terça-feira, abril 12, 2011

RN pode ter novos Institutos Federais

O ministro da Educação, Fernando Haddad, admitiu ontem, durante a solenidade de inauguração da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que municípios pólos do Estado poderão vir a ser contemplados com a expansão dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, cujo anúncio será feito pela presidenta Dilma Rousseff até o final do mês. "Apesar de o Rio Grande do Norte, ao lado do Espírito Santo, terem sido os estados que, proporcionalmente, receberam mais escolas no país inteiro, ainda há cidades pólos que provavelmente receberão investimentos do Governo Federal", afirmou ele. A deputada Fátima Bezerra (PT), presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, entregou um documento sugerindo a criação de unidades nos municípios de Parelhas e Jucurutu (na região do Seridó), Umarizal e Alexandria (Oeste), Ceará-Mirim e Touros (região Metropolitana), São Paulo do Potengi (Potengi), Lajes (Central).

O plano de expansão dos Institutos federais no Rio Grande do Norte está sendo feito com base em estudos realizados pelo campus central do IFRN, seguindo uma série de critérios, entre eles, as necessidades de mercado. Segundo a deputada Fátima Bezerra, a profissinalização da educação no estado já teria até uma primeira verba destinada através de uma emenda no orçamento de R$ 20 milhões, que deve ser liberada até o final do ano. "Essas escolas são a maior conquista dos últimos anos, na área de educação para o Estado. Devemos sim correr atrás delas", disse a deputada. A governadora Rosalba Ciarlini também reforçou o pedido de novas unidades dos IFRNs no estado e solicitou do ministro o fortalecimento da parceria do Programa Brasil Profissionalizado na rede estadual de ensino.

A ampliação das vagas do ensino superior e profissional no Rio Grande do Norte, através do Reuni que praticamente dobrou o número de vagas nas universidades federais, tanto na capital quanto no interior, e implantou 15 institutos federais no estado, com educação profissional e superior, foi um dos maioresganhos da história da educação no estado", pontuou o ministro. "Mas é um avanço que precisa continuar, porque essas três unidades (capital, interior e IFRN) precisam de um plano estratégico de atendimento ao jovem potiguar para que ele possa aproveitar essas oportunidades e fortalecer o projeto de desenvolvimento socioeconômico local. "Hoje existem empresas chegando ao Rio Grande do Norte porque sabem que vão poder contar com profissionais formados para atender o mercado".

Com relação a novos investimentos, o ministro disse que, até 2012, pretende autorizar licitação de tudo que foi acordado em 2007 e cumprir o que está escrito. "Mas a partir de 2013, o reitor juntamente com sua comunidade terão que desenhar a universidade até 2020, que é a data do Plano Nacional de Educação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário