Pronome "quem" requer verbo no singular
Por Thaís Nicoleti
"São os manobristas e os seguranças quem mais parecem seguir o figurino clássico do cidadão."O pronome "quem" normalmente é um pronome interrogativo (aparece nas interrogações diretas e nas indiretas), mas pode funcionar também como relativo (ou relativo indefinido).
De valor substantivo, pertence à terceira pessoa do singular, portanto é preciso ficar atento ao concordar os verbos com ele. No período acima, por exemplo, o verbo "parecer" deveria estar no singular - afinal, quem mais parece seguir o figurino clássico do cidadão são os manobristas e os seguranças. Note-se que, ao mudar a ordem dos termos, fica mais fácil enxergar a concordância.
Na ordem inversa (como está no trecho em epígrafe), a expressão "os manobristas e os seguranças" pode ser confundida com um antecedente de pronome relativo. É possível que esse raciocínio tenha levado o redator a usar o verbo no plural. Caso o pronome "quem" fosse desdobrado na expressão "os que" (agora com pronome relativo), o verbo iria normalmente para o plural.
Em suma, há duas construções possíveis: com o pronome "quem", o verbo permanece no singular" ("quem parece", como em frases do tipo "Hoje quem paga a conta sou eu" ou "Hoje sou eu quem paga a conta"); com o demonstrativo "os" seguido do relativo "que", o verbo vai para o plural, concordando com o antecedente do relativo ("os que parecem").
Veja, abaixo, as duas sugestões:
São os manobristas e os seguranças quem mais parece seguir o figurino clássico do cidadão.
São os manobristas e os seguranças os que mais parecem seguir o figurino clássico do cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário