terça-feira, março 01, 2011

Sabotanto a felicidade

Ontem eu assistii ao filme Plano B. É uma comediazinha românitca, daquelas previsíveis e água com açúcar. O filme conta a história de uma mulher solteira que decide fazer inseminação artificial e, no mesmo dia em que engravida, conhece o homem dos seus sonhos. Em determinado ponto do filme a tal mulher, insegura sobre o relacionamento dos dois, pega uma palavra mal escolhida pelo pobre moço apaixonado e faz uma tempestade em copo d’água. Ela termina tudo e decide ficar sozinha com a barrigona.
Nunca gostei de filmes deste gênero, talvez por eu ser sonhadora demais e me iludir achando que as cenas romanticamente perfeitas e os finais felizes sempre podem acontecer na realidade, quando na verdade não é bem assim. Esta cena que acabei de relatar a vocês, porém, me fez refletir sobre a minha vida real.
Quantas vezes eu sabotei minha própria felicidade?
Minha vida não foi achada no lixo, grata.
Minha vida não foi achada no lixo, grata.
Às vezes as coisas estão indo tão bem, que não pode ser verdade. Parece que eu tenho que achar o erro e botar tudo a perder.
Quantas vezes estamos felizes com alguém, mas a insegurança nos faz pegar uma coisinha boba e usá-la como arma para terminar o relacionamento. “É melhor sofrer logo de uma vez do que sofrer mais logo adiante“, é o que mais ouço.
Quantas vezes deixamos de assumir riscos com medo de algo não dar certo? Não aceitamos uma oportunidade na vida, ou no trabalho que seja, por comodismo ou pelo medo da falha e da perda de algo já garantido. E quando procuramos pêlos em casca de ovo, como argumento para que algo que está perfeitamente bem termine?
Muitas vezes temos medo de sermos felizes. Talvez por conta de pessimismo, insegurança, temperamento até.
Nós vivemos apenas uma vez, e brevemente. A vida é tão simples, não existe motivo lógico para complicá-la. Não acredito em felicidade plena, se ela um dia for alcançada, a vida perderia o sentido. Mas aposto todas as minhas fichas em termos muitas chances de chegar bem perto dela. Basta reconhecermos isto e jogar todo o medo fora.
Podemos falhar, podemos nos decepcionar. Mas é fifty-fifty! As chances são, em sua maioria, as mesmas. E querendo ou não, nas falhas nós nos fortalecemos e aprendemos para poder acertar no futuro.
Vamos lá, curtir as coisas simples da vida!
Coisas simples da vida
Então, se eu tiver que desejar algo a vocês, desejo que sejam destemidos o suficiente para se jogarem de cabeça na vida. É o que desejo a mim também.
Ter coragem pra ser feliz não significa dizer sim pra tudo. Significa às vezes dizer não, e saber fazer a escolha certa.
(Vívian Freitas) 

Do blog: esta é a primeira postagem da nova equipe. Esperamos fazer um bom trabalho em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário