sexta-feira, abril 08, 2011

Comperve divulga classificação das instituições de ensino que mais aprovam na UFRN

Novamente uma escola pública ficou em primeiro lugar no ranking das instituições de Ensino Médio que mais aprovaram no vestibular da UFRN. E mais uma vez foi o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) o primeiro lugar do ranking, aprovando 552 alunos dos 1026 inscritos, chegando a alcançar o percentual de 53,8%. O ranking teve como segundo colocado o Centro Educacional Integrado (CEI) de Mirassol, registrando um aproveitamento de 44,7%. Em terceiro lugar, com 43,1%, ficou o Complexo Educacional Henrique Castriciano (HC). A classificação, que está publicada no site da Comperve, é feita com base na média entre o número de alunos inscritos e o de aprovações, gerando o percentual de aproveitamento.
No ranking deste ano houve várias alternâncias na classificação de algumas escolas. O colégio Auxiliadora, por exemplo, subiu para a 14ª, chegando a aprovar 97 alunos. O Colégio Facex também ganhou posições, chegando à 15ª colocação, com o número de 120 aprovações e um aproveitamento de 34,5%. Além disso, na classificação do número de aprovados, a escola chegou ao 7º lugar. Dentre os estabelecimentos com cursinhos, o melhor desempenho percentual foi do Impacto Colégio e Curso, classificado em 8º lugar, seguido do Contemporâneo, que ficou na 9º colocação.

O resultado do ranking deixa claro ainda o desempenho majoritário das escolas particulares em relação às públicas. Dentre as escolas públicas, depois do IFRN, que é uma escola de excelência do Governo Federal, a melhor situada no ranking foi a Escola Estadual Senador José Bernardo, do município de São João do Sabugi, que obteve o 24º lugar no quadro geral e conseguiu o índice de 29,1% - com 86 inscritos e 25 matriculados -, ultrapassando muitas escolas particulares de Natal. O terceiro das públicas ficou com a Escola Agrícola de Jundiaí, ligada à UFRN, que alcançou o 25º lugar geral com 28,8%.

Para Maria Lúcia de Medeiros, vice-diretora da Escola Estadual José Bernardo, esse desempenho deve-se ao projeto pedagógico da escola, que prioriza o compromisso dos professores e a interação com a família. "Isso tem gerado bons resultados tanto no exame técnico do IFRN quanto na Olimpíada Brasileira de Matemática que, em nível estadual, obteve o 2º lugar ano passado", disse ela.

Colocação das escolas

1º - IFRN

2º - CEI Mirassol

3º - Complexo Educacional Henrique Castriciano

4º - Salesiano São José

5º - Centro Educacional Maristela

6º - Instituto Reis Magos

7º - Colégio Marista de Natal

8º - Impacto Colégio e Curso

9º - Complexo Contemporâneo

10º - CEI - Romualdo Galvão

11º - Colégio Ciências Aplicadas

12º - Colégio Nossa Senhora das Neves

13º - Colégio Diocesano Seridoense

14° - Instituto Maria Auxiliadora

15º - Colégio Facex

16º - Overdose Colégio e Curso

17º - Mundial Colégio e Curso

18º - CELM - Libânia Medeiros

19º - Colégio Nossa Senhora dos Prazeres

20º - Exame Nacional de Jovens e Adultos

Um comentário:

  1. Qual foi a classificação da nossa gloriosa Escola Estadual Amaro Cavalcanti?

    ResponderExcluir