segunda-feira, junho 06, 2011

Praias de cinema

Águas transparentes, em tons degradé de azul, rodeadas por dunas e montanhas. Conheça as praias que se tornaram o cenário de filmes - e sem nenhum retoque 
Mônica Cardoso, especial para o iG São Paulo
Com águas absurdamente azuis, emolduradas por dunas, montanhas ou rochedos, algumas praias foram o cenário perfeito para a locação de filmes. E nem foi preciso usar tecnologia para tratamento de imagem.
Nem sempre é fácil chegar a estes paraísos, acessíveis apenas por barcos ou trilhas. Mas o visual de tirar o fôlego, digno de um Oscar de fotografia, compensa qualquer esforço. Conheça as praias onde foram filmados grandes sucessos do cinema e seja o protagonista de uma aventura.
A Praia – Maya Bay – Tailândia

Getty Images
Quase toda a ilha é rodeada por rochas imensas como um muro 
Uma praia secreta, sem a presença de turistas, é o sonho de muitos viajantes. E serviu de inspiração para o filme A Praia. Com mar em tons degradé de azul, cercada por falésias e florestas tropicais, Maya Bay, na ilha de Phi Phi Leh, serviu de cenário perfeito. A água clarinha e com ótima visibilidade é perfeita para mergulhar ao lado de peixes exóticos.
Para chegar até esse paraíso escondido, o protagonista vivido por Leonardo DiCaprio nada debaixo de um paredão rochoso. Os visitantes podem reviver a cena pendurando-se em cordas e atravessando uma rachadura no paredão, rodeando quase toda a ilha como um muro.

Mamma Mia! – Praia de Kastani – Grécia

Getty Images
A sossegada praia se tornou o palco para o musical embalado por canções do Abba
Depois do sucesso do musical, estrelado por Meryl Streep e recheado de sucessos do grupo ABBA, a sossegada ilha Skopelos, na costa oeste da Grécia, tem atraído grupos de turistas de todo o mundo. No filme, o lugar recebeu o nome fictício de Kalokairi, que significa "verão" em grego.
De resto, está tudo lá: praias de águas calmas de cor azul-turquesa, penhascos rochosos que despencam até o mar e vilas de pescadores. Até a igrejinha branca onde ocorre o casamento. Encravada no topo de um rochedo, é preciso subir mais de 200 degraus de uma escada de pedra em ziguezague.
Boa parte das cenas foram rodadas na isolada Praia Kastani, a 15 quilômetros do centro da ilha. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha de terra de cerca de 500 metros. A areia se tornou o palco para a música Does your mother know? em que a personagem quarentona Tanya (Christine Baranski) seduz um jovem rapaz. E todos os turistas entram literalmente na dança.

Crepúsculo - Indian Beach - Estados Unidos

Divulgação
Deserta e com ondas fortes, a praia é procurada por surfistas
Esta praia, em Oregon, tem um quê de mistério – e não poderia ser um cenário mais apropriado para a saga dos vampiros descolados da saga Crepúsculo. É ali que Bella, personagem de Kristen Stewart, encontra o bonitão Jacob (Taylor Lautner), que lhe revela a identidade vampiresca de Edward, interpretado por Robert Pattinson.
É uma praia deserta, emoldurada por imponentes pinheiros e grandes rochedos onde as ondas batem com força, o que atrai corajosos surfistas. Pela manhã, um curioso nevoeiro encobre todo o litoral. No fim do horizonte, se avista um farol, encravado em uma grande rocha no meio do mar. Detalhe: as histórias locais contam que é assombrado.

Piratas do Caribe 4 – Praia Honopu – Havaí

Getty Images
Praia do Havaí onde foram gravadas cenas de Piratas do Caribe 4
Apesar do Caribe no nome, a maior parte das cenas do quarto filme da série foi gravada mesmo no Havaí. E principalmente na Praia Honopu, localizado na costa Na Pali, na Ilha de Kauai. A faixa de areia totalmente deserta fica espremida por uma sequência de gigantescos rochedos que se esparramam até o mar.
Entre os paredões se formam grutas, onde o pirata Jack Sparrow, vivido por Johnny Depp, apronta das suas. O mar cristalino é um convite irresistível ao mergulho na companhia de peixinhos coloridos e simpáticas tartarugas marinhas. As águas morninhas atraem também golfinhos e baleias.

À Deriva – Praia da Ilha do Farol – Brasil

Divulgação
As águas transparentes são ideais para o mergulho ao lado de peixinhos coloridos e tartarugas
A água do mar azul-Caribe da praia, em Arraial do Cabo, enche os olhos. Como se não bastasse, ela é emoldurada por grandes dunas e morros atapetados de árvores. Ali foi gravada a cena final do filme À Deriva, quando pai e filha, vividos por Vincent Cassel e Laura Neiva, brincam no mar.
Mas as águas impressionantemente transparentes guardam outros encantos. Leve máscara e snorkel para mergulhar em um verdadeiro aquário natural, repleto de peixinhos coloridos, polvos e tartarugas, além de inúmeros naufrágios. Esse paraíso foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco e considerado a praia mais perfeita do Brasil em um estudo do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Como chegar: a praia só é acessível de barco. O roteiro inclui paradas na Praia da Ilha do Farol, nas Praias do Pontal, Gruta Azul e Fenda de Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário