sábado, março 12, 2011

Kerouac faria 89 anos hoje



O autor de On The Road  nasceu no dia 12 de março de 1922 e morreu em outubro 1969, aos 47 anos. Faria, portanto, 89 anos hoje.
Kerouac é um dos pais da geração beat, escritores que surgiram depois da Segunda Guerra Mundial e que popularizaram um estilo de escrever completamente novo (dinâmico, apressado, coloquial), além de carregar com eles a necessidade da experimentação (seja sexual ou com drogas) e um profundo inconformismo com o sistema, com o estado das coisas estabelecidas.
On The Road é considerado por muitos como a bíblia hippie, e, nesse cenário, o pisciano Kerouac, que morreu cedo demais, é o messias de toda uma geração.
Tenho por ele o respeito que tenho por aqueles que, com arte, desafiam opiniões consagradas, a admiração que nutro por gente que teima em indicar novos caminhos, novas ideias e uma forma diferente de ver o mundo, a despeito de críticas e de julgamentos sempre tão amplamente promovidos pelo status-quo.
Como homenagem, Kerouac em algumas aspas, e aquela que é para mim a melhor matéria já escrita a respeito dele e de On The Road, em uma edição da Vanity Fair de 2007:
“Minha falha não é a paixão que tenho pelas coisas, mas sim a falta de controle sobre ela”
“Talvez a vida seja isso; um piscar de olhos e estrelas piscantes”
“Todo o ser humano é também um ser de sonhos. Sonhar é o que une toda a humanidade”
“Não tenho nada a oferecer a não ser minha própria confusão”
“Espero que seja verdade que um homem pode morrer e não apenas viver em outros, mas também dar vida a eles, e não apenas vida, mas um enorme entendimento da vida”
(IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário