domingo, maio 06, 2012

Os Tipos de Veríssimo

O Analista de Bagé

Ele se diz freudiano ortodoxo, mas tem um jeito todo próprio de aplicar os fundamentos da psicanálise. Quando o cliente é homem, por exemplo, o Analista de Bagé o recebe logo com um “joelhaço”, método que consiste em atingir em cheio os bloqueios do analisado. Dói, mas dá resultado, segundo dizem os que encontram ar para falar depois. Criado para Jô Soares interpretar num programa, o psicanalista gaúcho acabou não sendo usado na TV, mas se transformou no personagem mais popular de Verissimo.

Família Brasil 

Um pai que sofre vendo o salário acabar e o mês insistir em continuar; uma filha que preza o amor acima de tudo, inclusive acima dos rendimentos do pai, que sustenta o revezamento de genros em sua casa; um neto curioso em relação ao mundo, coisa que o avô já não sabe mais explicar, se é que soube um dia. Assim é a Família Brasil, ou parte dela. Verissimo criou no início dos anos 80 este típico núcleo da classe média nacional e até hoje desenha seus personagens.
Veja uma tira:

Velhinha de Taubaté

Os governos mudam, as promessas se renovam, as autoridades nem tanto, mas se há uma coisa firme no país é a crença da Velhinha de Taubaté. Presidentes da República e ministros, por exemplo, a consideram um patrimônio nacional, já que ela acredita em todos os seus projetos e nas justificativas que dão depois para o fracasso dos projetos. Criada durante o Governo Figueiredo, a Velhinha não é mais personagem das crônicas de Verissimo, mas permanece um símbolo da fé cega no Brasil.

Ed Mort

O escritório – chamado de “escri”, porque o “tório” não cabe no imóvel – tem cadeira (uma), telefone (cortado), jornais (antigos), muito movimento (de baratas e um rato), mas o que atrai mesmo as belas clientes são o charme e a argúcia do detetive. Mort, Ed Mort. Assim está na plaqueta na porta da sua sala, assim ele se apresenta desde que foi criado por Verissimo no final dos anos 70, como paródia aos tipos da literatura noir. Tornou-se, para sempre, um dos detetives mais conhecidos do país.
Veja uma tira
 

Dorinha

Você pode já ter estado várias vezes ao lado de Dora Avante e não ter percebido. A ravissante, como Verissimo a chama, já fez incontáveis cirurgias plásticas, numa proporção aproximada de uma para cada marido (não lhe perguntem os nomes deles, ela se lembrará no máximo dos mais recentes). Dorinha se comunica com Verissimo sempre por carta, contando novidades de seu movimento político, as Socialites Socialistas, e de seus intensos movimentos físicos e financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário