segunda-feira, maio 04, 2009

México diz que gripe suína é tão letal quanto gripe tradicional

Do UOL Notícias*
A gripe suína, novo tipo de influenza que contaminou pelo menos 1.085 pessoas no mundo, não é mais letal do que a gripe tradicional nem parece ter maior potencial para contágio, afirmou nesta segunda-feira (4) o epidemiologista responsável pelo centro de alerta sanitário mexicano, Miguel Angel Lezana.

Situação da gripe suína no mundo, segundo a OMS

  • Casos suspeitos:
    Alemanha (8), Áustria (1), Canadá (101), China/Hong Kong (1), Colômbia (1), Coreia do Sul (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), Espanha (54), Estados Unidos (286), França (4), Holanda (1), Irlanda (1), Israel (4), Itália (2), México (590), Nova Zelândia (6), Portugal (1), Reino Unido (18) e Suíça (1)

    Mortes:
    México (25) e EUA (1)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) registra oficialmente que o influenza A (H1N1) causou 26 mortes no mundo até o momento - 25 pessoas no México, onde se acredita que o vírus tenha surgido, e um bebê mexicano nos Estados Unidos. No Brasil, o ministério da Saúde reporta 25 casos suspeitos, além de 36 outras pessoas em monitoramento.

Para Lezana, que também é porta-voz do ministério de Saúde mexicano, o baixo número de mortes em relação às pessoas contaminadas indicaria que a doença não é especialmente perigosa e a concentração das vítimas fatais no México seria apenas um reflexo do maior tempo que o país conviveu com o vírus antes do alarme mundial.

"Por ter sido um dos primeiros países onde o vírus foi encontrado circulando, tanto as pessoas quanto o serviço de saúde estavam diante de uma situação desconhecida", afirmou Lezana em uma entrevista.

O especialista acrescenta que, segundo dados dos casos confirmados no país, o vírus é aproximadamente tão contagioso quanto a gripe sazonal, assim como a capacidade do vírus de se multiplicar no organismo.

Autoridades sanitárias dos Estados Unidos também relataram "sinais encorajadores" de que o novo vírus não seria mais perigoso do que a gripe comum que mata entre 250 mil e 500 mi pessoas em média por ano em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário