terça-feira, dezembro 14, 2010

A chegada das chuvas.

Da sexta para o sábado choveu em vários pontos do Rio Grande do Norte. Há notícias de chuvas no Seridó, no Potengi, no Sertão Cabugi, atravessando o Vale do Assu e daí até partes do Oeste. As chuvas do Potengi eu vi seu rastro na manhã de sábado, as poças nos dois lados do caminho. Poças que já se viam na Reta Tabajara até perto das Marias, dali passando por São Pedro e, mais adiante na bifurcação para São Tomé, onde eu soube teve lugar que choveu 60 milímetros. Em São Paulo do Potengi  foi pegando os 30 milímetros, segundo as conversas na feira de domingo. No mesmo papo, Otávio Lamartine, animado que só, disse das chuvas de Riachuelo.

Ainda na feira tinha-se notícias de Caiçara do Rio dos Ventos, Angicos e Pedro Avelino. E foi na feira também que se soube das chuvas em alguns pontos do Seridó. Alguém falou  Carnaúba dos Dantas, Acari, Caicó e Serra Negra do Norte. Na fazenda Barra da Cruz, de Alexandre Wanderley, vigiada pelo Cabugi, passou uma chuva de 15 milímetros. Lá em Assis Melo, em Caiçara do Rio dos Ventos, passou dos 17. No findar da tarde se fez uma barra bonita, gorda, pras bandas do poente. O domingo amanheceu nublado, mas não choveu. Fez um calor danisco. Era véspera de Santa Luzia, dia de se fazer a experiência com as pedrinhas de sal. Derretendo-se é sinal de chuva certa, sabendo-se até o mês.

Como o boletim da Emparn está fora do ar derna de agosto não se tem a notícia oficial, certa dessas chuvas de sábado pelo Rio Grande do Norte. Mas a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) permanece em atividades e seu boletim de ontem tem notícias de chuvas em mais de 70 municípios pegando todas as regiões do Ceará:  Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana, Litoral Norte, Ibiapaba, Baturité, Litoral do Pecem. As melhores chuvas foram na Ibiapaba, Sertão Central e no Cariri. Chuva de até 82 milímetros como a que caiu em Ipueiras, na Serra da Ibiapaba (olhando para o Piauí), 64 em Ipu, 59 em Graça, 52; Forquilha, 49. Viçosa do Ceará, 48, Croatá, 44.

As melhores chuvas do Sertão Central e Inhamuns foram em Crateús, 79, Arneiroz, 61, Potengi, 46, Tamboril, 43, Parambu, 32. No Cariri: Missão Velha, 43, Umari, 40, Mauriti, 28, Porteiras 27. Há municípios no Cariri e no Sertão Central com acumuladas que passam de 100 milímetros. Nas duas regiões chove derna de quinta-feira da semana passada.

Fonte: Blog do Naquib

Nenhum comentário:

Postar um comentário