segunda-feira, maio 03, 2010

Abertas as inscrições para prêmio de gestão escolar

(Tribuna do Norte)

As iniciativas bem sucedidas de mobilização das escolas públicas do Rio Grande do Norte para participarem da edição 2010 do Premio de Gestão mereceu destaque nacional durante o encontro que reuniu no Conselho Nacional de Secretários de Educação - Conselho Nacional de Secretários da Educação - Consed, em Brasília, os coordenadores estaduais do Prêmio de todo o país. A participação do RN foi resultado de um convite feito por aquela instituição educacional.

Júnior SantosSecretário Otávio Augusto destaca a importância do prêmio como instrumento de avaliaçãoSecretário Otávio Augusto destaca a importância do prêmio como instrumento de avaliação
O prêmio nacional de Referencia em Gestão Escolar é uma iniciativa do Consed em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Unesco, entre outros, constitui um mecanismo para o desenvolvimento da gestão democrática da escola pública, em foco na qualidade de ensino e da aprendizagem, valorizando as escolas da educação básica que se destacam por iniciativas e experiências inovadoras e bem sucedidas de gestão escolar.

Além disso, promove também uma cultura de auto-avaliação da escola, incentivando a sua melhoria continua através de um plano de ação com base na auto-avaliação realizada. Neste ano de 2010, o prêmio se constitui numa ferramenta decisiva no processo de avaliação institucional da rede estadual, envolvendo, além das escolas, o órgão central e as Diretorias Regionais de Educação - direds).

O Rio Grande do Norte participa do premio desde a sua primeira edição em 1998, tendo inclusive uma escola vendedora da etapa nacional, a Escola Estadual José Joaquim de Medeiros, do município de Cruzeta.

Prazo

Para participar do prêmio as escolas públicas devem se inscrever até o dia 14 de maio. Em seguida, os comitês estaduais do premio deverão enviar ao Consed, a documentação da escola que irá representar o estado na fase final do concurso.

Em agosto, o comitê do prêmio divulgará as seis escolas finalistas ao prêmio Destaque Brasil. A escolha do colégio vencedor se dará em novembro. As diretoras das unidades escolares escolhidas para a fase final do concurso serão contempladas com uma viagem de intercâmbio no Brasil e ou no exterior.

A primeira escola de cada estado e Distrito Federal receberá três mil e quinhentos reais e dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de quinze mil reais concedido pela Fundação Roberto Marinho e também o diploma Destaque Brasil.

O secretário Estadual de Educação, Otávio Augusto Tavares destacou que o prêmio é um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário