alcançar ao topo da disputada bilheteria americana.

Foto: Divulgação/Divulgação

O filme conta a história de amigos que vão a Las Vegas

para despedida de solteiro (Foto: Divulgação)

Além de ser uma produção de baixo orçamento, o novo longa-metragem do diretor e roteirista Todd Phillips (de "Dias incríveis") traz um elenco principal de atores desconhecidos do grande público, crias do cinema independente. Ainda assim, "Se beber, não case!" surpreendeu ao chegar ao primeiro lugar do ranking nos EUA, faturando em seu primeiro fim de semana em cartaz bem mais do que custou.

Qual é o segredo do sucesso da comédia? Acima de tudo, o diretor retrata a alma masculina com tanta propriedade e franqueza que torna imediata a identificação do público masculino. Já as mulheres poderão rolar de rir das besteiras que eles cometem e repetem a cada geração.

Trama

Na história, um grupo de amigos viaja a Las Vegas para comemorar a despedida de solteiro de um deles, Doug (Justin Bartha), que acaba convidando o futuro cunhado Alan (Zach Galifianakis), um sujeito esquisitão e mentalmente devagar, para ir também. Embarcam junto Stu (Ed Helms), um dentista que vive sob o comando de uma namorada tirana, e Phil (Bradley Cooper), que se sente enjaulado pelo casamento. E os três colocam o pé (ou melhor, o Mercedes) na estrada atrás de uma noite de diversão.

Mas quando o longa parece caminhar para um terreno clichê, o roteiro dá um pulo no tempo e mostra os rapazes acordando no dia seguinte da curtição. O quarto do hotel está destruído, há um bebê no armário, um tigre no banheiro e Doug sumiu. Só que eles não lembram de nada, e agora terão de tentar refazer a trajetória da noite anterior para descobrir o que aconteceu com o noivo. E é aí que a viagem vira um verdadeiro inferno, em que tudo parece conspirar contra eles.

Ao inverter a lógica da trama, "Se beber, não case!" consegue desenvolver personagens complexos, longe de estereótipos, e mistura na medida certa situações absurdas com fatos que poderiam bem ser verdade, a chave para uma comédia adulta, fresca e, principalmente, engraçada.

Internet brasileira cresce 10% e chega a 36,4 milhões de usuários

Número de internautas refere-se ao ambiente residencial e de trabalho.
Se consideradas LAN houses e telecentros, total chega a 64,8 milhões.

Juliana Carpanez Do G1, em São Paulo

Em julho de 2009, o número de brasileiros que usaram a internet em casa ou no trabalho chegou a 36,4 milhões, um crescimento de 10% em relação aos 33,2 milhões de pessoas que acessaram a web nesses ambientes em junho. Só no ambiente doméstico, a quantidade de internautas ativos ficou em 27,5 milhões -- 40,2 milhões de brasileiros vivem em residências onde há pelo menos um PC conectado, mas nem todos o utilizam.

Se considerados também os acessos públicos (LAN houses, bibliotecas, escolas e telecentros), o Brasil conta com 64,8 milhões de usuários de internet com mais de 16 anos, também de acordo com dados do Ibope Nielsen Online.


“Esses 10% de aumento no ambiente residencial e corporativo indicam uma retomada do crescimento da internet, que há cerca de um ano e meio não era tão grande”, afirmou ao G1 o analista de mídia José Calazans, do instituto de pesquisa. Segundo ele, esse movimento está ligado à retomada da economia, que fez com que os brasileiros voltassem a comprar computadores e navegassem mais na internet.

No mês passado, o tempo médio de navegação por usuário, no trabalho e em domicílio, foi de 48 horas e 26 minutos. Se considerado também o uso de aplicativos (comunicadores instantâneos, tocadores de música, programas de download e de voz sobre IP, entre outros), o tempo chega a 71 horas e 30 minutos.

“No trabalho os internautas usam ainda mais aplicativos, como programas de comunicação instantânea, do que em casa”, compara Calazans. De acordo com ele, o ambiente profissional também deixa de lado sites como aqueles visitados principalmente por donas de casa e crianças. No local de trabalho, as páginas que recebem mais atenção são as de comércio eletrônico, viagens e de automóveis.

Segundo o Ibope Nielsen Online, o Brasil continua liderando o tempo de navegação nos ambientes doméstico e residencial. De acordo com a mesma medição, o país (com média de 48 horas e 26 minutos por internauta, em julho) ficou na frente dos Estados Unidos (42 horas e 19 minutos), Reino Unido (36 horas e 30 minutos), França (33 horas e 22 minutos), Japão (31 horas e 55 minutos), Espanha (31 horas e 45 minutos), Alemanha (30 horas e 25 minutos), Itália (28 horas e 15 minutos) e Austrália (23 horas e 45 minutos).

Câmara Brasileira do Livro divulga finalistas do 51º Prêmio Jabuti

Maior concurso literário do país premiará 21 categorias.
Premiados em cada uma delas serão conhecidos em 29 de setembro.

Do G1, em São Paulo

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta quinta-feira (19) os finalistas do 51º Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura no Brasil. Neste ano, o maior concurso literário do país premiará 21 categorias. Confira a lista completa no site www.premiojabuti.org.br

Entre os romances classificados estão "Flores azuis", de Carola Saavedra, "Cordilheira", de Daniel Galera, "Satolep", de Vitor Ramil, e "Manual da paixão solitária", de Moacyr Scliar.

Na categoria livro-reportagem foram selecionadas as obras "1968 - O que fizemos de nós", de Zuenir Ventura, "Casadas com o crime", de Josmar Jozino, "O olho da rua", de Eliane Brum, entre outras.

Os três premiados em cada categoria serão conhecidos no dia 29 de setembro. Os melhores livros do ano em ficção e não-ficção somente serão conhecidos na cerimônia de premiação, marcada para o dia 4 de novembro, na Sala São Paulo.

Inep vai recorrer de decisão que pede reabertura das inscrições do Enem


Agência Brasil

BRASÍLIA - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai recorrer da decisão da Justiça Federal no Rio de Janeiro que determina a reabertura das inscrições para a prova.

Em nota, o instituto, uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), diz que não foi ouvido antes da decisão judicial e que as inscrições “transcorreram normalmente, não havendo registro de problemas relativos à exigência do CPF”. Segundo o instituto, o recurso tem o objetivo de assegurar o cumprimento do cronograma de aplicação do exame, previsto para os dias 3 e 4 de outubro.

A liminar concedida pela Justiça, a pedido do Ministério Público Federal, questiona a exigência do número do CPF do estudante para que a inscrição fosse efetuada. O juiz Bruno Nery determinou a reabertura do prazo até o dia 28 de agosto e proibiu o Inep de cobrar o número do CPF dos participantes.

Entre os dias 15 de junho e 19 de julho o Inep recebeu cerca de 4,5 milhões de inscrições para o Enem 2009. A prova será aplicada em 1.619 municípios. Este ano, o Enem servirá como forma de ingresso em pelo menos 40 universidades federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares do MEC.

terça-feira, agosto 18, 2009

Mortes por nova gripe chegam a 368, diz Ministério da Saúde

Do total de óbitos, 50% tinham algum fato de risco.
Países do hemisfério sul são mais afetados por causa do inverno.

Do G1, em Brasília

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (18) que o Brasil tem 368 mortes pela Influenza A. Os números se referem a casos registrados até o dia 15 de agosto. De acordo com o ministério, do total de pessoas que morreram, 185 tinham algum fator de risco, incluindo a gestação, o que representa 50,3%. Além disso, dentre os mortos, 46 eram mulheres grávidas(12,5%).

Os principais fatores de risco para o agravamento da doença, de acordo com o boletim, são problemas metabólicas e respiratórios, cardiopatias crônicas, hipertensão arterial e imunodepressão, além de gestação.

Segundo o ministério, de 25 de abril a 15 de agosto, foram registrados 20, 82 mil casos graves ocasionados por gripe, a maior parte (58%) em mulheres. Entre esses, 83% se desenvolveram a partir do novo vírus. Dentre os pacientes que sofreram complicações, 42,4% possuiam pelo menos um fator de risco.

O ministério informou também que a taxa de mortalidade dos casos graves confirmados para o novo vírus no Brasil é de 0,19 óbitos por 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o boletim divulgado nesta terça, os países do hemisfério sul, que estão no inverno, continuam registrando aumento no número de casos de mortes pela nova gripe, ao contrário dos países que estão no verão. Em clima frio, a transmissão do vírus é mais acelerada.

Escolas de mil cidades têm repasse de verbas para merenda interrompido

Prefeituras têm pendências junto ao Ministério da Educação.
Sem comida, rendimento dos alunos piora.

Do G1,

Escolas públicas de quase mil cidades brasileiras não estão recebendo o dinheiro destinado à alimentação dos alunos porque as prefeituras devem informações ao Ministério da Educação. Em muitas dessas cidades a merenda costuma ser a única refeição do dia.

sábado, agosto 15, 2009

Com volta às aulas, especialistas alertam como prevenir as crianças da "gripe suína"

Último Segundo

Após 15 dias de férias forçadas por causa da “gripe suína” (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), alunos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul voltam às aulas nesta segunda-feira, dia 17. Alguns Estados, a exemplo de Minas Gerais, já retornaram no dia 10. Especialistas afirmam que não há motivo para pânico, mas reforçam dicas de higiene e prevenção.

Questionada até pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que considerou um “disparate” o adiamento das aulas pelas secretarias estaduais de Saúde, a medida não deve ter impacto significante na redução dos casos, segundo médicos. Para eles, essas duas semanas foram importantes, principalmente, para que o governo e as escolas se organizassem. “Foi um tempo produtivo para orientar professores e funcionários e preparar as escolas para receber os alunos, mas o impacto epidemiológico não é grande”, considera o professor da Faculdade de Medicina do ABC e presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Juvêncio Furtado.

Aos pais, Furtado recomenda que orientem os filhos a manterem as mãos sempre higienizadas. A lavagem não precisa ser feita com nenhum sabonete específico. “É água e sabão, qualquer um que faça espuma”, diz.

Álcool não substitui lavagem de mão

O álcool em gel, quem tem sido distribuído por secretarias de Educação para várias escolas, não substitui a lavagem das mãos. “Não adianta lavar a mão só de manhã e usar álcool o resto do dia. A lavagem é o mais importante para remoção”, explica Mario Sérgio Moreno, infectologista e diretor-técnico do hospital da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba.

"Não adianta passar gel 10 vezes, que cria uma crosta. É só um detalhe para quando não tiver torneira por perto"

Furtado acrescenta ainda que é “exagero” os pais obrigarem as crianças a saírem de casa com potes de álcool em gel na mochila. “Não adianta passar 10 vezes, que cria uma crosta. É só um detalhe para quando não tiver torneira por perto”, afirma.

Na hora de enxugar as mãos e o rosto em banheiros públicos o importante é fazer isso em toalhas descartáveis e, não, de pano.

Nos bebedouros escolares, eles alertam que um aluno pode se contaminar se o local tiver sido usado por uma pessoa doente. Por isso, a importância dos copos descartáveis. Além disso, as crianças devem ser instruídas a não compartilharem latas de refrigerante, alimentos, talheres e demais objetos de uso pessoal.

“O ideal é que mesas e carteiras sejam limpas no intervalo. Se não for possível, pelo menos na mudança de turno”

Ao invés do ar-condicionado, as escolas, agora, devem preferir por janelas abertas para manter as salas arejadas.

Neste momento, a limpeza dos colégios também deve ser reforçada para retirar o vírus da superfície dos móveis. “O ideal é que mesas e carteiras sejam limpas no intervalo. Se não for possível, pelo menos na mudança de turno”, afirma Furtado.

Sintomas

A qualquer sinal de gripe, como nariz escorrendo, febre ou tosse, as crianças não devem ir à escola. O tempo de afastamento recomendado pelos médicos é de sete dias, que é o período de transmissibilidade do vírus. O mesmo vale para professores e funcionários.

“É importante orientação para que não visitem parentes ou amigos durante o período do afastamento”

“É importante orientação para que não visitem parentes ou amigos durante o período do afastamento”, completa a infectologista Denise Brandão, inspetora do Centro de Vigilância Epidemiológica Alexandre Vranjac, de São Paulo.

Agência Brasil
Lavar as mãos adequadamente é a principal recomendação dos médicos

Creches

Com as crianças menores, a atenção deve ser ainda maior. Furtado explica que, em creches, os berços devem ficar a uma distância mínima de 1,5 metro uns dos outros, para evitar que uma eventual infecção seja transmitida.

"Não se deve colocar uma criança ao lado da outra na hora de dormir, ou no mesmo colchão"

Nas escolinhas, a responsabilidade maior fica a cargo do orientador, que deve “entreter as crianças, mas sem aglomerá-las”. “Não se deve colocar uma criança ao lado da outra na hora de dormir, ou no mesmo colchão, o que em creches é bastante comum de acontecer”, exemplifica Furtado.

Denise Brandão ressalta também a necessidade de lavar os brinquedos com mais frequência, neste período. Outra boa medida de precaução, segundo ela, é ferver chupetas e mamadeiras por 15 minutos e não dividi-las entre as crianças.

De acordo com os médicos, os pais devem zelar pela saúde e higiene dos filhos, mas com cuidado para não criar nos pequenos “aversão aos colegas e aos outros alunos”. “Eles não podem ficar com medo de ir à escola”, enfatiza Furtado.

Medidas de prevenção contra a
"Gripe Suína"
Cobrir sempre o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
Usar lenços descartáveis e providenciar local adequado para o descarte logo após o uso
Lavar as mãos com frequência com sabão e água, especialmente ao tossir, espirrar ou limpar o nariz
Não compartilhar copos, talheres, toalhas e demais objetos de uso pessoal
Evitar colocar as mãos nos olhos e na boca
Evitar aglomerações ou locais pouco arejados
Ter uma alimentação saudável e investir na ingestão de líquidos


sexta-feira, agosto 14, 2009

População brasileira ultrapassa os 191 milhões, aponta IBGE

Redação - ig

SÃO PAULO - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira, as estimativas das populações residentes nos municípios brasileiros em 1º de julho de 2009. De acordo com o levantamento, o País tem 191,5 milhões de habitantes espalhados pelas suas 27 unidades da federação e 5.565 municípios.

Na pesquisa divulgada em agosto de 2008, o Brasil tinha 189,6 milhões de habitantes.

Segundo as estimativas, São Paulo é hoje a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes. Em seguida vêm Minas Gerais (20 milhões) e Rio de Janeiro (16 milhões). Esses três Estados concentram cerca de 40,4% da população brasileira.

São Paulo é o município mais populoso, com 11 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,2 milhões) e Salvador (3 milhões). Belo Horizonte (2,5 milhões) esteve no quarto lugar em 2000 e, a partir de 2007, caiu para sexto, tendo sido ultrapassado pelo Distrito Federal e Fortaleza que, desde então, permanecem nos 4º e 5º lugares, respectivamente.

Excluindo-se as capitais, os municípios brasileiros mais populosos são Guarulhos (1,3 milhão), Campinas (1,1 milhão) e São Gonçalo (992 mil habitantes), que estão nas três primeiras posições desde 2000. Borá (SP) continua sendo o município com a menor população do País, estimada em 837 habitantes, 42 a mais que em 2000.

De acordo com o IBGE, entre os seis municípios brasileiros que, em 2000, tinham menos de mil habitantes, somente Borá e Serra da Saudade (com 890 habitantes) continuam nessa posição em 2009.

Metodologia empregada

Para chegar aos novos resultados populacionais, o IBGE empregou uma metodologia de conciliação censitária combinada com o Método das Componentes Demográficas, uma ferramenta demográfica que visa obter as estruturas esperadas por sexo e idade das populações nos censos, procurando obter coerência entre os censos e contagens dos anos 1980, 1991, 1996, 2000 e 2007.

quinta-feira, agosto 13, 2009

A ESCOLHA DA MUSA ESTUDANTIL DE JARDIM VAI CONTINUAR


Fomos procurados por muitos alunos e alunas de outras escolas para fazermos a escolha da musa estudantil de suas escolas. Nos próximos dias, iremos procurar as direções dessas escolas e vermos a possibilidade de fazermos a escolha de suas musas. As escolas são: Walfredo Gurgel, CEMNA, CEAJP. Outras escolas que demonstrarem interesse em participar, entrem em contato com a gente.
Vamos simplificar as coisas: escolheremos no máximo as cinco meninas mais bonitas de cada escola. Colocaremos as fotos e os dados destas no blog, e a eleição será feita pelo voto.
Aguardem!

terça-feira, agosto 11, 2009

NORDESTINÊS

Nordestino não fica solteiro, ele fica solto na bagaceira!
Nordestino quando se empolga, fica com a mulesta dos cachorros!

Nordestino não bate, ele 'senta-le' a mãozada!
Nordestino não sai pra farra... ele sai pro muído, pra bagaça!
Nordestino não bebe um drink, ele toma uma!

Nordestino não é sortudo, ele é cagado!
Nordestino não corre, ele dá uma carreira!
Nordestino não malha dos outros, ele manga!
Nordestino não conversa, ele resenha!

Nordestino não toma água com açúcar, ele toma garapa!
Nordestino não percebe, ele dá fé!
Nordestino não sai apressado, ele sai desembestado!

Nordestino não aperta, ele arroxa!

Nordestino não dá volta, ele arrudeia!
Nordestino não espera um minuto, ele espera um pedacinho!
Nordestino não é distraído, ele é avoado, apombaiado!

Nordestino quando está irritado com alguém que fica diz: Homi largue de frangagem!

Nordestino não fica com vergonha, ele fica encabulado, todo errado!
Nordestino não passa a roupa, ele engoma a roupa!
Nordestino não houve barulho, ele ouve zuada!
Nordestino não acompanha casal de namorados, ele segura vela!
Nordestino não rega as plantas, ele 'agoa' as plantas.

Nordestino não quebra algo, ele tora!
Nordestino não é esperto, ele é desenrolado!
Nordestino não é rico, ele é um cabra estribado!
Nordestino não é homem, ele é macho!

Nordestino não pede almoço, ele pede o cumê
Nordestino não come carne, ele come 'mistura'
Nordestino não lancha, merenda!
Nordestino não fica chei quando come, ele enche o bucho!
Nordestino não dá bronca, dá carão!

Nordestino não tem diarréia, tem caganeira!
Nordestino não tem mau cheiro nas axilas, ele tem suvaqueira!
Nordestino não tem perna fina, ele tem dois cambitos!

Nordestino não é mulherengo, ele é raparigueiro!

Nordestino não se dá mal, ele se lasca todinho!
Nordestino não é cheio de frescura, é pantinzeiro!
Nordestino não pula, dá pinote!

Nordestino não fica bravo, fica com a gota serena!
Nordestino não é malandro, é cabra de pêia!
Nordestino não fica apaixonado, ele arrêia os pneus todiinho!.

Ponto de interrogação só cabe em perguntas diretas

Por Thaís Nicoleti
"Não dá para entender por que a Fifa não adota recursos tecnológicos para evitar erros graves na arbitragem, como já fazem outros esportes?"

O ponto de interrogação indica a inflexão de voz que fazemos quando proferimos uma pergunta a alguém: "Quem é você?", "Por que chegou tão tarde?", "Como posso retribuir o favor?".

Essas são interrogações diretas, dirigidas a um interlocutor. Existem, porém, as interrogações indiretas, próprias do discurso indireto. São orações subordinadas substantivas objetivas diretas justapostas. Vamos compreender melhor isso.

Essas orações têm a função de objeto direto porque completam algum verbo transitivo direto e são justapostas porque são introduzidas não por uma conjunção integrante (que ou se), mas por um advérbio interrogativo (de modo, de tempo, de causa, de lugar). Assim: "Ele não entendeu como ela chegou lá" (advérbio de modo), "Ele não percebeu quando ela entrou" (advérbio de tempo), "Ele não sabe por que ela chegou tarde" (advérbio de causa), "Ele quis saber onde ela morava" (advérbio de lugar).

É importante observar que essas orações são interrogações indiretas. Não requerem, portanto, a entonação típica da pergunta e, por isso mesmo, terminam com ponto final.

Veja, abaixo, a correção da pontuação:

Não dá para entender por que a Fifa não adota recursos tecnológicos para evitar erros graves na arbitragem, como já fazem outros esportes.

sábado, agosto 08, 2009

Escolas são obrigadas a informar frequência de alunos aos pais

Da Agência Brasil
As escolas de todo o país serão obrigadas, a partir desta sexta (7), a informar pai e mãe sobre a frequência e o rendimento dos alunos, além de apresentar a eles a proposta pedagógica da escola.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, acrescenta um parágrafo ao Artigo 12 da Lei nº 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

De acordo com o Artigo 12, os estabelecimentos de ensino têm a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica, assegurar o cumprimento dos dias letivos e carga horária estabelecidos, velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada professor, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento, e articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

quarta-feira, agosto 05, 2009

As 10 profissões mais "nojentas" do mundo

Cheirador de suvaco, limpador de lutador de sumô, mergulhador de esgoto... Esses trabalhos podem parecer incomuns e esquisitos no Brasil, mas o mundo todo já sabe: é preciso ter estômago para enfrentá-los!


Aline Vieira

Nem o Listverse, site especializado em listas dos mais diversos assuntos, conseguiu decidir qual a profissão mais “nojenta” do mundo. Em 2007, a Pop Science, revista especializada em popularizar temas da ciência, tentou ajudar, lançando uma lista com as profissões mais “nojentas” da área. Abaixo você descobre quais são essas e outras famosas pelo mundo.

Mergulhador de esgoto
As grandes cidades não utilizam apenas máquinas para limpar seus bueiros e reatores nucleares. Em cidades do México e a da Índia, por exemplo, a profissão de mergulhador de esgoto chega a ser popular. O profissional pode ou não ser equipado com roupas especiais anticontaminação - tudo depende do lugar onde exerce a profissão. Entre suas tarefas principais estão o desentupimento, a limpeza de dejetos e lixo e retirada de animais das redes de esgoto.

Cheirador de aromas
Mais conhecido como "Fungier L'Odeour do Suvaquer", a profissão de cheirador de aromas surgiu na França, maior produtora de perfumes do mundo. Os "fungiers", como são chamados, são responsáveis por sentir o odor das axilas de cobaias reais após o uso de determinada fragrância e anotar suas características - durabilidade no corpo humano, por exemplo.

Esterilizador de elefantes
Eleita pela revista Pop Science como a terceira mais “nojenta” do mundo da ciência, a profissão inclui a limpeza completa dos testículos dos animais. Lembrando que cada órgão tem mais de 20cm de diâmetro e é protegido por várias camadas de pele e músculo.

Maquiador de Cadáver
Se maquiar uma pessoa viva pode parecer tarefa difícil, maquiar alguém que já morreu pode ser pior ainda. O profissional é responsável por melhorar a imagem do morto para a hora do velório e enterro. Os maquiadores de cadáver têm que limpar o rosto antes da maquiagem e muitas vezes reconstruí-lo - em casos de tiros no rosto, por exemplo.

Pesquisador de fezes de baleia
Por ficar na água, pouquíssimas vezes é possível encontrar os dejetos de uma baleia. É por isso que existem os “pesquisadores de fezes de baleia”. Eles são responsáveis por encontrá-las e estudá-las. A profissão também foi eleita uma das mais “nojentas” pela Pop Science.

Lixeiro
A profissão pode ser considerada “nojenta”, mas nem por isso desmerece quem a pratica. Os lixeiros são responsáveis por coletar os lixos das cidades e levá-los para os locais adequados. Apesar de utilizarem roupas adequadas, muitas vezes se deparam com restos de comida, fezes, órgãos humanos, etc.

Limpador de lutador de sumô
Em países da Ásia, essa profissão já não causa surpresa em ninguém. Os limpadores são responsáveis por limpar as partes mais íntimas dos lutadores que, devido a obesidade, não conseguem o fazer sozinhos.

Limpador de chiqueiro
Se o cheiro de um porco já é extremamente desagradável, imagina o cheiro de vários animais juntos? O limpador de chiqueiro tem que enfrentar o cheiro de vários porcos enquanto arruma o chiqueiro. Entre suas responsabilidades está a de limpar os dejetos - que se espalham por todo o local.

Limpador de peixe
Não basta apenas abrir o peixe. O limpador deve cortar e retira todos os órgãos de dentro do animal antes de prepará-lo para a culinária. Apesar da água que lava o sangue e as sujeiras, o cheiro fica nas mãos, nas roupas e em todo o ambiente de trabalho.

Entomologista Forense
Através do estudo de larvas de insetos encontrados em cadáveres humanos, o profissional busca evidências associadas a data da morte e, as vezes, as circunstâncias de tal. O entomologista vive em contato direto com insetos e ácaros.

E VOCÊ? CONHECE OUTRAS PROFISSÕES CHATAS, ENJOATIVAS. DÊ A SUA OPINIÃO.

Técnico admite culpa por doping coletivo e abandona a carreira

Técnico de três dos cinco atletas que foram flagrados em um exame antidoping, Jayme Netto anunciou nesta quarta-feira que está abandonando a carreira. Em entrevista coletiva concedida na sede da Rede Atletismo, equipe à qual pertence, o treinador admitiu culpa pelo caso, mas afirmou que não sabia que a substância era dopante.

Apoiado pelo presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, e pelo presidente da Rede, Jorge Queiroz de Moraes Junior, Netto explicou que a injeção de EPO nos cinco atletas foi sugerida por um colega, Pedro Balikian Jr, professor e coordenador do laboratório de fisiologia do exercício da Unesp, segundo o qual a substância serviria para acelerar a recuperação física dos atletas.

"Como estudioso, sei que o treinamento é importante, mas tem substâncias que podem favorecer, e outras que servem para dar um upgrade. Ele me falou que essa ajudaria na recuperação, e eu acreditei", detalhou o técnico.

Gesta de Melo, que pela manhã já havia colhido o depoimento de alguns dos atletas envolvidos, encampou a versão contada por Jayme. "Eles não tinham noção de que era uma substância proibida. Achavam que era um aminoácido e receberam injeções na barriga", afirmou.

O presidente revelou ainda um episódio contado por uma das atletas, que teria ocorrido após as primeiras aplicações realizadas em abril, na cidade de Presidente Prudente. "Como ela tinha que viajar, o Pedro deu a ela uma seringa em um isopor e pediu para ela mesma se aplicar. Mas ele pediu que depois ela devolvesse a seringa", detalhou.

Técnico renomado, conhecido pelo bom trabalho realizado nas equipes brasileiras de revezamento, Jayme Netto reconheceu sua parcela de culpa. "Tive culpa mesmo em acreditar na palavra dele", afirmou o treinador, que procurou evitar jogar toda a responsabilidade nas costas de Balikian Jr. "Quero acreditar que ele acreditava no que estava fazendo. Ainda não conversei com ele e não o estou condenando, só ficaria feliz se ele falasse que também se enganou".

Desolado, o treinador afirmou que o caso o leva a encerrar a carreira. "Fui a 10 Mundiais e cinco Olimpíadas. Estou muito decepcionado comigo mesmo", admitiu. "Foi difícil, eu não conseguia raciocinar, não imaginei que isso fosse acontecer. Estou muito preocupado com os atletas, mas não vou abandoná-los em hipótese alguma".

Todos integrantes da Rede, os cinco atletas flagrados em um teste fora de competição são: Bruno Lins Tenório de Barros (200m e 4x100m), Jorge Célio da Rocha Sena (200m e 4x100m), Josiane da Silva Tito (4x400m), Luciana França (400m com barreiras) e Lucimara Silvestre (Heptatlo). Membro da mesma equipe, Lucimar Teodoro (400m com barreira) já havia sido flagrada anteriormente, em exame realizado durante o Troféu Brasil, mas a substância dopante não foi divulgada.

Os seis atletas, que estavam na Alemanha preparando-se para o Mundial de Berlim, retornaram ao Brasil e não poderão disputar a competição. Todos estão suspensos preventivamente.
(Do UOL)

terça-feira, agosto 04, 2009

Prefeitura italiana aposta parte dos salários de servidores em loteria

da BBC

O prefeito da cidade italiana de Ficarra, na Sicília, resolveu apostar parte de seu salário e dos salários dos servidores municipais na loteria do país para reforçar o orçamento da cidade.

Basilio Ridolfo, o prefeito, e os funcionários da prefeitura tiraram 115 euros (cerca de R$ 305) de seus salários para apostar na loteria italiana SuperEnalotto. Esta loteria está acumulada há semanas e o prêmio aumentou para 116 milhões de euros (mais de R$ 307 milhões).

De acordo com o correspondente da BBC em Milão, Mark Duff, o governo municipal se cansou de esperar pelas verbas que o governo em Roma deve ao município e não tinha nem mesmo a pequena quantia necessária para as apostas.

O prefeito alega que as chances de ele e os funcionários municipais ganharem na loteria são mais altas do que as de receber as verbas pedidas ao governo.

Ridolfo também conta com a fé para conseguir acertar os seis números da loteria.

"Escolhemos os números que estão ligados à padroeira da cidade, a Nossa Senhora da Assunção", disse o prefeito. "Temos esperança de que, com a bênção dela, vamos conseguir o prêmio máximo."

Se o prefeito e os funcionários de Ficarra ganharem o prêmio máximo da loteria, Ridolfo já afirmou que metade do prêmio será gasta em projetos da prefeitura e o resto será dividido entre os 2 mil moradores da cidade.

E se o prêmio for para Ficarra, que fica na costa norte da Sicília, será o segundo golpe de sorte para a Sicília em menos de um ano. O prêmio recorde anterior da SuperEnalotto, de quase 100 milhões (cerca de R$ 265 milhões), foi para a cidade siciliana de Catânia, em outubro de 2008.

A ERA DO GELO 3

A Era do Gelo 3 já levou 8,3 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros e pode se tornar uma das maiores bilheterias de todos os tempos no país. Em cinco semanas em cartaz, o longa animado de Carlos Saldanha ultrapassou Homem-Aranha 2, que teve, em 2004, 7,7 milhões de espectadores, ficando atrás somente de Titanic, que mantém a liderança com público de 16,3 milhões. Nas bilheterias, A Era do Gelo 3 rendeu mais R$ 3,8 milhões neste fim de semana, com acúmulo de R$ 73,6 milhões.

Em segundo lugar, Harry Potter e o Enigma do Príncipe somou mais R$ 2,4 milhões ao montante de R$ 31,8 milhões nas salas brasileiras. O público até o momento é de 3,9 milhões de pessoas.

A comédia romântica A Proposta, com Sandra Bullock, ficou na terceira posição, com renda de R$ 1,1 milhão, seguida de Inimigos Públicos, com Johnny Depp, que somou R$ 1,06 milhão.

Em quinto lugar, o estreante Efeito Borboleta: Revelação rendeu R$ 418 mil nos cinemas do Brasil.

No Enem 2009, português cobrará "gramática aplicada", dizem professores
Ana Okada
Em São Paulo
O que será cobrado de língua portuguesa dentro da divisão de "linguagens, códigos e suas tecnologias" no Enem 2009? Segundo os professores consultados pelo UOL Vestibular, o novo exame abordará o assunto da mesma maneira que os grandes vestibulares, como o da Fuvest e o da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): as questões pedem que o estudante saiba aplicar a gramática em situações concretas.

"A gramática é o meio e não um fim em si mesma", diz o professor Marcos Rodrigues Sagatio, do colégio Rio Branco, em São Paulo.

No Enem, o que é cobrado do jovem que sai do ensino médio não são nomenclaturas gramaticais, mas a capacidade de ler e entender o que é pedido. Para Sagatio, o simulado divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) não mostrou nenhuma novidade em relação a anos anteriores e só confirmou essa tendência.


"A prova pede que o estudante tenha capacidade analítica; ele tem que perceber a relação que existe entre as diversas variedades de texto apresentadas, tem que entender as diferentes visões de mundo que elas veiculam e tem que ter senso crítico para perceber isso e não se deixar influenciar facilmente", diz o professor.

Esse jeito de cobrar os conhecimentos de português, de acordo com o Sagatio, já se reflete no ensino médio: "antes você trabalhava com a palavra 'solta'; agora, o aluno analisa a palavra a partir do texto em que ela está inserida. Por isso, quem só estudar gramática vai acabar se frustrando porque o Enem não vai cobrar nomes", explica.

Veja dicas para as outras disciplinas cobradas no Enem 2009:

Dicas de estudo

Para se preparar, o professor Sagatio recomenda verificar as questões dos exames anteriores e de vestibulares para o estudante verificar o que é cobrado e, a partir daí, consultar uma gramática, caso precise de auxílio para compreender o que é pedido. Segundo ele, o conteúdo do Enem está se aproximando cada vez mais daquele pedido pela Fuvest na primeira fase: "vai ficar mais difícil", conclui o professor.

O professor lista cinco pontos importantes cobrados no Enem:

  • Coesão textual: dentro de um texto pode ser pedido conhecimentos de análise sintática, uso dos conectivos, uso de pronomes relativos e de períodos compostos;
  • variação linguística: o estudante deve ter a percepção de que a língua não é homogênea e que a norma culta é só uma referência; ele deve saber identificar as diferentes formas de falar e saber por que ocorrem;
  • gêneros textuais: o aluno deve saber quais são os mecanismos gramaticais que predominam em cada tipo de texto, como o jornalísitico, o poético etc.
  • uso de tempos e modos verbais: conhecimento essencial para interpretação de textos no Enem;
  • figuras de linguagem: são recurso fundamental da língua, o estudante deve perceber os efeitos de sentido de uma metáfora, de uma ironia etc.

  • A dica da professora Sheila Hallai, do colégio Global, em São Paulo, é ler muito: "leitura é primordial, não só de livros didáticos mas de jornais, revistas, sites de informação. Só assim o aluno adquire habilidade de leitura e nível vocabular", diz.

    Sheila explica que a leitura cobrada no exame pode ir além de textos: "o texto iconográfico, como quando o Enem pede para comparar figuras, também é texto: o estudante tem que interpretar as imagens, identificar seu significado. Tudo isso exige treino", aconselha.

    Para todas as matérias

    Para a professora Sheila, o domínio da língua portuguesa é central para os estudantes pois está por trás dos cinco eixos cognitivos comuns a todas as áreas do Enem 2009; veja quais são:

  • 1. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
  • 2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
  • 3. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
  • 4. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  • 5. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

  • O domínio da língua portuguesa é a base para o estudante poder desenvolver as habilidades acima e, segundo a professora, a importância da interpretação de texto tende a crescer: "diria que 99,9% da prova vai ser interpretação", diz.

    Autora de 'Crepúsculo' é acusada de plágio

    O Globo

    Capa do livro 'Amanhecer', de Stephenie Meyer - Foto Reprodução

    RIO - Stephenie Meyer, a escritora por trás da série "Crepúsculo", está sendo acusada de ter plagiado o enredo do quarto e último livro da saga, "Amanhecer", recém lançado no Brasil.

    De acordo com o site TMZ, os advogados de uma mulher chamada Jordan Scott mandaram uma carta para a editora americana dos livros de Meyer, a Hachette Book Group, alegando que "Amanhecer" contém "similaridades evidentes e substanciais" com "The nocturne", escrito por Scott.

    Em sua carta extremamente detalhada, Jordan Scott alega que seu livro foi publicado em 2006 - dois anos antes de "Amanhecer" - e que não seria coincidência que várias das cenas descritas sejam quase idênticas.

    Um aviso: se você gosta da série "Crepúsculo" e ainda não leu o último livro, é melhor parar de ler a matéria por aqui.

    Segundo a carta, ambos os livros contêm uma cena de sexo na praia durante uma lua-de-mel, uma cena sobre uma mulher que está doente porque carrega um filho com "poderes malignos" e uma cena com a morte da esposa do personagem principal.

    De acordo com Scott, os diálogos em todos esses trechos - e em outros - são extremamente similiares.

    Um representante de Stephenie Meyer disse ao TMZ: "A alegação que 'Amanhecer' de Stephenie Meyer de alguma forma infringe os direitos de um suposto livro de uma pessoa chamada Jordan Scott é completamente sem mérito. Nem Stephenie Meyer nem seus representantes tinham nenhum conhecimento dessa escritora ou de seu suposto livro antes desta acusação".

    Só número de acertos não definirá nota do novo Enem 2009

    Demétrio Weber

    BRASÍLIA - As notas dos participantes no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serão definidas apenas com base no número de acertos, mas também no grau de dificuldade de cada questão e numa fórmula estatística que considera até a possibilidade de que o acerto tenha sido obtido ao acaso, ou por chute. Um software será usado para calcular os resultados, anunciou nesta quarta-feira o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reinaldo Fernandes.

    O presidente do Inep apresentou um simulado com 40 questões modelo do novo Enem, sendo 10 para cada área avaliada: ciência da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática. (Clique aqui e faça o simulado)

    O modelo está também no site do Inep, em www.enem.inep.gov.br .

    O simulado trará também um gabarito com as respostas. No entanto, segundo Reinaldo, não será possível saber a nota final com base no número de acertos. Ele ressaltou que o simulado permitirá que o estudante conheça o formato das provas e tenha uma ideia do nível de preparo.

    Os resultados do novo Enem em 2009 serão comparáveis aos das próximas edições do exame - a ideia do MEC é realizar dois testes por ano, a partir de 2010. Para que isso seja possível, as provas seguirão a Teoria de Resposta ao Item (TRI), já utilizada em testes como a Prova Brasil, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) e o Toefl (Test of English as a Foreign Language).

    A TRI prevê questões com grau de dificuldade variado - fáceis, médias e difíceis -, capazes de discriminar quem sabe mais ou menos; e um mecanismo de "controle de acertos ao acaso", isto é, a capacidade de detectar chutes.

    Fernandes explicou que o software Bilog, de origem americana, leva em conta se o participante errou as questões fáceis e acertou as difíceis. Nesse caso, o estudante perderia pontos. Mas o próprio presidente do Inep recomendou aos participantes que não deixem questões em branco. Ele afirmou que o software entende as questões em branco como erro.

    O cálculo da nota do simulado não será possível por dois motivos. Primeiro, porque a prova que será aplicada em outubro terá 180 questões, o simulado tem apenas 40. Em segundo lugar, a nota final do Enem depende de uma série de cálculos estatísticos e não apenas do número de acertos.

    - Uma correção clássica dá uma noção do desempenho. A tendência é que quem acerta mais itens vai melhor - disse Reinaldo.

    Ele disse também que as notas do novo Enem serão divulgadas separadamente por área avaliada, assim haverá cinco notas: quatro referentes a provas objetivas e uma da redação.

    Investir em educação dá retorno rápido, diz Lula sobre escola técnica

    Valor Online

    BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que a formação de jovens é "obrigação" do governo. Para ele, investir em educação é uma medida que "dá retorno rápido". No programa semanal de rádio Café com o Presidente, ele reiterou a meta de inaugurar 214 escolas técnicas até o fim de seu mandato.

    "Estamos garantindo que a nossa juventude tenha uma profissão e que ela seja altamente qualificada, porque é isso que vai fazer com que o Brasil seja mais competitivo", disse. "A chave do sucesso desse programa foi a gente dizer que no governo ninguém falava mais em gasto quando falava de educação", acrescentou.

    Nesta semana, o presidente participa da inauguração de três escolas técnicas no Maranhão e de duas no Piauí. A meta do governo é entregar 100 unidades até o final do ano. Segundo dados do Ministério da Educação, de 1999 até pouco antes do início do primeiro mandato de Lula, foram criadas 140 escolas técnicas em todo o país.

    (Agência Brasil)

    segunda-feira, agosto 03, 2009

    Governo de SP lançará projeto que prevê faixas salariais para professor

    Fernanda Calgaro Do G1, em São Paulo

    O governo estadual de São Paulo lançará nos próximos dias um projeto de lei que prevê um plano de carreira para os professores da rede. A cada três anos, os profissionais serão submetidos a uma avaliação e, de acordo com o seu desempenho, poderão obter aumento salarial de até 25%.

    Serão cinco faixas salariais. Os professores iniciantes, que recebem R$ 1.834, deverão esperar quatro anos para fazer a primeira prova. Depois da primeira prova, os professores com as melhores notas terão 25% de aumento e passarão para a segunda faixa.

    Após outros três anos, eles farão uma segunda prova e, se aprovados, terão mais 25%, e assim, sucessivamente, até a quinta faixa. Ao final de 12 anos, o valor dos salários poderá ser dobrado e alcançar R$ 7.000 no fim da carreira. Aquele que tiver baixo desempenho receberá apenas o reajuste tradicional.

    "Estamos criando níveis na carreira vinculados ao aperfeiçoamento do professor e, portanto, criando faixas salariais que vão responder a este aperfeiçoamento", disse o secretário Paulo Renato de Souza nesta segunda-feira (3), em um evento sobre educação.

    O percentual de professores beneficiados será avaliado a cada ano. "Dependendo das disponibilidades orçamentárias, até 20% [dos professores] poderão ascender à faixa seguinte", afirmou.

    Os professores serão avaliados com uma prova especial. "Haverá uma prova especial de promoção para professor, diretor e supervisor. O projeto [de lei] prevê fazer o primeiro processo no ano que vem."

    "O projeto é baseado numa experiência de 25 anos lidando com a educação em São Paulo e no Brasil de que nós temos que valorizar o professor e estimular o professor a se aperfeiçoar. Eu já havia apresentado uma proposta, quando houve a discussão sobre o piso nacional, de uma emenda que não foi aprovada que para receber o piso deveria haver um exame de certificação nacional"

    A proposta deverá atingir cerca de 130 mil professores. O projeto ainda terá de ser aprovado pela Assembleia Legislativa.

    Inicialmente, o lançamento estava programado para esta terça-feira, conforme informou o próprio secretário pela manhã. No entanto, no início da tarde, a assessoria de imprensa da secretaria afirmou que a data havia sido modificada e que ainda não havia uma previsão do lançamento.

    UM POUCO DE HUMOR


    10 DÚVIDAS SOBRE A CERVEJA

    1. A CERVEJA MATA?
    Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea.
    Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas.

    2. O USO CONTINUO DO ALCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
    Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.

    3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
    Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque

    4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
    Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes.. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.

    5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
    Não.. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.

    6. A BEBIDA ENVELHECE?
    Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.

    7. A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?
    Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.

    8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
    Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.

    9. CERVEJA ENGORDA?
    Não. Quem engorda é você..

    10. A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
    Que eu me lembre, não.