domingo, maio 06, 2012

Chegada antecipada da primavera aumenta número de morcegos fêmea

Mamíferos voadores geram duas vezes mais fêmeas no período.
Capacidade de se reproduzir no primeiro ano de vida altera proporção.


Um estudo realizado com morcegos por pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, sugere que os mamíferos voadores geram duas vezes mais bebês fêmeas do que machos quando a primavera começa mais cedo. A pesquisa foi publicada nessa semana na revista científica “PLos One”.
Para chegar a essa conclusão, Barclay analisou por bastante tempo a variação na proporção de sexos da prole de morcegos Eptesicus fuscus, espécie comum na América do Norte e que come insetos.
A maior proporção de fêmeas ocorre porque, além de nascerem mais cedo, elas conseguem se reproduzir com apenas um ano de idade, o que não acontece com os machos, afirma Robert Barclays, autor do estudo e membro do Departamento de Ciências Biológicas de Calgary.
“A seleção natural favoreceu mecanismos internos que resultam no desequilíbrio entre os sexos porque as mães que geram uma filha deixam mais descendentes na próxima geração do que mães que geram um filho”, diz Barclays.
Isto sugere que não só a proporção de sexos varia sazonalmente e entre os anos, mas também varia geograficamente devido a diferenças do tempo que dura a estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário