segunda-feira, abril 04, 2011

Sugestões de técnicas de blogs

Esta parte das técnicas de captura de tráfego é um pouco mais minuciosa e não é ativada de imediato. O fundamento básico desta seção de métodos é "Se você fizer seu blog bem-feito, eles virão." Você terá que incorporar os outros aspectos de autopromoção, mas a verdade é que escrever um ótimo blog demora um pouco para atingir visitantes assíduos e obter promoção boca a boca.


Escreva conteúdo de qualidade, e escreva bem. 
Jen Garrett exige que você use pontuação adequada, use letras maiúsculas e minúsculas corretamente e não faça uso excessivo de reticências. Ela é bastante exigente em relação à gramática, e tem certa razão. Se seu "estilo" de escrever é ruim, sua gramática é pior ainda, você não usa pontuação e o design é horrível, você atingirá um grupo razoável de pessoas. Mas a idéia aqui é atingir um grande número de pessoas para você crescer um pouco. Acorda, cara! Tenha respeito pelos seus leitores e descubra um estilo que se destaque entre os bons blogs.

Publicar atualizações regularmente.  
Danah Boyd  disse que uma vez ela quis diminuir o tráfego em seu blog propositalmente e descobriu que a maneira mais fácil de fazer isso era deixar de fazer postagens com freqüência. (Danah é excêntrica, e é por isso que nós a amamos). O inverso de sua experiência também é verdadeiro: quanto mais postagens você fizer no seu blog, mais tráfego você terá. Você precisa pensar nisso como regar uma plantinha todo dia para que ela cresça. Só espero que seu blog não seja como a planta em A Pequena Loja dos Horrores. Isso seria terrível.

Pense no seu público-alvo. 
Uma boa maneira de criar um público-alvo é cultivá-lo. Quando você tem o seu público-alvo em mente, você está se concentrando na sua forma de escrever. Isso ajuda a desenvolver uma linguagem mais forte e serve como instrumento para criar a marca, que é você mesmo, quando se trata de seu blog. Novamente, essa é uma técnica de criação de tráfego que exige bastante tempo para mostrar resultados. No entanto, leva um bom tempo para que um visitante se torne assíduo.

Ter os mecanismos de pesquisa em mente 
Observe que, às vezes, seu "público-alvo" é alguém que cai de pára-quedas no seu site vindo de um mecanismo de pesquisa. A pesquisa é uma boa maneira de trazer novos visitantes. Existem certas coisas que você pode fazer para tornar seu blog mais amigável para os mecanismos de pesquisa. Use títulos de postagem e tags de títulos de páginas de blogs juntamente com seus arquivos de páginas de postagem. Cada uma das suas páginas de postagens receberá automaticamente um nome inteligente, com base no título da sua postagem. Além disso, tente ser descritivo quando você blogar. Uma postagem bem trabalhada sobre algo muito específico pode terminar entre os principais resultados de uma pesquisa. Por exemplo, uma pesquisa feita no Google para "Design de capas de livros" apresenta esta postagem de blog pelo famoso Jason Kottke, com comentários dos leitores.

Manter postagens e parágrafos curtos. 
Observe a concisão da postagem de Kottke mencionada anteriormente. As pessoas voltarão todos os dias para ler suas últimas notícias, mas espalharão centenas de críticas. Procure manter postagens sucintas que tragam informações novas pertinentes à blogosfera, e prossiga. Mantenha-a curta e agradável para que os visitantes possam abrir, ler e clicar nela. Pense no seu blog como um efeito cumulativo. Isso não significa que você nunca deverá fazer postagens longas, é apenas algo que você deve ter em mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário